Crise económica

Crise económica

HBOS multado em 51 milhões por não dar dados

O HBOS foi multado em 51 milhões de euros por não revelar dados pedidos devido à suspeita de se estarem a efetuar atividades fraudulentas numa das suas equipas na cidade inglesa de Reading.
Economia

Não nos deixemos iludir /premium

279
Para que a próxima crise nos apanhe menos desprevenidos do que a anterior é preciso ser capaz de gerir a perda de poder de compra. Os alertas do FMI sobre Portugal mostram um país ainda muito frágil.
Segurança Social

Fundo de pensões perde 18,6 milhões de euros

404
Fundo de Estabilização da Segurança Social perdeu quase 19 milhões devido à falência de um dos principais investidores. Ministério da Segurança Social justifica-se com crise financeira de 2008.
Brasil

Bolsonaro quer evitar crise com medidas "amargas"

O Presidente eleito do Brasil defendeu a aprovação pelo Congresso de medidas "um pouco amargas" para evitar que o país passe pela crise económica da Grécia.
Crédito

Crédito a famílias está em máximos de oito anos

142
O risco de repetir a crise de 2008 está a preocupar os reguladores que encontram sinais de alerta nos níveis de crédito concedidos nos primeiros oito meses do ano: há oito anos que não eram tão altos.
Crise económica

Pisani-Ferry: "Pessimismo era excessivo"

Economista francês defende que a crise do euro ainda não está superada e que é preciso estar preparado para "choques". Ainda assim, sobre Portugal, diz que é prova de que o pessimismo era excessivo.
Crise económica

Estamos mais frágeis que há dez anos? /premium

245
A política que tem sido seguida nos últimos três anos agravou a vulnerabilidade de Portugal nas finanças públicas, mas também na política.
Futuro da Grécia

Venizelos. "Os mercados não compram esta história" /premium

O ex-vice-primeiro-ministro da Grécia diz que Tsipras aceitou tudo o que os credores ditaram para vender a narrativa da saída limpa, mas que a história não está a pegar. "Há um memorando permanente".
Angola

Depósitos sob reserva do banco central em queda

O volume de depósitos em moeda nacional e estrangeira dos bancos comerciais angolanos sob reserva do Banco Nacional de Angola voltou a cair em julho, a terceira quebra mensal consecutiva.
África

Exportações africanas superam recessão

As exportações africanas subiram 2,1% para 833,94 mil milhões de dólares no ano passado, o que representa uma forte recuperação face à recessão de 11,9% registada em 2016, segundo o Afreximbank.
Turquia

Até quando pode resistir uma Turquia sem aliados? /premium

231
Com a lira turca a afundar diariamente e uma parte importante da dívida a vencer, Erdogan pode ter de pedir ajuda em breve. Numa altura em que os aliados escasseiam, até recorrer ao FMI será difícil.
Turquia

Lira cai mais 8%. Erdogan fala de economia sitiada

146
Depois de ter cair 15% face ao dólar na sexta-feira, a lira turca perde mais de 8%, bolsa cai mais de 4% e os juros da dívida a 10 anos batem novo recorde. Erdogan fala de facada nas costas dos EUA.
Grécia

Fitch melhora rating da dívida grega

A agência de notação financeira Fitch assinala que o setor bancário grego apresenta melhorias, o que levou a que a relação com os credores europeus também "melhorasse substancialmente".
Venezuela

Maduro reconhece culpa na grave crise económica

209
O Presidente da Venezuela reconheceu ter responsabilidades na grave crise económica que o país com as maiores reservas de petróleo do mundo atravessa, prevendo dois anos para a situação se inverter.
Política

E depois rebenta a bolha. Ai rebenta, rebenta /premium

443
Rebenta a bolha e lá voltaremos ao mesmo. Alguém terá de colar os cacos. E muita gente será outra vez atingida. É o risco de aceitar viver dentro de bolhas de ilusão.
Eurogrupo

Eurogrupo. Há acordo para último resgate da Grécia

Na reunião do Eurogrupo de quinta-feira chgeou-se a acordo sobre as modalidades da saída da Grécia do terceiro programa de assistência. A saída deverá consumar-se a 20 de agosto.
Política

Costa e as fábulas de ‘La Centaine’ /premium

164
Há desconfianças sobre Itália. Crise política em Espanha. Guerra comercial dos EUA. Uma tempestade perfeita que pode arrastar Portugal para o olho do furacão. Mas o Governo não quer saber da borrasca.
Tribunal Constitucional

Um erro histórico?

512
Se o memorando da troika é direito da União Europeia vinculativo – como o próprio Tribunal Constitucional assumiu –, então este não podia decidir sobre a constitucionalidade das medidas nele previstas
José Sócrates

Duas horas a culpar a austeridade de Passos

5.696
Sócrates deu conferência em Coimbra sobre o projeto europeu depois da crise. Auto-elogiou-se e culpou a austeridade por ter "escavado" ainda mais no buraco da crise. Justiça, nem uma referência.
Política

Sócrates vai à Universidade para falar sobre crise

3.604
O ex-primeiro-ministro volta à universidade para uma conferência em Coimbra sobre a crise económica, que terá o apoio da RTP. Estudantes reconhecem escolha controversa, mas lembram papel de Sócrates.
Venezuela

Há portugueses sem "qualquer rendimento"

O ex-secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, diz que a comunidade portuguesa não escapa à crise venezuelana, afirmando que há pessoas sem "qualquer rendimento" e que faltam ajudas.
Brasil

Brasil pode voltar ao mapa da fome, diz FAO

O Brasil saiu do mapa da fome, elaborado pela FAO desde 1990, pela primeira vez em 2014. Os cortes significativos nos programas sociais são uma das preocupações da organização.
Angola

Angola vai encerrar representações diplomáticas

163
Angola vai encerrar algumas embaixadas em 2018, devido à crise económica que o país atravessa. O país vai fazer-se representar em cada região por uma embaixada e não por várias, como acontece agora.
Economia

Empresas "zombie" dão emprego a 14,3% das pessoas

233
São empresas em situação débil, dependentes dos bancos e incapazes de cumprirem as suas obrigações financeiras. Pré-publicação do estudo coordenado por Fernando Alexandre, da Universidade do Minho.
Venezuela

Maduro anuncia criação de moeda virtual

239
O chefe de Estado da Venezuela anunciou este domingo a criação de uma moeda virtual: o petro. A oposição recebeu a notícia com algum desdém.
Economia

Moçambique. Importações caíram 37,5% em 2016

As importações de Moçambique registaram uma redução acentuada em 2016, o pior ano de crise no país, com uma queda de 37,5% face a 2015, segundo dados do INE moçambicano consultados pela Lusa.
Furacão

Furacão. Porto Rico vai perder 14% da população

Quase meio milhão de pessoas vai deixar a ilha de Porto Rico até 2019, representando 14% da população. Em causa estão as consequências do devastador furacão Maria.
Venezuela

Venezuela. Denunciado abuso das forças policiais

A coligação de oposição venezuelana Mesa da Unidade Democrática denunciou que vários agentes da polícia cometeram abusos contra os manifestantes durante um protesto antigovernamental em Caracas.
Moçambique

Lentidão de Moçambique põe fundos em causa

A Economist Intelligence Unit alertou para a possibilidade de Moçambique não receber a totalidade das verbas dadas pelo Banco Mundial devido à lentidão no processo de planeamento do Governo.
Rating

Moody's mantém Portugal no "lixo"

421
A agência de notação financeira Moody's manteve a avaliação financeira de Portugal no registo de "lixo", o que quer dizer que comprar a nossa dívida não é um investimento mas sim "ativo especulativo".
África

África. Crise faz endividamento cair 19%

A Standard & Poor's estima que o nível de endividamento dos países africanos vá cair 19%, para 43 mil milhões de dólares por causa das desvalorizações cambiais e das dificuldades económicas.
Venezuela

Foram presos porque fabricavam Brownies 'ilegais'

Na Venezuela quatro pessoas foram presas porque estariam a fabricar brownies com trigo fora do prazo e por utilizarem farinha a mais em bolos. O motivo é a grave crise económica que se vive no país.
Grécia

Grécia ainda precisa de alívios na dívida

A Grécia tem feito progressos com vista a reduzir os enormes problemas orçamentais e a restaurar o crescimento económico, mas a dívida do país helénico permanece insustentável.
Ensino Superior

Abandono do ensino superior por fatores económicos

As principais causas de abandono e desistência do ensino superior resultam de fatores económicos, tais como a dificuldade em conciliar a vida académica com a profissional e a dificuldade de adaptação.
Augusto Santos Silva

Santos Silva relaciona crise com mais emigração

Augusto Santos Silva afirmou que Portugal tem "verdadeiramente um problema demográfico" e comentou que "é fácil notar" o efeito da crise económica no aumento da emigração portuguesa.
Angola

Angola. Crise dificulta acesso a cabazes de Natal

Um cabaz simples de produtos de Natal passou este ano a custar, nas grandes superfícies de Luanda, entre 30.000 e 70.000 kwanzas (170 a 400 euros), dificultando o acesso à maioria da população.
Crise económica

Quem perdeu mais na crise? Mais pobres e os jovens

402
Os portugueses perderam entre 2009 e 2014 em média 116 euros mensais. Estudo mostra que a perda foi maior nos mais pobres, cujo rendimento caiu 25%, e nos jovens mais qualificados.
Crise económica

O poder da simpatia

412
Vivemos tempos difíceis. Mas a crispação em que mergulhou a nossa sociedade é uma ameaça ao nosso modo de vida. Temos de ser capazes de manter o sorriso.
Crise económica

PR pede equilíbrio nas medidas para combater crise

O Presidente da República disse que a saída da crise económica "não será fácil nem rápida" e defendeu uma solução equilibrada, que contemple o rigor financeiro e que responda aos problemas sociais.
Venezuela

Venezuela prolonga estado de emergência económica

Nicolás Maduro prorrogou o estado de "emergência económica" por 60 dias. Foi inicialmente declarado a 14 de janeiro e vai prolongar-se até, pelo menos, setembro.
Política

O perigoso regresso da utopia

145
Pensava-se que, depois da crise de 2008, os políticos responsáveis deixariam de fazer promessas de melhoria contínua da vida, mas em cada nova eleição, apareceram sempre os mesmos vendedores de sonhos
Crise económica

É a confiança e a banca, “é a economia, estúpido”

880
A recuperação da nossa economia seria sempre difícil por causa da crise bancária e porque o mundo vive um tempo de estagnação. Mas fizemos a nós próprios o favor de tornar a retoma ainda mais difícil.
País

ONG vem a Portugal mostrar "lado humano da crise"

103
Conhecer portugueses "reais e genuínos" é um dos objetivos da viagem. Geralmente, a UBELONG faz expedições a países de África, do Sudeste Asiático e da América Latina. Desta vez vem a Portugal.
País

Portugal regista erosão na qualidade da democracia

Um estudo sobre as variedades de democracia na Europa do Sul conclui que, durante a crise, Portugal sofreu uma erosão na qualidade da democracia. Especialistas debatem a questão dia 5 de fevereiro.
Venezuela

Nicolás Maduro vai pedir ajuda económica

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, viajou hoje ao Equador, onde pedirá ajuda aos países membros da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.
Venezuela

Venezuela: Supremo aceita emergência económica

O Supremo Tribunal venezuelano declarou como "constitucional" o Decreto de Emergência Económica publicado pelo Presidente Nicolás Maduro. O documento encontra-se em análise no parlamento.
Brasil

Lula e Dilma prometem tirar Brasil da crise

Embora admita que a situação não é fácil, Lula da Silva acha que o Brasil não precisa estar assustado com a crise económica. Dilma Rousseff promete que vão crescer com todo o potencial.
Construção

Embaixador confirma saída de portugueses de Angola

O embaixador de Angola em Lisboa confirmou que há trabalhadores portugueses que estão a deixar o território angolano na sequência da crise económica. Só não disse quantos.
Bens de Consumo

5 produtos que a Venezuela em crise recuperou

O vinagre serve para mais do que temperar a comida. E, à falta de whisky, os venezuelanos viraram-se para outra bebida. Há alternativas criativas para fazer face à escassez. Mas algumas são perigosas.
Futuro da Grécia

Portugal e Grécia juntos no problema da dívida

Portugal e Grécia têm um interesse comum em resolver o problema da dívida e alterar a atual conjuntura económica da UE, afirmou o ministro-adjunto grego para as relações económicas internacionais.
Economia

OCDE: recuperação económica desacelera

A OCDE aponta, pelo segundo mês consecutivo, para a desaceleração da melhoria da atividade económica em Portugal, após aumentos sucessivos desde agosto do ano passado.
Rússia

Putin tira férias de ano novo aos ministros

Devido a uma série de sanções económicas e à queda do preço do barril de petróleo, a economia russa entrou em recessão pela primeira vez em seis anos.
Rússia

S&P pode atirar dívida russa para "lixo"

As sanções económicas impostas à Rússia devido à sua interferência no conflito interno ucraniano levaram o país de Vladimir Putin para a maior crise financeira desde 1998. Mas ainda pode piorar.
Argentina

Governador do Banco Central Argentino demite-se

O governador do Banco Central Argentino, Juan Carlos Fabrega, demitiu-se esta quarta-feira, ao fim de menos de um ano no cargo.
Economia

Recuperação de Portugal é irreversível

225
Nenhum dos dez economistas consultados pela Bloomberg para a elaboração de um inquérito considerou que Portugal vai voltar a ter défices orçamentais excessivos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)