A Revolut foi vítima de um ataque informático, confirmou a fintech esta terça-feira. O site Bleeping Computer avançou esta segunda-feira que um acesso indevido nos sistemas da companhia permitiu aceder a dados de milhares de clientes da Revolut.
Um porta-voz da empresa avançou a meios como o Bleeping Computer e ao TechCrunch que a empresa foi alvo de um ataque altamente direcionado. “Identificámos imediatamente e isolámos o ataque para limitar com eficácia o seu impacto e contactámos os clientes que foram afetados. Os clientes que não receberam um email não foram impactados”, indica a Revolut.
Ao TechCrunch, a empresa especificou que foi afetada “uma pequena percentagem (0,16%) dos clientes, durante um breve período de tempo”. De acordo com o site, a companhia tem cerca de 20 milhões de clientes.
O incidente de segurança aconteceu a 10 de setembro e a empresa terá isolado a questão ainda durante a madrugada.
A informação que chegou à entidade responsável pela proteção de dados da Lituânia, onde esta fintech tem a licença bancária, aponta para 50.150 clientes afetados. É detalhado que estes números incluem “20.678 [clientes] no espaço económico europeu”, com os “hackers” a ter acesso a nomes, endereços de emails, moradas, números de telefone, parte dos dados de cartão de pagamento ou dados da conta. Especificamente na Lituânia, terão sido afetados 379 clientes.
Na mensagem enviada aos clientes afetados, citada pela Bleeping Computer, é especificado que “detalhes de cartões, PIN ou palavras-passe não foram acedidos”. Um porta-voz da companhia indicou também ao site que “o dinheiro dos clientes está seguro – tem estado sempre”. “Todos os clientes podem continuar a usar os cartões”.
Os últimos dias têm sido particularmente intensos a nível de incidentes de segurança. Na passada quinta-feira, um “hacker” conseguiu aceder aos sistemas internos da Uber. Durante o fim-de-semana, circularam também imagens do videojogo “GTA VI”, que ainda está em fase de desenvolvimento.