435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Crise económica

Sri Lanka

Sri Lanka. Ex-primeiro-ministro regressa ao cargo

O ex-primeiro-ministro do Sri Lanka regressou ao cargo. A volta do político está a ser considerada uma tentativa por parte do PR de acabar com a violência desencadeada pela crise política.
Venezuela

Condições de vida na Venezuela afetam portugueses

Um conselheiro das comunidades na Venezuela disse esta quinta-feira que "indiscutivelmente, a comunidade portuguesa está muito afetada" pelas condições sociais e económicas vividas no país.
Sri Lanka

Sri Lanka. Autoridades colocam tropas nas ruas

As forças de segurança receberam ordens para disparar contra pessoas que participem em atos de violência em Colombo. As autoridades colocaram tropas e carros blindados nas ruas da capital.
Sri Lanka

Sri Lanka. Polícia declara recolher obrigatório

A polícia declarou esta segunda-feira recolher obrigatório em Colombo por tempo indeterminado, devido aos confrontos entre apoiantes do governo e manifestantes que pediam a renúncia do presidente.
Explicador

Aumentos? "É preciso que haja coragem política"

Líder da Frente Comum, Sebastião Santana, diz que "há meios" para melhores salários na Função Pública. Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, afirma que custo de vida não será coberto pelas empresas
Noticiário

6h. Hoje desce o preço dos combustíveis

Redução de 12 cêntimos no gasóleo e quatro cêntimos na gasolina. Ainda neste jornal, a análise da vitória de Viktor Orban nas legislativas da Hungria.
Trabalho

Commodities e lay off

A insuficiência do lay off previsto no Código de Trabalho ditará o resgate do lay off simplificado, instituto que melhor resposta dará a esta nova crise que todos já sentimos.
Semáforo Político

Combustível. "Hipocrisia. Governo pode fazer mais"

Depois de Costa garantir que não pode mexer mais no preço dos combustíveis, o deputado Afonso Oliveira nega a ideia. Refere que "são precisas medidas excecionais, algo que o Governo não está a fazer".
Noticiário

19h. Lay off fica de fora das medidas do Governo

Medida tinha sido deixada em aberto, mas não avança para já. Avançam sim apoios para o setor dos transportes e também a agricultura e estão prometidas medidas para consumidores mais vulneráveis.
Noticiário

18h. Linha de crédito e medidas para transportes

Medidas anunciadas pelo ministro da Economia e pela ministra da Agricultura para mitigar efeitos da guerra na Ucrânia, com a garantia de que o abastecimento de bens ao país não está em causa.
Noticiário

19h. PME's receiam entrar em falência

Presidente da Confederação das Micro Pequenas e Médias Empresas diz ainda que toda a população vai ficar afetada. Uma crise que também já se sente no setor farmacêutico.
Noticiário

18h. Aumento nos combustíveis pode ser suavizado

Na próxima semana o gasóleo deve aumentar 13,6 cêntimos, já a gasolina pode sofrer aumento de 10 cêntimos por litro. Em Paris, António Costa pede redução de IVA nos estados membros.
Resposta Pronta

Calçado. "Os preços devem subir na próxima semana"

Paulo Gonçalves, presidente da APICCAPS, afirma que o conflito na Ucrânia "não afetará diretamente o sector", mas sim os "danos colaterais". Admite que os preços possam ser afetados já para a semana
Noticiário

22h. Trabalhadores insatisfeitos com medidas

A secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha, defende que as medidas estão mais centradas nas empresas do que nos trabalhadores. Pede ao Governo medidas equilibradas e que não agravem desigualdades.
Poupança

Poupança, a receita dos portugueses face às crises

A expressão “dinheiro gera dinheiro” só é verificável se este não se encontrar debaixo do colchão. Para isso são necessárias políticas impulsionadoras de investimento público e privado.
Cassete 60

Penhores definham mesmo com FMI em Portugal

Em 1983, o país entrou em bancarrota, mas nem as lojas do "prego" sobreviviam. Com 2% de taxa de juro, as casas não tinham liquidez para emprestar, com a procurar a superar largamente a oferta
Crise económica

Crise, inflação e a importância de dizer a verdade

Não é possível continuar a mascarar as notícias, usar e deturpar os indicadores económicos para passar uma mensagem conveniente, porque isso tem impacto e o primeiro impacto que tem é nas pessoas.
Crise económica

Estagflação, a verdadeira crise que ninguém quer

“Pagar a dívida é uma ideia de criança. As dívidas dos Estados são por definição eternas. As dívidas gerem-se”. A frase é de José Sócrates, mas poderia, perfeitamente, ser de Biden, Trump ou Obama.
Moçambique

Credit Suisse admite culpa e paga 475 milhões

A unidade europeia do Credit Suisse deu-se como culpada pelo escândalo de angariação de um empréstimo que desviou fundos do erário público de Moçambique e lançou o país numa crise económica.
Resposta Pronta

Siza Vieira defende apertar o "crivo" nas ajudas

O ministro da Economia defende que a TAP é estratégica para o país deixando entender que o mesmo não se aplica à Dielmar. Siza Vieira defende critérios apertados nas ajudas do Estado às empresas.
UGT

UGT alerta para grave crise social

União Geral de Trabalhadores (UGT) alerta para crise social após ter reunido com o Presidente da República. Relembrara a situação da Dielmar e a falta de apoio por parte do Estado.
Líbano

Doadores angariam 311 milhões para o Líbano

O Líbano está a mergulhar numa crise socioeconómica, considerada a pior da sua história, e uma conferência de doadores conseguiu angariar 311 milhões de euros para o país.
Explicador

Associação Têxtil. "Dielmar não representa setor"

Há empresas "que cresceram no último ano", diz associação. Bastonária dos Contabilistas teme "asfixiamento" pelas moratórias. Ass. de Direito da Insolvência defende resolução de problemas com credores
Insolvências

As "cambalhotas" da Dielmar até à insolvência

A Dielmar, que entrou agora em processo de insolvência, teve fortes ajudas do Estado e foi palco de discursos de vários governantes e chefes de Estado ao longo da última década. Não foi suficiente.
António Costa

Costa garante combate à crise sem austeridade

António Costa promete um combate à crise solidário com apoio aos rendimentos, às empresas e ao emprego. Mostra-se também seguro do crescimento que a economia tem revelado.
Líbano

O magnata que é o novo primeiro-ministro do Líbano

Em 15 de julho, Saad Hariri reconheceu a incapacidade de encontrar uma solução política e, antes dele, Moustapha Adib, nomeado após a explosão no porto de Beirute, também não conseguiu formar governo.
Moçambique

Moçambique: pintor faz 6km para vender a sua arte

Com a indústria das artes parada em Moçambique devido à Covid-19, pintor Simbraz Roberto, de 29 anos, vê-se obrigado a percorrer 6 quilómetros diariamente com as suas obras na mão
Sociedade

Alguém (ainda) aguenta?

Diante deste cenário repleto de personagens e situações simultaneamente cómicas, amargas, mentirosas, egoístas, desprezíveis, talvez seja oportuno colocar a questão: alguém aguenta tudo isto?
Coronavírus

25% das PME não tiveram apoios na pandemia

Portugal foi dos países desenvolvidos que menos esforço orçamental fizeram para ajudar pequenas e médias empresas, estando ainda entre os que mais PME deixaram sem qualquer tipo de apoio.
Crise económica

A bazuca da desgraça

Ao contrário de outros países que hoje são mais ricos e desenvolvidos, em Portugal não se planeia nada. No nosso país só nos adaptamos quando a isso somos obrigados.
Fundos Comunitários

Já cá canta o dinheirinho (outra vez)

A mediocridade do regime inclina mesmo agora uma boa parte da população a olhar para o lado, quanto mais não seja abstendo-se de ir votar. Com mais um fracasso em cima, será ainda pior.
Banco de Portugal

Moratórias. BdP avisa que país deve preparar-se

O governador do Banco de Portugal avisa que todos os setores devem retomar a redução do endividamento. Mas eventual retirada precipitada dos apoios penaliza risco de crédito.
Economia

Qual o impacto da inflação mundial nos juros?

O facto da inflação estar a evoluir a um ritmo acelerado poderá provocar pressões para que possam surgir eventuais alterações em torno das atuais taxas de juro.
Economia

Portugal e o mito de Sísifo

O futuro de Portugal não mudará enquanto for dada prioridade aos ganhos imediatos e à ilusão de dinheiro no bolso enquanto os impostos indiretos vão sugando por outra via esse rendimento extra.
OCDE

Os avisos da OCDE para a recuperação económica

Em declarações ao Observador, a OCDE admite que a execução das garantias do Estado possa vir a ser grande. E reconhece "incerteza elevada" nas falências.
Trabalho

“Redeployment” – uma solução em tempos de crise

Este instrumento pode revelar-se uma boa solução para muitas empresas face às vantagens que apresenta: desde logo, permite reter o conhecimento, capacidade e talentos existentes na empresa.
Economia

Jardins em rotundas e uma bazuca que virou fisga

Falamos alegremente dos fundos que virão, mas cerca de metade das verbas do Portugal 2020 ainda não foram utilizadas. Chega a ser cómico, mas nem a distribuir dinheiro conseguimos ser eficientes.
Crescimento Económico

Ecofin. Bruxelas não garante planos para junho

João Leão pressiona Bruxelas sobre aprovação dos planos de recuperação, mas Comissão responde que não é um processo simples. Portugal recebe cimeira "de alto nível". BCE deixa aviso sobre moratórias.
Eurogrupo

Ecofin de Lisboa com "grande otimismo"

Apesar dos avisos de Christine Lagarde, os encontros dos ministros das Finanças em Lisboa foram marcados por grande confiança na recuperação económica. E pela ausência de grandes decisões.
Coronavírus

Covid. Após retoma podem surgir réplicas da crise 

Pascal Donohoe aponta que, à medida que forem reduzidos os atuais níveis muito elevados de apoio orçamental, "os desafios podem tornar-se aparentes". Mas frisa que a UE "demonstrou resiliência".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.