Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra

“Mobilização militar parcial”. Este foi o termo usado por Vladimir Putin para anunciar que milhares de russos vão agora ser chamados às frentes de batalha na Ucrânia, na sequência da invasão militar deste país feita a 24 de fevereiro pela Rússia.

A “operação militar especial”, outro termo do Kremlin, prolongou-se no tempo (dura há praticamente sete meses) e teve de se circunscrever sobretudo ao leste da Ucrânia, face à dificuldade russa em tomar o controlo da generalidade do país. Terão sido estas dificuldades, aliás, que justificaram nova mobilização de tropas — anunciada esta quarta-feira de manhã e já regulada em decreto oficial pelo regime russo liderado por Putin.

Quantos vão ser mobilizados? 1% dos “possíveis combatentes à disposição”

As primeiras indicações vieram do Kremlin, que até estimou a quantidade de russos que podem ser abrangidos por esta convocatória. O decreto oficial, que entrou em vigor no mesmo dia em que foi assinado (portanto, esta quarta-feira, 21 de setembro), é claro: apenas vão ser chamados a apresentar-se ao serviço militar os soldados na reserva “com experiência militar prévia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, avançou uma estimativa: no país, o universo total de militares na reserva com experiência é de cerca de 300 mil tropas. A informação, porém, não foi ainda confirmada por fontes externas.

Há duas formas de olhar para este número: uma é tendo em conta que se trata de apenas cerca de 1% dos 25 milhões de possíveis combatentes à disposição que o mesmo ministro estima que existam (e de 0,2% da população russa). Outra passa por olhar para a dimensão deste contingente, que reforçaria significativamente a presença russa no país vizinho: para se ter uma ideia, a Ucrânia alega que a Rússia teve 221 mil baixas em sete meses de guerra na Ucrânia, um número que os peritos internacionais consideram estar largamente inflacionado, ao passo que o Kremlin estima um total de apenas 5.937 russos mortos em solo ucraniano, estimativa considerada largamente deflacionada.

Há menos de dois meses, os EUA estimavam em entre 70 mil e 80 mil o número de baixas russas desde o início da guerra. O contingente que a Rússia alega poder mobilizar agora, com esta convocatória, é inevitavelmente mais de três vezes superior a isso.

Que capacidade adicional de combate terão estes militares?

A capacidade operacional atual destes (pelo menos dezenas, possivelmente centenas) milhares de militares russos na reserva é uma das dúvidas ainda por esclarecer.

Em declarações proferidas esta quarta-feira, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, avançou que os militares agora mobilizados terão um “treino adicional” antes de serem enviados para a Ucrânia.

A 31 de março, num texto publicado no site do think tank norte-americano Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais (conhecido também pela sigla CSIS, em inglês), Mark F. Cancian, um antigo coronel reformado e atual “conselheiro sénior” do Programa de Segurança Internacional deste think tank,  escrevia que “faltam à Rússia forças de reserva fortes”. E acrescentava, quase em tom premonitório:

Em teoria, antigos soldados podem ser chamados de volta ao serviço, e é provável que a Rússia faça algo nessa ordem, mas estes soldados não receberam treino ou atualizações após o percurso que tiveram de serviço ativo. A Rússia tentou criar forças de reserva semelhantes às da NATO, em que os reservistas estão organizados em unidades que treinam regularmente, mas esses esforços não tiveram grande seguimento.”

Que critérios isentam militares na reserva da convocatória?

Além de exclusões já anunciadas — como estudantes com mais de 18 anos, universitários e que frequentem cursos de formação profissional, não apenas mas também por não terem experiência militar prévia —, há três critérios que isentam automaticamente russos da convocatória:

  • Idade: quem já atingiu a idade limite para cumprir o serviço militar fica isento da mobilização
  • Saúde: todos os que forem declarados inaptos para cumprir serviço militar (por uma comissão militar médica) não terão de ir combater para a Ucrânia
  • Reclusos: “Se um veredito judicial impuser uma pena de prisão”, aquele que é alvo desta decisão é automaticamente excluído da lista (mesmo se for um militar na reserva)

O que acontece a quem não responder à chamada?

Não terá sido uma coincidência que nesta terça-feira, véspera do anúncio de uma nova mobilização para a guerra na Rússia, a Duma (parlamento russo) tenha aprovado emendas ao Código Penal que endureceram a pena prevista para os soldados que incorram em rendição voluntária ao inimigo e em deserção.

Rússia introduz as expressões “mobilização” e “lei marcial” no Código Penal

As penas agora previstas para estes crimes cifram-se nos dez anos de prisão. É expectável que esta pena possa ser aplicada a todos aqueles que, tendo sido mobilizados esta quarta-feira para a guerra na Ucrânia, desertem ou não respondam à chamada.

Esta quarta-feira, a agência Reuters noticiava um aumento exponencial de compra de voos para fora da Rússia, na sequência do discurso de Vladimir Putin em que a mobilização militar parcial foi anunciada.

A mesma fonte indicava que voos para destinos como Istambul (Turquia), Erevan (Arménia) e Tbilisi (Geórgia) encontravam-se esgotados, sendo que as pesquisas no Google por voos para fora da Rússia através do site mais popular no país para compra de viagens, o Aviasales, aumentaram a pique.

Questionado há poucas horas sobre se o Kremlin admitia fechar fronteiras para evitar a fuga do país de eventuais militares na reserva que não queiram combater na Ucrânia, o porta-voz do regime russo, Dmitry Peskov, preferiu não responder por agora.