Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Divulgada na semana passada, a petição que exige a demissão do Presidente russo, Vladimir Putin, já foi assinada por deputados de 18 distritos municipais em Moscovo, São Petersburgo e Kolpino. Inicialmente com apenas 18 apoiantes, segundo o El Mundo, são já 85 os vereadores que, até agora, se juntaram para pedir a saída de Putin e o número de subscritores continua a aumentar.

“Nós, deputados municipais da Rússia, acreditamos que as ações do Presidente Vladimir Putin prejudicam o futuro da Rússia e dos seus cidadãos. Exigimos a demissão de Vladimir Putin como Presidente da Federação Russa”, pode ler-se no documento partilhado no Twitter na quarta-feira passada por Nikita Yuferev, um dos deputados municipais que assinou a petição. Esta segunda-feira, Yuferev voltou a repetir o apelo nas redes sociais: “Todos estão cansados de Putin, ele interfere com todos, tem de sair”.

Tudo começou quando um conjunto de deputados de Smolninskoye, um dos municípios da cidade de São Petersburgo, onde Vladimir Putin nasceu em 1952, enviou uma carta aberta à Duma – parlamento federal russo – na qual pedia a destituição do líder russo por crimes de alta traição devido à guerra na Ucrânia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Deputados municipais russos pedem demissão de Vladimir Putin. Acusam-no de “alta traição” devido à guerra na Ucrânia

“O processo de assinaturas está a avançar”, garantiu ao jornal espanhol Dmitry Palyuga, um dos signatários da petição e autarca de São Petersburgo. “Estamos contra o assassinato de ucranianos, a desmilitarização da Ucrânia é absurda, mas aconteceu o contrário, agora há mais armas”, afirmou. Na sexta-feira, Palyuga disse ter sido convocado pela polícia juntamente com quatro outros autarcas por suspeitas de “desacreditar o governo”. Entretanto, já foram libertados, mas adianta que ainda poderão ter de pagar uma multa.

Esta segunda-feira, Ksenia Torstrem, deputada municipal de Semenovsky, admitiu ao Insider que não é fácil falar publicamente por causa da repressão das autoridades, razão pela qual criaram um “texto tão conciso”. “Os deputados ainda não estão proibidos de opinar. E também não é proibido falar da renúncia do Presidente. Ele não é um monarca, mas um trabalhador contratado, recebe um salário a partir dos nossos impostos. A nossa função é representar os interesses do povo, e vemos que o povo não está satisfeito. O nosso povo é a fonte de poder, de acordo com a Constituição. Eu pessoalmente não entendo os motivos das ações de Vladimir Putin. Não se pode ficar no poder tanto tempo“, afirmou.

A atualização do número de assinaturas da petição é divulgada no mesmo dia em que são conhecidos os resultados das eleições regionais russas. Os resultados preliminares indicam que os candidatos pró-kremlin venceram em todos os 14 governos regionais. A maioria dos vencedores concorreu pelo Rússia Unida, o partido político dominante no país, que está intimamente ligado ao Presidente russo, Vladimir Putin. Dois candidatos concorreram como independentes, mas apoiam o Rússia Unida.