“Os Fabelmans”, uma ficção autobiográfica baseada na infância do seu realizador, Steven Spielberg, venceu este domingo o Prémio do Público do Festival Internacional de Cinema de Toronto. Trata-se do principal galardão atribuído pelo festival e um importante indicador na corrida aos Óscares da Academia.

O filme conta a história de Sammy Fabelman, um jovem do Arizona no período do pós-II Guerra Mundial, e acompanha o seu crescimento desde os sete até aos dezoito anos. À medida que a relação dos pais se deteriora, Sammy refugia-se no cinema e decide tornar-se realizador.

Spielberg, que cresceu no Arizona durante o mesmo período, referiu-se a este como o seu filme “mais pessoal” até hoje. O papel de Sammy é interpretado por Gabriel LaBelle, e o dos seus pais por Michelle Williams e Paulo Dano.

O Prémio do Público do Festival de Toronto é um indicador importante nas contas dos Óscares, os prémios mais conceituados do mundo do cinema, atribuídos pela indústria de Hollywood no início de cada ano. Nos últimos 10 anos, todos os filmes galardoados com este prémio foram nomeados para a categoria de Melhor Filme, e venceram pelo menos uma outra estatueta. 6 dos últimos 10 vencedores da principal categoria dos Óscares terminaram nos três primeiros lugares em Toronto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em segundo lugar, atrás de “Os Fabelmans” ficou o filme “Women Talking”, de Sarah Polley. Baseado no livro homónimo da autora canadiana Miriam Toews, conta a história de um grupo de mulheres numa comunidade religiosa conservadora. É protagonizado por Rooney Mara, Claire Foy, Jesse Buckley e Frances McDormand.

A fechar o pódio ficou uma sequela: “Glass Onion: A Knives Out Mystery” que, tal como o original, conta com a realização de Rian Johnson, e o ex-James Bond, Daniel Craig, no papel principal.

“Os Fabelmans” tem estreia prevista em Portugal para novembro, com uma data exata ainda por anunciar para as salas nacionais.