A maioria dos portugueses já está a cortar nas despesas — e alguns até já admitem que estão a reduzir os gastos em bens de primeira necessidade. É a conclusão de um inquérito da Intercampus para o Negócios, Correio da Manhã e CMTV a mais de 600 portugueses sobre os esforços para poupar dinheiro à conta da crise económica.

Apenas um em cada quatro inquiridos (25,7%) afirmou que não estava a cortar nos gastos. Quase todos os outros (72,5%) admitem que já estão a reduzir despesas — e a esmagadora maioria destes (92,4%) fá-lo contendo as idas a restaurantes, a comprar roupa (89,7%) no entretenimento e diversão (88,3%) e em viagens (86%).

Sete em cada dez dos inquiridos que relatam estar a fazer esforços para poupar (70,9%) estão a diminuir nos gastos com energia, mas metade (48,1%) também já está a cortar nas despesas com comida. Aliás, mais de um terço dos portugueses que estão em poupança (37%) já estão a cortar também no orçamento reservado para bens de primeira necessidade de alimentação ou higiene.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR