249kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Crise económica

Crise económica

PIGS ou “BIG(S)”?

Portugal manteve, em 2020, a 8ª posição que vinha do ano anterior com a taxa nominal de IRC mais alta num universo de 109 jurisdições, só ultrapassado por França e Malta ao nível da UE.
Saúde

Alertas

A chamada “bazuca” poderá ser uma armadilha de que resultará perda de investimentos em saúde. O PRR é muito curto para aquilo que Portugal precisa em investimentos em saúde nos próximos cinco anos.
Explicador

"O pior ainda está por vir e saúde paga fatura"

Emissão da Rádio Observador a partir do Grande Porto conta com Rui Coutinho, da Porto Business School, epidemiologista Henrique Barros e diretor de Medicina Intensiva do São João, Nelson Pereira.
Fundos Comunitários

O PRR e a Saúde Mental

Tem tudo para correr mal, se fizermos como foi feito antes. É preciso fazer uma análise inteligente do que foi feito, com a ambição de resolvermos os velhos problemas de carência de meios e recursos.
Economia

Siza Vieira pede mais "ativismo dos bancos"

"Na última crise houve ausência de colaboração dos bancos na resolução de problemas de credores. Espero que o sistema bancário tenha aprendido as lições da crise", adiantou o ministro da Economia.
Oficina da Liberdade

Os idiotas úteis

160
O argumento de que os “privilegiados” devem pagar aos outros serve para manter a máquina de ordenhar do Estado a pleno rendimento sobre uma população que paga impostos como se de nórdicos se tratassem
Crescimento Económico

O turismo e a pandemia

Se o turismo tem um peso desmesurado na economia, tal deve-se à debilidade de muitos outros sectores – o problema não está na parte que funciona, mas sim nas que não funcionam.
Política

A política da mentira /premium

458
O PS foi precursor nacional da política da mentira. Para o bem e para o mal, o PSD não fez o mesmo caminho. Talvez o sucesso do PS tenha raiz nesse desfasamento: se calhar as pessoas preferem mentiras
Explicador

10 anos do resgate. "Aprendemos só a não gastar"

Para Susana Peralta e Carlos Guimarães Pinto, a chegada da Troika foi "traumática" e ainda é visível na gestão do país. Portugal chegou "descalço" à atual crise devido à "centralização da economia".
Constituição da República Portuguesa

Novos apoios sociais inconstitucionais?

O argumento da inconstitucionalidade implica poder demonstrar a implicação lógica entre o apoio adicional de 40 milhões de euros e o aumento de despesa, o que não é possível alcançar.
Noticiário

9h. Constitucionalistas: "Muita imaginação do PR"

José Moreira da Silva e Vital Moreira são dois constitucionalistas a tecer críticas a Marcelo Rebelo de Sousa. Partidos aplaudem decisão do Presidente, exceto o PS.
Pandemia

A serenidade dos heróis /premium

Perante a crise, o país prepara-se para repetir os mesmos erros e prejudicar as mesmas pessoas. Não é verdade que em Portugal os heróis sejam serenos; conformaram-se, o que é diferente.
Coronavírus

Novo imposto contra pobreza não, taxa Tobin talvez

À esquerda, partidos têm soluções muito diferentes para financiar o que é preciso para responder à crise e aos problemas da pobreza, que todos admitem poder virem a agravar-se.
Coronavírus

Zungeiras de Luanda trabalham pelo pão dos filhos

As vendedoras ambulantes dizem que a atividade deixou de ser rentável devido à Covid-19 e que os preços dispararam. Com a introdução do estado de emergência, tiveram de luta pela sua sobrevivência.
Timor-Leste

Governo timorense prepara pacote de medidas

Além de apoios de emergência e de reforço do combate na linha da frente, as medidas incluirão ainda um valor adicional para a aquisição e aceleração do processo de vacinação no país.
Crise económica

O CES, o casal Sussex e Cristiano Ronaldo /premium

O que nos dizem os “Cristianos” de trazer por casa? O Conselho Económico e Social, plataforma que reúne patrões, sindicatos e outros parceiros sociais, vai brindar-nos com um instrumento fantástico.
Coronavírus

Abertura de novas empresas cai 35% até fevereiro 

Dados mostram que o recuo se concentrou em cinco dos setores mais relevantes no tecido empresarial português: serviços, transportes, alojamento e restauração, construção e serviços empresariais.
Coronavírus

Reino Unido. Imigrantes mais afetadas pela crises

A organização britânica Women's Budget Group divulgou uma investigação que conclui que as mulheres, principalmente as imigrantes, são dos grupos mais afetados no Reino Unido com a crise económica.
Serviço Nacional de Saúde

É preciso paciência

Na perspetiva do Governo será resiliência. Mas o que é preciso, é paciência. É o que mais falta faz.
Coronavírus

Quem ganha mais está em teletrabalho

125
O salário médio de quem está em teletrabalho rondava os 1375 euros no último trimestre do ano passado, contra 912 euros dos restantes trabalhadores. A diferença já foi um pouco maior.
Coronavírus

Provedoria quer resolvidos atrasos nos apoios

A Provedoria de Justiça pede ao Governo que o Instituto da Segurança Social e a Autoridade Tributária se articulem de forma a acelerarem os apoios prometidos às empresas.
Crescimento Económico

Plano de Recuperação: qual o papel dos autarcas

633
No documento ficaram inexplicavelmente de fora muitas áreas que são responsabilidade própria das autarquias, às quais o Governo foi completamente insensível
Crise económica

Uma crise perigosa /premium

A crise económica vai ser brutal nos seus efeitos. E vivida num tempo em que o Governo está cansado e desorientado, ao mesmo tempo que alarga cada vez mais o seu poder sem o escrutínio devido.
Autárquicas 2021

Conferência lança eleições autárquicas do BE 

Debate lança as eleições autárquicas e os bloquistas elegeram as suas seis principais linhas: a crise económico-social, a habitação, o clima, os serviços públicos, a igualdade e o combate à corrupção.
Fundos Comunitários

UE. Costa apresenta plano a parceiros sociais

123
O primeiro-ministro vai debater com patrões e sindicatos o Plano de Recuperação e Resiliência português na próxima terça-feira. O Governo vai ainda promover seminários sobre o documento.
Economia

Saiu-nos o tiro pela culatra /premium

215
O país não tirou proveito da moeda forte que é o euro porque não poupou, não tem capital nem contas públicas equilibradas. No entanto, o que é dramático é que sem euro teria sido muito pior.   
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Que significa o novo confinamento para os negócios

Muitos negócios começaram a sentir as dificuldades desde março de 2020. Se já nesses tempos era gritante a necessidade de transição digital, o novo confinamento vem transformá-la numa inevitabilidade.
Fundos Comunitários

As regras da “bazuca” europeia já estão em vigor /premium

O regulamento do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, que foi sofrendo ajustamentos, já está publicado. Conheça o material de que é feita a principal arma da UE para relançar economias europeias.
Crise económica

Apoios do Estado às empresas: vamos ser eficazes

177
O cálculo dos apoios deve ser feito automaticamente pelos sistemas usados pelos serviços públicos, sem estar sujeito a novos formulários de pedidos.
Programa de Governo

Governo: 6.1 milhões para emigrantes regressarem

À luz do Programa Regressar, o IEFP aprovou o regresso de 3.470 pessoas, na sua maioria "profissionais qualificados ou altamente qualificados" que saíram do país no auge da crise económico-financeira.
Execução Orçamental

IVA. Confinar até abril pode retirar 750 milhões

A quebra no IVA pode acrescentar quase 4 décimas ao défice. Layoff simplificado custará entre 200 e 300 milhões de euros por mês. Confinamento deverá ter menos impacto no PIB do que no ano passado.
Crise económica

Agora é que é altura de falar

488
Quem sabe não podiam ir metendo umas taliscas no edifício do consenso suicidário covidesco, a ver se abre brechas? Pensem fora da caixa, senhores economistas, mesmo que não seja a Geral de Depósitos.
Explicador

"Economia do anúncio" e o "empurrar com a barriga"

Economista Susana Peralta, bastonária dos contabilistas Paula Franco e representante dos micro-empresários, Jorge Pisco, debatem as medidas de apoio às empresas. Ouvimos ainda a voz dos comerciantes.
Crise económica

E o culpado sou eu?

O caos chegou de vez às medidas legislativas de caráter extraordinário, potenciando atropelos sucessivos entre diplomas. No mesmo dia da publicação, são logo acompanhados de outros que os alteram.
Economia

O Banco Português da Frustração (BPF)

193
Ninguém parece perceber que o rei vai nu. Já não falo da CRESAP, mas nem Belém apela à ordem e à moral?
Impostos

AT 2.0, a bazuca desaparecida do paiol?

A revolução tecnológica constitui uma oportunidade única para construir uma AT 2.0, eficaz e próxima do contribuinte, permitindo maior escrutínio público sobre a aplicação das receitas fiscais.
Pandemia

Um roadmap para o “novo normal”

Tornou-se evidente a necessidade da aceleração na digitalização de processos e a consequente alteração dos comportamentos pessoais e profissionais dos modelos de liderança e de colaboração global.
Mercado Imobiliário

Proteger as pessoas e a economia

O impedimento à atividade de mediação imobiliária é uma medida precipitada e que coloca em risco a atividade futura de milhares de imobiliárias em Portugal.
Coronavírus

Uma crise sem fim à vista /premium

O Governo parece não ter aprendido grande coisa no último ano. A estratégia de responder aos problemas à medida que aparecem significa que temos respondido demasiado tarde ao que já era previsível.
Fundo Monetário Internacional

FMI menos otimista para economia da Zona Euro /premium

A Zona Euro deverá crescer 4,2% este ano, menos do que o esperado há três meses, à boleia dos confinamentos. Mas economia global deverá ter melhor desempenho do que o previsto.
Escolas

As famílias que aguentem

282
Não há win-win possível nesta triangulação: profissionais, empregadores, famílias. De batuta na mão, o Governo diz, desdiz e contradiz, manda, tapa olhos e ouvidos e foge para outras paragens.
Pandemia

Os piores do mundo /premium

388
A demora e a frouxidão do governo têm uma razão de ser: sabe que, por causa das suas políticas, a economia e a sociedade portuguesa estão demasiado frágeis para suportarem uma quarentena rigorosa.
Presidenciais 2021

Que Presidência para as novas gerações

153
O Presidente da República não se pode conformar com o constante adiamento das realizações pessoais e profissionais dos jovens.
Segurança Social

Inatel procura resposta para despejos na Caparica

Fundação Inatel está a procurar uma resposta para 12 pessoas com carências económicas que vão ser despejadas do Parque de Campismo da Caparica, em Setúbal, devido às obras de requalificação do espaço.
Alterações Climáticas

A “vacina” da esperança e da recuperação económica

Agora que deixamos 2020 para trás, é o momento de acelerar estratégias que alavanquem a recuperação e aumentem a resiliência. Um dos caminhos? Incorporar a perspetiva climática na retoma.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

O que 2021 trará a Portugal e o que devemos fazer

Há uma lição a tirar da nossa História. Sempre que Portugal procurou que outros resolvessem os nossos problemas, regredimos em vez de nos desenvolvermos.
Economia

3 ferramentas para fazer da crise uma oportunidade

São os negócios que se adaptam rapidamente às circunstâncias, aqueles que podem fazer da crise um momento de oportunidade. Conheça três ferramentas que podem ajudar a sua empresa a dar o salto.
Pandemia

A dormência de valores e a luta da restauração

Aquilo a que assistimos na luta da restauração, foi a uma imprudência que se generalizou em torno de uma falácia formal: a ideia de que redução de impostos e atribuição de subsídios salvaria o setor.
Economia

Nenhum país enriquece a vender bacalhau com natas

361
O sector da restauração e alojamento tem sido um dos motores de crescimento económico dos últimos anos. É neste contexto que se torna importante analisar as causas e consequências desta estratégia.
Explicador

"Economia portuguesa está desajustada"

No Explicador, Miguel Coelho, economista e especialista em finanças, antecipa consequências da pandemia na economia: "O grande drama vai ser o desemprego estrutural."
café europa

O Estado de Direito é condição /premium

Os fundos europeus não são cheques chorudos entregues por um parente ausente e caridoso: têm destino, obedecem a prioridades políticas e a sua execução é escrutinada.
Explicador

"Prolongar moratórias pode atrasar recuperação"

"Moratórias não devem acompanhar a crise no tempo", alerta economista e professora na Nova SBE. "Quanto mais durarem, maior a probabilidade de empresas e famílias não recuperarem saúde financeira."
Conselho Europeu

UE. Depois do anúncio polaco, sinais de cautela

O vice-primeiro-ministro polaco anunciou um acordo entre Polónia, Hungria e Alemanha para desbloquear os fundos europeus. Mas as declarações foram recebidas com cautela — até do governo de Varsóvia.
Economia

Poderá a crise económica trazer crise financeira? /premium

O setor financeiro, as autoridades de supervisão e o Governo deviam preparar-se para os potenciais efeitos do aumento dos créditos em risco. Infelizmente, parece que estão a assobiar para o lado.
Política

Passado, presente e futuro da política portuguesa

Tal como nas crises internacionais do passado, a pandemia, para além de vestir o país de luto, voltou a destapar os diversos problemas estruturais que continuam por resolver.
Orçamento do Estado

Quem votou em quem? As votações do OE2021 à lupa /premium

Quantas propostas foram aprovadas à revelia do PS? Quantas vezes a direita deu a mão aos socialistas? Quem apoiou o Chega? Análise às votações das 1.500 alterações ao Orçamento.
Crise económica

Um jugoslavo num país de mansos /premium

6983
Ao que parece, o sr. Ljubomir não é manso, e se um quinto dos portugueses em risco de indigência o imitassem, a impunidade do dr. Costa não seria tão plena, nem a indigência tão certa.
Coronavírus

Siza Vieira admite apoio às rendas comerciais 

O ministro da Economia está a estudar uma solução para as rendas das empresas. Mais de 30 mil empresas candidataram-se a apoios para comércio, restauração e cultura. Recebem 40% da verba disponível.
Sustentabilidade

Crescimento económico e o papel da Economia Azul 

Portugal tem a terceira maior zona económica exclusiva da União Europeia e, surpreendentemente, a Economia Azul representa apenas cerca de 5% do PIB nacional. Existe um enorme potencial a desenvolver.
Coronavírus

Portugal vai sair "mais forte" da crise

140
Para a comissária o plano de recuperação europeu tem uma ambição "nunca antes vista", mas, alerta, as estratégias de relançamento da economia têm de ser feitas em moldes diferentes dos do passado.
Lisboa

A herança de Medina  /premium

461
Com a subida do mercado imobiliário e do turismo, Medina quase duplicou a despesa. Agora, com a queda na receita, o desastre está à porta. As eleições são para o ano e este tema tornou-se crucial.
Finanças Pessoais

Uns choram, uns vendem lenços, outros…poupam

Ante uma pesada crise económica, a forma de a minimizar pode muito bem estar num tema muitas vezes tratado como algo leve: as finanças pessoais.
Sociedade

Sair mais forte da pandemia?

Descobertas tocantes, por surgirem de situações de sofrimento, deixam claro que a nossa conduta deve ser sempre positiva e de ajuda. Uma reflexão para dirigentes de empresas.
Resposta Pronta

AEP. "Anunciar medidas para março não faz sentido"

Associação Empresarial de Portugal considera as medidas de apoio às empresas insuficientes. "Empresários vivem num sufoco e precisam de apoio agora", diz presidente da associação, Luís Miguel Ribeiro.
Pandemia

País de Faz de Conta

258
Os governantes, entre bazucas e outras metáforas de apoio ao país de faz de conta por onde privilegiadamente circulam, não reconhecem a crise já instalada nas nossas vidas. A isto chama-se negação.
União Europeia

Berlim quer acordo sobre migrações até 2021

Berlim avançou com a ambição de alcançar um acordo mesmo antes de a Comissão Europeia ter apresentado a proposta de um novo Pacto sobre a Migração e o Asilo, uma das matérias mais fraturantes na UE.
Direto ao Assunto

"Há pessoas que trabalham e continuam pobres"

210
"Não sabemos quantas pessoas estão em situação de pobreza", diz Eugénio Fonseca. O presidente da Cáritas defende um rendimento de substituição dos rendimentos perdidos baseado no salário mínimo.
Economia

Uma segunda vaga de oportunidades... perdida!

114
A análise dos indicadores económicos é cruel, mas mais cruel será se não atentarmos nas necessidades de subsistência das famílias e deixarmos de agir no sentido de as suprir.
Crise económica

A sina de não ter Estado Social quando precisamos /premium

407
Os primeiros danos da catástrofe começam a mostrar-se. O turismo garantiu a saída da anterior crise, agora será a grande vítima. São pelo menos dois anos. Nem todos vão aguentar. E podia ser diferente
União Europeia

U.E. Bazuca cai na presidência portuguesa

O Fundo Europeu que o primeiro-ministro classificou como "bazuca", e que ajudará os países a recuperar da crise económica provocada pela pandemia, será implementado sob a presidência portuguesa.
Resposta Pronta

"A cultura vive de pessoas, não de robots"

Novas medidas de combate à pandemia são "injustas e não dão tempo de adaptação às restrições", diz Álvaro Covões, empresário e promotor. "Vai ser uma catástrofe para o setor."
Resposta Pronta

"Estamos a perder mais de 10 mil milhões de euros"

Confederação do Turismo Português recusa confinamento total. Presidente aponta "medidas ultrapassadas" e teme "a maior crise de sempre". Pede uniformização dos critérios europeus e retoma do layoff.
Global Shapers

As empresas sociais resistem melhor às crises

163
Não estou a querer dizer que as empresas “não sociais” não resistem às crises. Também não estou a querer dizer que sou contra o lucro. Mas acredito que a motivação não pode ser só essa.
Política

Portugal: crónica de uma morte anunciada? 

549
Era uma vez uma vaga lembrança de país. Um país pobre, pouco livre, sem esperança, sem confiança e pouco futuro: Portugal.
café europa

Um país feliz a abanar a cauda da Europa /premium

108
O que devia ser o debate da década, fez-se em duas horas na Assembleia da República e em meia dúzia de programas de rádio e televisão. Números que sustentem a discussão? Nem vê-los.
Economia

Banco de Fomento: os contras de uma boa intenção

O BPF corre o risco de alocar erroneamente milhões de euros em recursos produtivos e, dessa forma, desperdiçar a melhor oportunidade que temos para uma recuperação forte.
Orçamento do Estado

A bazuca fiscal

176
Talvez seja tempo de quem nos pastoreia perceber, de uma vez por todas, que um regime fiscal complexo, carregado de impostos, contribuições, derramas e taxas não serve à criação de riqueza.
Fundos Comunitários

Agora agradeçam ao Bloco e ao PCP/PEV

398
Estes dois partidos, que apregoam aos setes ventos a moralidade, a transparência na vida política e na gestão dos dinheiros públicos, tiveram uma oportunidade de ouro para mostrar que se preocupam.
Global Shapers

A escolha é nossa

237
Voltaremos a ser um país que vive de dormidas de estrangeiros, passeios de tuk-tuk e pastéis de nata? É isso que queremos?
Comentário

"CIP vê sinais vitais na evolução da economia"

Edgar Caetano, jornalista de Economia, detalha o inquérito da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) a quase 600 empresas. "Há uma crença de que a crise vai passar, não se sabe é quando".
Orçamento do Estado

A austeridade fiscal nunca acabou

E será o futuro mais risonho? A perspetiva é que não, já que aquilo que se antevê com o Orçamento do Estado para 2021 não põe fim a esta austeridade tributária, que a todos afeta.
Orçamento do Estado

Imobiliário e Impostos: “Por favor não mexer”

À entrada para a preparação e discussão do OE, a expetativa centrava-se sobre o tipo de medidas destinadas a restaurar a confiança dos investidores ou a melhorar as condições de acesso à habitação.
Economia

OE21: O fim de um truque fiscal e outras medidas

108
Não restam dúvidas de que este não será um Orçamento de solução, mas de contenção, na expectativa desarrojada do que o próximo ano poderá trazer.
Política

De incidente em incidente, até ao incidente final? /premium

214
A falta de visão e de coragem política do PS conseguiu destruir o antigo sistema partidário a fim de navegar à bolina entre mentiras e abusos de poder.
Crise económica

Depois da pandemia /premium

312
Haverá um momento em que voltaremos à vida normal. Só que não estará tudo igual. Sairemos desta crise ainda mais pobres, mais dependentes, mais endividados, destinados a sermos ultrapassados por todos
Política

Um dilema que é um desafio /premium

A crise bate à porta ao mesmo tempo que o dinheiro de Bruxelas. PS e BE têm um dilema: ficam e usam os fundos ou saem e passam a responsabilidade a outro. Um desafio à esperteza de ambos.
Economia

O "plano" que não é um plano… /premium

Em matéria de "planos" de apoio financeiro europeu a fundo perdido, já tivemos décadas de obras públicas e outras iniciativas sem qualquer dimensão sócio-económica reprodutiva e transformadora.
Economia

É fundamental uma estratégia para os fundos da UE

138
Até à eclosão da pandemia, registou-se um conjunto único de factores positivos externos. Apesar disso, o crescimento do país foi medíocre, muito inferior ao dos países com os quais nos comparamos.
Economia

À espera da vacina… /premium

A tragédia política que vivemos hoje, é que o Governo não aprendeu nada e não sabe o que fazer de útil com o dinheiro. Tudo o que o PS aprendeu foi a comprar votos: tanto dos ricos como dos pobres.
Resposta Pronta

"Prevemos milhares em risco de despejo"

Associação de Inquilinos de Lisboa quer prolongar as moratórias. Romão Lavadinho, presidente da associação, diz que se não houver alterações, "o governo assume responsabilidade pelos despejos".
Crise económica

Trabalhadores a recibo contam com novo apoio

O novo subsídio tem valor fixo de 438 euros e pode ser pedido depois de esgotados os seis meses do primeiro apoio. A medida está, no entanto, a sofrer atrasos.
Resposta Pronta

Crise. “Espero que ninguém deixe de vir estudar"

Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, reconhece que muitos alunos estão a passar por dificuldades económicas, mas afirma que “o Governo está a desenvolver ações rapidamente".
Sob Escuta

Decisão sobre salário mínimo não é "tomada agora"

Ouça aqui a entrevista na íntegra ao ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. O número 2 do governo acredita numa recuperação económica em 2021 e 2022.
Crise económica

Um país ainda mais subsídio-dependente /premium

721
A pandemia corre risco de reforçar a tendência para a subsidiodependência criando uma comunidade de dependentes do Estado que por sua vez depende da “generosidade” da União, cunhada de “solidariedade”
Economia

Reindustrializar Portugal

183
Um imperativo maior do nosso país passa por recolocar a indústria no centro da nossa atividade económica. Mas primeiro temos de ultrapassar cinco fatores que bloqueiam o seu desenvolvimento.
Crise económica

"Por que escrevo..."

O sistema bancário vai ser determinante para ultrapassar as dificuldades do presente e promover a prosperidade futura. É, e será, certamente, parte fulcral da solução.
Fundo Monetário Internacional

FMI. 2ª vaga pode afundar mais comércio global

Com perspetivas “muito incertas” no mundo, o Fundo Monetário Internacional avisa para o aperto das condições financeiras. E dá receitas aos países para que corrijam desequilíbrios nas contas externas.
Crise económica

Este nosso triste fado /premium

223
O plano de Costa Silva parece seguir o mesmo caminho que nos trouxe até aqui: investir à tripa forra sem critérios objetivos de desempenho e uma vaga ideia de reindustrialização do país à martelada.
Governo

As expectativas e a realidade

As expectativas políticas, sobretudo as que são formadas em tempos de crise profunda, podem ser comparadas a um "boomerang". Têm o bizarro hábito de regressar sempre à terra.
Crise económica

Tentações autocráticas em tempo de crise /premium

372
Calar opiniões de que gostamos só pode dar mau resultado. Vivemos uma crise económica que gerará profundas desigualdades e o que vemos são tendências autocráticas vestidas de pragmatismo e moralismo
Crise económica

A teoria política do plano de recuperação

A própria escolha da unicidade de propostas e de vozes para dar início ao debate revela quão defeituoso o Governo considera as capacidades do pluralismo em Portugal.
Crise económica

A economia do receio

O receio generalizado dos agentes económicos conduz a uma crescente apetência para aceitar mais interferência paternalista do Estado.
Pandemia

300 milhões para o All-grave 

O Primeiro-Ministro quer resolver grande parte dos problemas da região com 300 milhões de euros. Seria, no mínimo, útil estabelecer prioridades e objetivos realistas.
Crise económica

Precisamos de um debate informado sobre a TAP

155
Tal como em muitas discussões em Portugal, também no caso da TAP, as análises são muitas vezes superficiais e enviesadas. Não basta torturar números e esperar que eles contem as histórias que queremos
Economia

“Como é que o futuro vai evoluir? Não sabemos”

A páginas tantas perdi a paciência para ler mais. O documento da “Visão” é enfastiante e não resolve os problemas do país. Tem uma utilidade óbvia: serve para que jornais e televisões falem do Governo
Saúde

Planificação Estratégica

A “Visão” é um texto a várias mãos, a habitual manta de retalhos, o “cozido à portuguesa”, que elenca propostas e onde a saúde é descurada e só lá foi colocada porque alguém achou que fazia falta.
Economia

Necessitarão os centros comerciais de lojistas?

Por acaso estão os centros a pedir que o Estado, com os impostos de todos, financie os prejuízos dos lojistas, para que estes não encerrem e continuem a operar como se não existisse pandemia?
Crise económica

O estranho esquecimento do plano de Costa Silva

202
O problema do plano de Costa Silva é que não se aplica a uma empresa, mas a todo um país. Neste contexto, existe uma omissão: a necessidade de um plano estratégico de combate à corrupção em Portugal.
Economia

O BES e o estado da nação /premium

249
A falência de um dos mais importantes grupos portugueses e a associação criminosa, que segundo o Ministério Púbico foi montada à sua volta, mostram as fragilidades do regime económico e político.
Conselho Europeu

A UE é muito mais do que fonte de financiamento

A UE não é um mero “pote” onde se vai buscar financiamento. É defender os valores democráticos e não os trocar por financiamento. Durante estes cinco dias, tudo isso foi esquecido.
Pandemia

Aos planificadores o Desporto nada diz

324
Ao invés de um sinal político categórico, que seriam as principais figuras do Estado marcarem presença junto dos atletas que servem o país, o país assistiu, incrédulo, a uma manobra de propaganda.
Crise económica

Ferrovia – Afinal, em que ficamos?

365
É incompreensível que o Governo não siga o padrão europeu e opte por investir em bitola ibérica de via única. Apenas Portugal ficará com ela, numa verdadeira e temível ilha ferroviária.
Crise económica

Contra empreendedores e proprietários, marchar!

236
Aos portugueses não bastam um governo simpático, uma oposição patriótica e uma presidência carinhosa. Da cartilha ideológica, utópica e imaginária não resultarão as soluções necessárias.
Impostos

9º Desafio Portugal pós-Covid-19: Reforma Fiscal

O sistema fiscal atual representa um bloqueio tremendo a que a classe média portuguesa, as famílias, os empreendedores, possam afirmar-se como o verdadeiro motor da transformação que Portugal reclama.
Luís Marques Mendes

Mendes sobre acordo: vem aí "uma pipa de massa" /premium

255
Marques Mendes diz que acordo está difícil, mas que Portugal vai receber muito dinheiro. Ataca, porém, a estratégia de Costa Silva. Fala do BES, de Jesus, mas não toca na saída de Cristina.
Crise económica

18-34: Geração de iusões = Geração adiada

646
Nós, jovens entre os 18 e os 34 anos, somos uma geração adiada e falhada. Venderam-nos ilusões e uma recuperação da economia, pós-troika, em que poderíamos ter salários melhores, empregos mais dignos.
Pandemia

És mãe e trabalhas? A economia Covid não é para ti

3869
Não sei se a pandemia continuará como pandemia e se o vírus se prolongará por anos. O que sei, é que para todas as mães nestas circunstâncias não podemos voltar a confinar da forma como fizemos.
Explicador

Fundo de Recuperação. O que está em causa? /premium

Explicador. O Conselho Europeu inicia esta sexta-feira uma cimeira especial de dois dias sobre o Fundo de Recuperação e o orçamento 2021-27. Mas os países "frugais" prometem dificultar o consenso.
Catarina Martins

Covid-19. Catarina Martins alerta para crise grave

232
Catarina Martins alertou que "crise económica e social é grave" face ao cenário de não haver "retoma de atividade", nomeadamente do turismo. Salienta que o BE vai lutar pelos empregos e pelo SNS.
Política

O dinheiro mágico liquida-nos /premium

240
António Costa a vergar-se numa vénia respeitosa, para não dizer submissa, perante o Primeiro-Ministro holandês, seguida do apoio socialista a Orbán é o quanto custa o dinheiro que a UE nos empresta.
Economia

Visão e equívocos de António Costa Silva /premium

180
A desvalorização da Europa como espaço de integração e desenvolvimento económico é surpreendente, se tivermos em conta o objetivo do documento: definir uma estratégia articulada com a estratégia da UE
Coronavírus

Singapura em recessão após mais de uma década

Singapura entrou em recessão pela primeira vez em mais de uma década, com a atividade económica a cair 41,2% no segundo trimestre, em relação ao trimestre anterior.
Coronavírus

Pacote de estímulo? Não há garantias, diz Merkel

408
Angela Merkel, a Chanceler da Alemanha, afirmou esta segunda-feira: "Não sei se chegaremos a um acordo". Conversas europeias sobre a abordagem ao impacto da pandemia continuam.
Coronavírus

Crise. 83 milionários propõem taxar os mais ricos

213
Um grupo de 83 milionários propôs a aplicação "imediata" de uma taxa aos mais ricos do planeta de "forma permanente" para contribuições que possam ajudar a minimizar os efeitos da crise.
Moçambique

Crise chega à "tchova", carro de mão moçambicano

Um sinal do grande impacto da Covid-19 na economia revela-se pela forma como a atividade abrandou numa serralharia de "tchovas" em Maputo. Famílias preocupadas com falta de rendimento.
TAP

Sem privatização, "TAP teria acabado" em 2015 /premium

212
O chairman da TAP distribuiu elogios a todos os acionistas no programa Sob Escuta, da rádio Observador. E reconheceu que o prejuízo no grupo este ano será "avultado". Lay-off é para continuar.
BCE

BCE pode vir a combater alterações climáticas

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, admitiu usar o programa de compra de ativos do BCE no valor de 2,8 mil milhões de euros para combater as alterações climáticas.
Coronavírus

Menos 21 mil empresas pediram renovação do layoff

O Governo revela que 89 mil empresas pediram a renovação do lay-off. O simplex para licenciar lares clandestinos deve arrancar esta semana.
Igreja Católica

Covid-19. Oliveira do Hospital subsidia padres

213
As paróquias do concelho estão a receber um total de 6.600 euros da autarquia para fazer face à crise. Dinheiro serve também para pagar salários a três padres.
Crise económica

FMI. Maior recessão para parceiros de Portugal /premium

O Fundo Monetário Internacional reviu fortemente as perspetivas para a economia mundial. A zona Euro não escapa ao pessimismo.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Gerir a tesouraria em tempo de crise

230
Temos sempre que ter presente que o "cash" está para as empresas como o sangue está para o corpo humano. Sem ele, as empresas definham e morrem rapidamente.
Ensino Superior

A nossa melhor exportação

563
Um esquema tão surreal, um modelo de negócio tão parvo, só pode sair da cabeça de dois chanfrados. Ou então da empresa chamada Ministério da Educação ou Ministério Qualquer Coisa do Ensino Superior.
Impostos

A fiscalidade do Plano de Estabilização Económica 

O Plano de Estabilização Económica e Social prevê medidas para quatros grandes eixos. Importa à nossa pena discorrer sobre o terceiro, aquele que se centra no apoio às empresas pela via fiscal.
Coronavírus

A Educação não é uma prioridade? /premium

164
Habituámo-nos às incertezas. Mas, com o passar do tempo, chegam as certezas. Uma é esta: na educação, o muito que poderia ser aplicado para atenuar o dano na aprendizagem ainda não está a ser feito.
Crise económica

Abem da saúde de todos, pelo combate à pobreza

O financiamento dos pagamentos dos doentes na aquisição de medicamentos representa um aumento do poder de compra que diminuiu a distância a que se encontram do limiar da pobreza, e tem grande impacto.
Crise económica

Na dúvida – o que fazer? /premium

Quanto à evolução do país não será de certeza um plano saído da cabeça de um «outsider» como o Eng.º Costa e Silva que nos salvará. Só ele e o primeiro-ministro é que não se aperceberam disso.
Crise económica

Consumir, é preciso /premium

405
O consumo é a principal componente da despesa. Representa cerca de 70% do PIB português. Sem a rápida recuperação do consumo, a crise económica será gravíssima. Muito mais grave do que o Governo prevê
Crise económica

Programa de estabilidade parece lista de compras /premium

382
Pisca o olho à esquerda e à direita. Mais do que um plano de estabilização, o programa do Governo parece a lista de compras para as clientelas. Só o lay-off revela ter uma lógica de política económica
Fundos Comunitários

"Bazuca" da UE tem "hipóteses" de passar como está /premium

As "hipóteses" de a bazuca da UE ser aprovada na sua forma atual, a auditoria ao Novo Banco e Mário Centeno no Banco de Portugal. Tudo numa entrevista da comissária Elisa Ferreira à Rádio Observador.
Crise económica

Mais ou menos Estado? O que pensa Costa Silva /premium

O "Estado deve intervir"? Ou o importante é "não atrapalhar" e não ser "guloso"? Depende da crise e circunstância. O Observador foi perceber o que Costa Silva realmente pensa sobre o papel do Estado.
Crise económica

Ursula von der Leyen tranquiliza países "frugais"

A presidente da Comissão garante que o Fundo de Recuperação não visa uma transferência orçamental entre os países europeus nem é o início dos Eurobonds.
Coronavírus

Milhões de Paris e Berlim? Sim, mas há condições  /premium

A Comissão já garantiu que não haverá austeridade. Mas não se sabe ainda com rigor o que é a "ambiciosa agenda de reformas" proposta por Alemanha e França no plano para a recuperação económica.
Coronavírus

Crise. Banco Alimentar e Caritas preocupados

A "situação dificílima" de muitas famílias não tem "fim à vista" e pode ser agravada pelo aumento do desemprego, devendo rever-se apoios sociais, defende o Banco Alimentar e a Caritas.
Coronavírus

Previsões revelam "fatura pesada", diz Centeno

"A emergência sanitária vai introduzir uma fatura pesada na economia da zona euro, como demonstram as previsões de primavera da Comissão Europeia", escreveu Mário Centeno no Twitter.
Coronavírus

CIP quer Simplex Covid para desburocratizar ajudas

310
Estudo da CIP indica que apenas 3% das empresas receberam empréstimos da banca. António Saraiva pede menos burocracia e alargamento das linhas de crédito.
Crise económica

Teremos mais austeridade em 2021? /premium

153
É provável que Portugal tenha uma crise financeira em 2021 ou 2022 por causa da pandemia de Covid-19? O que é preciso fazer para evitar? E quais são os riscos que nos ameaçam? Ensaio de Abel Mateus.
Coronavírus

UE arrisca rutura, diz Elisa Ferreira

A comissária europeia da Coesão e Reformas considera que a União Europeia arrisca rutura se não colocar a coesão e a convergência no centro da sua resposta económica à crise provocada pela Covid-19.
Petróleo

Crash. Petróleo em Nova Iorque com valor negativo

8250
Pela primeira vez na História, o preço do barril do petróleo atingiu valores negativos na negociação em Nova Iorque. A pandemia fez colapsar a procura de crude e os produtores não têm onde armazenar.
Zimbabué

Zimbabué. 300 mil funcionários públicos em greve

No Zimbabué 300.000 funcionários públicos estão sem trabalhar, ignorando a ordem judicial que os manda regressar aos postos. Reclamam salários mais altos para fazerem frente à inflação de 300%.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo não sabe se os bancos aprenderam com crise

184
"Não estou bem seguro de que os nossos banqueiros e que os nossos sistemas bancários tenham entendido, na totalidade, as lições das recentes crises", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em Atenas.
Governo

O diabo de António Costa /premium

724
Se vem aí uma crise tão grave como a de 2008, como diz António Costa, então as promessas do PS de crescimento económico, aumento da despesa e superavit orçamental podem ser postas em causa.
Crise económica

As guerras comerciais e a crise que se aproxima /premium

A única vantagem desta crise é que nas guerras comerciais todos perdem, o que é um limite para o seu agravamento. A Europa é cada vez mais necessária, mas está à procura do seu caminho.
Crise económica

HBOS multado em 51 milhões por não dar dados

O HBOS foi multado em 51 milhões de euros por não revelar dados pedidos devido à suspeita de se estarem a efetuar atividades fraudulentas numa das suas equipas na cidade inglesa de Reading.
Economia

Não nos deixemos iludir /premium

279
Para que a próxima crise nos apanhe menos desprevenidos do que a anterior é preciso ser capaz de gerir a perda de poder de compra. Os alertas do FMI sobre Portugal mostram um país ainda muito frágil.
Segurança Social

Fundo de pensões perde 18,6 milhões de euros

404
Fundo de Estabilização da Segurança Social perdeu quase 19 milhões devido à falência de um dos principais investidores. Ministério da Segurança Social justifica-se com crise financeira de 2008.
Brasil

Bolsonaro quer evitar crise com medidas "amargas"

O Presidente eleito do Brasil defendeu a aprovação pelo Congresso de medidas "um pouco amargas" para evitar que o país passe pela crise económica da Grécia.
Crédito

Crédito a famílias está em máximos de oito anos

142
O risco de repetir a crise de 2008 está a preocupar os reguladores que encontram sinais de alerta nos níveis de crédito concedidos nos primeiros oito meses do ano: há oito anos que não eram tão altos.
Crise económica

Pisani-Ferry: "Pessimismo era excessivo"

Economista francês defende que a crise do euro ainda não está superada e que é preciso estar preparado para "choques". Ainda assim, sobre Portugal, diz que é prova de que o pessimismo era excessivo.
Crise económica

Estamos mais frágeis que há dez anos? /premium

245
A política que tem sido seguida nos últimos três anos agravou a vulnerabilidade de Portugal nas finanças públicas, mas também na política.
Futuro da Grécia

Venizelos. "Os mercados não compram esta história" /premium

O ex-vice-primeiro-ministro da Grécia diz que Tsipras aceitou tudo o que os credores ditaram para vender a narrativa da saída limpa, mas que a história não está a pegar. "Há um memorando permanente".
A página está a demorar muito tempo.