Depois de, no ano passado, apresentar o Windows 11, que trouxe uma alteração significativa ao sistema operativo ao mudar a barra de tarefas para o centro do ecrã, a Microsoft lança a primeira grande atualização desta versão do sistema operativo. O nome é simples – atualização Windows 11 2022 – e fica disponível esta terça-feira em mais de 190 países.

Através de uma publicação no blog da companhia, Panos Panay, vice-presidente executivo da Microsoft e responsável por produtos, dispositivos e pelo Windows, explica aos utilizadores as principais novidades deste ano. “Com o lançamento do Windows 11 no ano passado, demos uma atualização moderna ao PC, tornando o Windows o melhor local para conectar, criar e jogar”, diz Panay. Desde o lançamento do ano passado, o responsável da Microsoft refere que a empresa tem sentido o crescimento desta versão do sistema operativo, mas que o trabalho “nunca está terminado”, com o objetivo de garantir que o Windows evolui e se adapta aos utilizadores.

“Com a nossa primeira grande atualização ao Windows 11, damos o passo seguinte na nossa jornada, focando a nossa inovação em quatro áreas-chave.” Estes objetivos estão ligados à tarefa de tornar o PC mais fácil de usar; aumentar a produtividade; tornar o Windows uma área para “conectar, criar e jogar” ou ainda na área da segurança, gestão e flexibilidade no local de trabalho”.

Vai ser ainda mais rápido organizar o ecrã. Modo de concentração também sofre alterações

As ferramentas viradas para a produtividade e trabalho estão em destaque nesta atualização do Windows 11. “O PC sempre foi um sítio onde as pessoas vêm para fazer coisas –especialmente no que toca a atacar tarefas complexas”, diz Panos Panay. A empresa promete melhorias à funcionalidade Snap, que permite organizar a forma como as janelas são apresentadas no ecrã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os layouts Snap no Windows 11 já foram uma mudança de jogo para o multitasking, ajudando as pessoas a otimizar a visualização quando têm de ter diversas aplicações ou documentos à frente ao mesmo tempo”, contextualiza Panay. “Com a nova atualização, estamos a fazer os layouts Snap ainda mais versáteis com uma melhor navegação tátil e a habilidade de ter em snap vários separadores de browser no Microsoft Edge”.

No canto superior direito é possível ver as diferentes possibilidades de escolha de “layout” no Windows.

O modo de concentração e de não incomodar também saem desta atualização com capacidades reforçadas. A tecnológica explica que, no caso das sessões de foco, será ativado o modo de não incomodar – silenciando todas as notificações que recebe e também dispensando as notificações de aplicações na barra de ferramentas.

Outra novidade é que o modo de concentração vai estar integrado com a aplicação de relógio e lançar um temporizador para ajudar o utilizador a manter o foco e a relembrar da necessidade de fazer pausas.

No canto superior direito é visível um temporizador, que estará associado ao modo de concentração.

Tecnológica quer tornar o PC mais acessível

Ao longo dos anos, as competências das ferramentas do Windows no campo da acessibilidade têm aumentado. É a ideia de tornar o PC mais fácil de usar para todos – pelas contas da Microsoft, quase uma em cada cinco pessoas recorre a ferramentas deste género no Windows.

Haverá a possibilidade de usar legendas em tempo real no PC, geradas de forma automática a partir de qualquer forma de conteúdo áudio no Windows 11.

Outra das vertentes passa pelo voice access, onde poderá ser possível usar a voz para controlar o PC. Ainda neste campo da voz, a empresa menciona a chegada das vozes naturais para narrador, onde o objetivo passa por tentar que a voz que lê aquilo que está no ecrã seja mais parecida com a voz humana. A ideia passa por criar “uma experiência de áudio mais agradável para auxiliar na leitura ou navegação web”. As vozes desta narração costumam ser mais robóticas.

Por enquanto, estas funcionalidades ligadas à acessibilidade e discurso só estarão disponíveis em inglês dos Estados Unidos.

Um editor de vídeo mais simples e a promessa de melhor som e imagem nas videoconferências

Desde 2020, com o início da pandemia, as videoconferências ganharam importância no mundo do trabalho e na convivência social. Aliás, a Microsoft soube tirar partido dessa alteração, vendo o número de utilizadores da plataforma colaborativa Teams crescer substancialmente.

A empresa tem estado a acompanhar as alterações que a Covid-19 trouxe ao mundo do trabalho, com cada vez mais empresas a adotar um modelo híbrido, onde se conjugam alguns dias de trabalho no escritório com teletrabalho. Nesta atualização do Windows 11, a empresa promete novidades na área da melhoria dos efeitos de câmara e de áudio durante as chamadas – ainda que estas componentes estejam dependentes de hardware.

“Os novos efeitos de câmara e áudio Windows Studio vão ajudar a aparecer e a soar no seu melhor em videoconferências, através do Voice Focus para filtrar o barulho de fundo e garantir que é ouvido, a esbater o fundo para que só você seja visto ou ainda o Eye Contact, para ajudar a estabelecer uma melhor ligação com quem está a falar.

Dependendo do hardware, poderá ter ou não acesso a mais ferramentas para as videochamadas.

Já para os criadores de conteúdo – a Microsoft reconhece que esta área continua a crescer – o Windows 11 vai trazer um novo editor de vídeo, o Clipchamp. A chegada deste editor de vídeo ao Windows é feita após a Microsoft ter anunciado no ano passado a compra desta ferramenta de edição, até então só disponível em versão web.

Explorador de ficheiros vai ganhar separadores – mas só em outubro

Embora a atualização fique disponível esta terça-feira, há algumas novidades que só vão poder ser usadas pelos utilizadores mais tarde, a partir de outubro. Conforme explicou a empresa em fevereiro, a ideia é que, além das atualizações anuais, a empresa possa lançar novas ferramentas com maior frequência.

Explorador de ficheiros Windows 11 atualização 2022

O novo explorador de ficheiros. Em cima, são visíveis os separadores, tal como acontece nos navegadores.

Um desses casos é a apresentação de “melhorias” no explorador de ficheiros, conforme descreve Panos Panay na publicação da empresa. Esta área do Windows, habitualmente usada para encontrar ficheiros ou organizar pastas, vai ganhar separadores. É a funcionalidade “mais pedida” pelos utilizadores, reconheceu Panay. A ideia é que, à semelhança do que acontece nos navegadores, como o Edge, o utilizador possa abrir separadores para ajudar a organizar.

“A nova página inicial do explorador de ficheiros vai dar um acesso rápido aos ficheiros favoritos e recentes”, explica a publicação da tecnológica, assim como a possibilidade de fixar ficheiros importantes ou até ver informação de ações de colegas de trabalho através da OneDrive, o serviço cloud da empresa.

Quais são as outras funcionalidades que só chegam no mês que vem?

Além do explorador de ficheiros renovado, a atualização traz novidades no Photos no Windows 11. A empresa promete uma “nova experiência de gestão de fotos” que vai trazer alterações na galeria, na simplificação de navegação e a procurar, gerir e consumir a coleção de fotos”. E, à semelhança do que já é feito noutros serviços, também haverá uma experiência chamada “Memórias”.

O Windows vai ainda ser capaz de sugerir mais algumas ações quando quiser copiar alguma coisa. “Copiar números de telefone, datas futuras ou ainda receber sugestões de ações como fazer uma chamada através do Teams ou Skype ou adicionar um evento no calendário”, exemplifica a publicação da Microsoft.

Também haverá novidades na área de partilha entre dispositivos, diz a companhia, que explica que será mais fácil “descobrir e partilhar para mais dispositivos, incluindo desktops que estejam por perto”.

A Microsoft detalha que alguns equipamentos novos vão já ter instalado a atualização 2022 do Windows 11. A lista inclui equipamentos da Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo ou da Samsung, por exemplo.

Como é que é possível ter esta atualização?

A partir desta terça, 20 de setembro, os utilizadores interessados já podem fazer o download desta nova versão. A empresa explica que vai começar de forma gradual a propor a atualização aos utilizadores mas que, caso detete que o computador pode ter algum problema com a atualização, poderá não oferecer a atualização até que a questão esteja resolvida.

Caso já tenha o Windows 11 e queira fazer a atualização, basta ir até à área de Windows Update no PC, acessível através das definições. Nessa zona, basta clicar em procurar atualizações. É também nesta área que, quem ainda tem o Windows 10, pode ver quais são os requisitos do sistema e perceber se o computador tem os requisitos necessários para esta atualização.

Do Android à loja para criadores. Como o Windows 11 quer “ser a base da próxima web”