Vladimir Putin

Vladimir Putin

Putin volta a convidar Kim Jong-un para cimeira

O Presidente russo voltou a convidar o líder norte-coreano, Kim Jong-un, para uma cimeira. Putin quer discutir relações bilaterais e matérias de natureza regional.
Estados Unidos da América

Skripal. EUA vão impôr novas sanções à Rússia

Os Estados Unidos anunciaram restrições à exportação de tecnologia sensorial para a Rússia. As novas sanções surgem em resposta ao ataque químico aos Skripal, no Reino Unido.
Presidente Trump

Putin propôs acordo nuclear mas não teve resposta

O Politico teve acesso a um documento com a proposta de Putin para Trump onde o Presidente da Rússia terá procurado estender acordo nuclear até 2026. EUA dizem que não se comprometeram com nada.
Rússia

Wagner. Os mercenários de Vladimir Putin

Da Ucrânia à Síria, o grupo de mercenários Wagner esteve sempre presente em todos os conflitos de interesse para o Kremlin. Pelo menos quatro jornalistas morreram enquanto investigavam esta relação.
BRICS

Putin, descobridor de África e da América do Sul /premium

Putin apresenta-se melhor preparado do que velha URSS e sublinha que os investimentos russos em África são para ter retorno financeiro e que a época do “internacionalismo proletário” passou à história
Férias

Onde passam férias os grandes líderes mundiais

Praias paradisíacas, resortes de luxo e caminhadas em zonas de campo. Quando chegam os meses de verão, os líderes mundiais também vão de férias.
Vladimir Putin

Putin aceita ir a EUA e convida Trump para Moscovo

O Presidente da Rússia assumiu que está "pronto para se apresentar em Washington" para reencontrar Donald Trump e revelou que convidou o homólogo norte-americano para visitar Moscovo.
Vladimir Putin

Putin convida Trump para encontro em Moscovo

Vladimir Putin, disse esta sexta-feira que convidou Donald Trump para um encontro em Moscovo. A visita à Casa Branca foi adiada, mas o presidente russo afirmou que estava pronto.
Conversas à Quinta

Mistérios de Trump, esse grande desestabilizador

Um elefante numa loja de porcelanas? À primeira vista, sim. Mas não só. Trump viola todas as regras da conduta diplomática, mas as rupturas com a ordem ocidental são menores do que muitas vezes se diz
Relações Internacionais

Trump e Putin juntos para o fim da ordem liberal

142
A contribuir para agravar a erosão da ordem liberal, Trump não perde oportunidade de semear mais discórdia e permitir o fortalecimento da narrativa do Kremlin sobre a debilidade dos valores ocidentais
Presidente Trump

Trump quer convidar Putin para cimeira nos EUA

Assessora de imprensa de Trump revela que existem contactos para convidar presidente russo para uma nova cimeira, agora nos EUA. Diretor nacional dos serviços secretos foi apanhado de surpresa.
Diplomacia

Quem mente mais: Putin ou Trump? /premium

348
Não sei foi Putin ou Trump quem venceu em Helsínquia, mas parece ser claro que a humanidade sofreu mais uma pesada derrota. O mundo é governado por dirigentes cada vez mais irresponsáveis.
Presidente Trump

Trump quer novo encontro com Putin

O Presidente dos EUA anunciou a intenção de manter uma segunda reunião com o homólogo russo, Vladimir Putin, após o "grande êxito" da cimeira que mantiveram esta semana em Helsínquia.
Vladimir Putin

Putin. "Forças" nos EUA querem sacrificar relações

O Presidente russo, Vladimir Putin, acusou "forças nos Estados Unidos" de estarem "prontas a sacrificar as relações russo-americanas", após a cimeira com Donald Trump, em Helsínquia.
Presidente Trump

Três dias de contradições de Trump sobre a Rússia

128
Trump teve de voltar a esclarecer a sua opinião sobre a ameaça russa. O presidente já retificou duas declarações sobre o assunto, usando a semântica e a interpretação de um "não" como desculpas.
Donald Trump

Trump espera muitas "coisas positivas" de Putin

"Putin e eu discutimos muitos temas importantes na nossa reunião. Demo-nos bem, o que realmente incomodou muitos inimigos que queriam ver um combate de boxe. Grandes resultados virão", disse Trump.
Presidente Trump

Cimeira com Putin foi "ainda melhor" que a da ONU

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse que a sua reunião com o homólogo russo foi "ainda melhor" do que a cimeira da NATO e culpou os 'media' de darem uma ideia errada da reunião bilateral.
Presidente Trump

Jornais acusam Trump de traição

300
Os jornais desta terça-feira criticam duramente a postura do presidente norte-americano durante o encontro com Vladimir Putin. "Traidor" é a palavra que mais surge nas capas da imprensa internacional.
Vladimir Putin

Acusações "infundadas" sobre novichok, diz Putin

O Presidente da Rússia disse na segunda-feira que são "infundadas" as acusações sobre as ligações de Moscovo aos envenenamentos através do agente químico 'Novichok' que se verificaram em Inglaterra.
Política

Os detalhes do encontro entre Trump e Putin

Em Helsínquia, Trump teve de esperar 50 minutos por Putin. Foi a cimeira em que se discutiu o agravamento das tensões entre a Rússia e os EUA e a interferência russa nas eleições americanas de 2016.
Mundial 2018

Rússia sofre 25 milhões de ciberataques no Mundial

A Rússia sofreu cerca de "25 milhões de ciberataques" durante o Mundial de futebol, afirmou o Presidente russo, Vladimir Putin, sem precisar a origem dos ataques informáticos.
Diplomacia

A primeira cimeira Trump-Putin. De que vão falar? /premium

106
Trump e Putin já estão juntos para a sua primeira cimeira bilateral. Discussão passará pela Ucrânia, Síria, energia e armas nucleares. Mas é manchada por suspeitas de conluio em 2016.
Diplomacia

Trump sem expectativas para o encontro com Putin

O presidente dos EUA garantiu que não parte com grandes expectativas para a cimeira com o homólogo russo, Vladimir Putin, que vai decorrer na segunda-feira em Helsínquia, na Finlândia.
Presidente Trump

Protestos na Escócia contra visita de Trump

O Presidente americano vai passar o fim de semana na Escócia, enquanto se prepara para a cimeira com Putin. Cerca de 3 mil pessoas concentraram-se junto ao parlamento escocês, em Edimburgo.
NATO

Alemanha está "capturada pela Rússia", diz Trump

204
Na chegada a uma cimeira da NATO que se prevê intensa, em Bruxelas, o presidente dos EUA deixou as primeiras críticas. Europeus esperam apoio americano enquanto pagam "biliões" a Moscovo.
Relações Internacionais

O que se pode esperar da Cimeira Trump-Putin? /premium

Putin precisa deste encontro como de “pão para a boca”, pois poderá ajudá-lo a sair do isolamento a Ocidente e Trump de vitórias diplomáticas para satisfazer o seu ego e ganhar as eleições intercalare
Marcelo Rebelo de Sousa

Putin encontra-se com Marcelo e elogia seleção 

183
Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se com Putin e elogiou a seleção portuguesa, dizendo que "é uma das mais brilhantes da Europa e do mundo". Marcelo e Guterres estão a assistir ao jogo na Rússia.
Presidente Marcelo

Marcelo reúne-se com Putin e vê jogo de Portugal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reúne-se na quarta-feira, em Moscovo, com o líder russo, Vladimir Putin.
António Guterres

Guterres reúne com Putin e assiste ao Mundial

António Guterres vai reunir-se com Putin e com o ministro dos Negócios Estrangeiros nos dias 20 e 21 de junho. No dia 20, o secretário-geral da ONU vai assistir à partida de Portugal contra Marrocos.
Nações Unidas

Apelo para Guterres discutir presos com Putin

38 países pediram a Guterres que discuta com Putin "o sofrimento" de quem está detido ilegalmente. O caso do realizador Sentsov, que está em greve de fome, deve ser levantado "urgentemente".
Rússia

Putin disponível para encontro com Trump

O presidente russo disse estar pronto para se encontrar com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, assim que os Estados Unidos "estiverem prontos" para a reunião.
Mundo

Espanha. Crítico de Putin preso a pedido da Rússia

Bill Browder, um dos maiores adversários do Kremlin, foi detido em Espanha. Foi o próprio a revelar o incidente no Twitter, garantindo que a detenção foi cumprida a pedido da Rússia.
Rússia

Jornalista crítico de Putin assassinado em Kiev

134
Um jornalista russo, muito crítico do Presidente russo, Vladimir Putin, foi assassinado esta quarta-feira, com tiros nas costas, na capital ucraniana, o que a polícia do país atribuiu à sua profissão.
Rússia

Na Europa há alguns mais iguais do que outros /premium

A forma como a União Europeia se relaciona com a Rússia de Putin, nuns casos olhando aos interesses dos seus membros mais poderosos, noutros desconsiderando os mais fracos, só agrava a actual desunião
Acordo Nuclear

Putin e Macron encontram-se em São Petersburgo

Vladimir Putin recebe Emmanuel Macron num clima de tensão motivado pela saída dos EUA do acordo nuclear iraniano e o impasse na resolução dos conflitos na Síria e no leste da Ucrânia.
Reino Unido

Abramovich com visto caducado. Retaliação?

O dono do Chelsea, o multimilionário russo Roman Abramovich, está no Reino Unido com visto caducado. Pedido de um novo já foi feito, mas as autoridades do país ainda não o concederam.
Rússia

Putin inaugura ponte que liga Rússia à Crimeia

O Presidente russo, Vladimir Putin, inaugurou esta terça-feira a ponte que liga a Rússia à península da Crimeia com as autoridades de Kiev a acusarem-no de "desrespeito" ao direito internacional.
Rússia

Putin: a dança de cadeiras continua /premium

O discurso de Putin na parada militar de 9 de Maio não deixa margem para dúvidas: pelo menos nas palavras o dirigente russo continua a rever a história a favor do nacionalismo e do anti-ocidentalismo.
Rússia

Lisboa. Embaixador russo é 7º a morrer subitamente

2.686
Oleg Belous morreu "repentinamente" na terça-feira. São já vários os diplomatas russos a morrer de ataque cardíaco ou de forma inesperada nos últimos 18 meses.
Atualidade

Putin investiu 165 milhões numa limusina. Porquê?

514
Depois de muito se ter especulado acerca da nova “besta” de Putin, eis que a limusina já fez a sua estreia, com toda a pompa e circunstância. O chamado projecto Cortege está (literalmente) em marcha.
Vladimir Putin

Putin propõe Medvedev para primeiro-ministro

No dia em que foi investido como Presidente da Rússia, Vladimir Putin voltou a propor Dimitri Medvedev para o cargo de primeiro-ministro. A votação na Duma está prevista para terça-feira.
Vladimir Putin

Putin é reconduzido como Presidente da Rússia

Esta segunda-feira, Vladimir Putin é reconduzido como Presidente da Rússia, num mandato que dura até 2024. Foi reeleito em março com 76,7% dos votos, o resultado mais alto desde que chegou ao poder.
Rússia

Mil pessoas detidas em manifestações anti-Putin

149
Mais de mil pessoas foram detidas na Rússia em dia de protestos contra a investidura de Vladimir Putin para um quarto mandato presidencial na segunda-feira, segundo a Associated Press.
Rússia

Líder da oposição a Putin foi preso

100
O principal opositor político de Vladimir Putin estava numa manifestação, no centro de Moscovo, quando foi agarrado pelas pernas e pelos braços.
Mundo

Pamela Anderson e o triângulo Trump-Putin-Assange

A atriz deu uma entrevista onde falou da relação com Julian Assange, a amizade com Vladimir Putin e a presença paga num aniversário de Donald Trump. Um triângulo com a protagonista de "Marés Vivas".
Mundial 2018

Putin assegura que está tudo pronto para o Mundial

Vladimir Putin afirmou esta quarta-feira que os preparativos para o Mundial de 2018 estão quase terminados e que "a Rússia está pronta para o torneio". Mundial acontece entre 14 de junho e 15 de julho
Diplomacia

Mundo aplaude acordo nas Coreias, mas com cautela

152
Donald Trump diz que a cimeira entre as duas Coreias trouxe "boas coisas", mas "só o tempo dirá" se o acordo resulta. China e Rússia saúdam notícia de acordo entre Kim Jong-un e Moon Jae-in.
Cuba

Putin felicita novo presidente de Cuba

Presidente russo mostrou-se seguro que, com Díaz-Canel, Cuba vai iniciar uma nova etapa de desenvolvimento socioeconómico e disse que valoriza muito a relação com o país.
Síria

EUA devem anunciar mais sanções contra a Rússia

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU avançou que devem ser anunciadas novas sanções contra a Rússia ainda esta segunda-feira. Nikki Haley afirmou que os bombardeamentos foram uma "mensagem séria".
Conflito na Síria

Quais os países que lutam na guerra da Síria?

208
A guerra da Síria tornou-se no sítio onde todos os países canalizam os conflitos que não querem ter em casa. Conheça os principais intervenientes desta guerra sem fim que já matou 500 mil pessoas.
Síria

Putin denuncia ato de agressão

O presidente Putin classificou de ato de agressão o ataque ocidental à Síria. Embaixador russo em Washington avisou que ato "não ficará sem consequências".
Síria

Putin avisa Macron para qualquer "ato irrefletido"

Vladimir Putin avisou Emmanuel Macron sobre a necessidade de evitar "atos irrefletidos e perigosos" na Síria. O presidente francês declarou que tem provas de que o regime sírio usou armas químicas.
Sanções

Até quando irá resistir a economia russa?

253
Depois das sanções norte-americanas, segundo a Forbes, só a 9 de Abril os 50 russos mais ricos perderam 12 mil milhões de dólares devido à queda da cotação das suas empresas nas bolsas internacionais.
Emmanuel Macron

Macron pede a Putin que pressione Damasco

Emmanuel Macron pediu a Putin que exerça a sua influência sobre o regime sírio para "pôr fim à escala militar constatada nos últimos meses". O objetivo é proteger a população.
Geopolítica

Trump propôs encontro com Putin na Casa Branca

O presidente dos EUA propôs um encontro com Vladimir Putin, o presidente russo, na Casa Branca, nos EUA. O anúncio foi feito por Moscovo, esta segunda-feira, mas o convite foi feito a 20 de março.
Diplomacia

Cinco razões que levaram à não expulsão de russos

393
A oposição acusou o Governo de estar condicionado por PCP e BE, mas antigos governantes e diplomatas alertam que o jogo diplomático é mais complexo e que aproximação à Rússia começou há 10 anos.
Rússia

"Informação do Reino Unido é escrita por crianças"

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo acusou o Reino Unido de enviar informação "que parece escrita por crianças". A Rússia garante que não sabe nada sobre o caso Skripal.
Vladimir Putin

NATO expulsa sete diplomatas russos

Secretário-geral da NATO anunciou expulsão de sete diplomatas russos e anunciou que missão russa junto da NATO será reduzida de 30 para 20 diplomatas.
Facebook

O Facebook ajudou Trump? Então já não presta

940
O escândalo à volta do Facebook não tem a ver com as redes sociais e o seu poder, mas com o facto de ter ajudado Trump. Enquanto ajudava apenas Obama ou os Trabalhistas ingleses, estava tudo bem.
Vladimir Putin

Rússia: acusações britânicas roçam o "banditismo"

Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, considerou que as acusações do Reino Unido em relação ao envenenamento do ex-espião Sergueï Skripal são de uma "desfaçatez inaudita, sem precedentes".
Rússia

O fator Putin

127
A eleição da Putin apenas confirma o que já sabíamos. Que a Rússia é uma ameaça à estabilidade e segurança da Europa. E que todos os estados do continente deveriam ter uma posição concertada.
Conversas à Quinta

O que é o putinismo? Para onde é que ele nos leva?

Putin foi de novo eleito Presidente da Rússia, consolidando um regime centrado no culto do homem forte e que desdenha as regras das democracias liberais. Um regime com muitos inesperados admiradores.
Conversas à Quinta

O que é o putinismo? Para onde é que ele nos leva?

Putin foi de novo eleito Presidente da Rússia, consolidando um regime centrado no culto do homem forte e que desdenha as regras das democracias liberais. Um regime com muitos inesperados admiradores.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)