271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Vladimir Putin

Vladimir Putin

Europa. Putin alerta para degradação de segurança 

Para o Presidente russo, "todo o sistema de segurança europeu se degradou significativamente. As tensões estão a aumentar e os riscos de uma nova corrida às armas estão a tornar-se reais".
Zoom

Sanções à Rússia só depois da sobremesa

Joe Biden esperou quatro dias desde o fim da cimeira com Vladimir Putin para anunciar novas sanções a Moscovo por causa do líder da oposição Alexei Navalny.
Conversas à Quinta

“America is back!” Para o bem ou para o mal?

Um G7 na Cornualha, uma cimeira da NATO e outra com a União Europeia, um longo frente-a-frente com Putin em Genebra: Joe Biden teve uma agenda europeia bem preenchida. A América está de regresso.
Cimeiras

Cimeira entre Biden e Putin em 5 pontos /premium

Biden e Putin falam em cimeira "construtiva" e "positiva". Embaixadores vão regressar ao trabalho, há avanços no controlo de armamento, mas persistem divisões sobre Navalny, Ucrânia e cibersegurança.
Cimeiras

Biden: "Direitos humanos sempre em cima da mesa"

Putin disse que encontro com Joe Biden foi "bastante construtivo" e anunciou o regresso de embaixadores à capitais dos dois países. Biden prometeu "consequências" caso Rússia viole linhas vermelhas.
Joe Biden

O que esperar da cimeira entre Biden e Putin? /premium

Após meses de tensão, Biden e Putin reúnem-se para tentarem alcançar uma relação “estável e previsível”. Navalny, Ucrânia e ciberataques são temas quentes, onde não se espera qualquer entendimento.
Resposta Pronta

Partilha de dados. "A situação não é corrigível"

Líder do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo diz que agora é tempo de "dar apoio" aos três ativistas russos e assegura que em solo português "não estão em perigo".
Câmara Municipal Lisboa

Embaixada diz que não enviou dados para a Rússia

538
"Se fôssemos conservar esses dados, iríamos ter uma biblioteca de dados. Por isso repito: não conservámos, porque isso não interessa, são umas coisas minúsculas que passam", declara o embaixador.
Rússia

Rússia proíbe organização de Navalny

Fundação AntiCorrupção passa a ser designada de organização "extremista" e os seus membros podem ser presos se continuarem no ativo. Medida surge uma semana antes da cimeira Putin-Biden.
Vladimir Putin

Putin admite querer melhorar relações com os EUA

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse esta sexta-feira que quer melhorar as relações entre o seu país e os Estados Unidos, na cimeira com o seu homólogo Joe Biden, no dia 16, em Genebra.
Casa Branca

Biden e Putin vão reunir-se em Genebra em junho

Os dois líderes vão analisar "assuntos urgentes", ao mesmo tempo que vão procurar encontrar soluções para "restaurar a previsibilidade e estabilidade" da relação entre os dois países.
Rússia

“Extremistas” e “agentes estrangeiros” de Putin

A caça à dissidência por meio de simulacros democráticos diz mais sobre as vulnerabilidades do regime do que sobre as suas forças.
Rússia

Putin: o senilismo dos déspotas /premium

133
A corte de Putin prepara-se para a cimeira com o presidente norte-americano, marcada para breve. E o senhor do Kremlin pretende apresentar-se como o chefe de uma superpotência com interesses globais.
Rússia

Médico que tratou Navalny encontrado vivo 

Alexander Murakhovsky foi o primeiro médico a tratar Alexei Navalny no verão de 2020. Estava desaparecido desde sexta-feira, numa floresta na Sibéria. Esta segunda-feira foi encontrado, vivo.
Geopolítica

Putin. Rússia defende-se de "planos agressivos" 

O Presidente russo garantiu que a Rússia defenderá firmemente os seus interesses e a segurança do país, e advertiu aqueles que tentam reviver a ideologia nazi.
Rússia

Kremlin equipara líder da oposição a Bin Laden /premium

Os dirigentes russos voltam à velha política externa que nunca acabou bem: em vez de granjearem respeito e prestígio, querem impor receio e medo.
Fact Check

Fotografia mostra casa de Putin em Sochi?

Uma publicação partilhada no Facebook mostra a alegada casa de Putin na região balnear de Sochi, na Rússia. Edifício não passa de um "conceito" e nunca foi construído
Rússia

O Czar do século XXI e a geopolítica russa

Esta é a primeira lição putiniana: as identidades colectivas existem e são importantíssimas. O Czar do século XXI faz parte da tradição da Realpolitik, tal como Maquiavel, Bismarck, de Gaulle.
Rússia

Kremlin minimiza manifestações de apoio a Navalny

A Presidência russa minimizou a importância das concentrações em apoio ao opositor Alexei Navalny, detido e em greve de fome. Manifestações resultaram em 1800 detenções em diversas regiões da Rússia.
Clima

Putin quer apoiar luta pelo clima

Putin disse que Rússia está "genuinamente interessada" em galvanizar a cooperação internacional na busca de soluções eficazes no combate às alterações, mas também para outros desafios do planeta.
Mundo

Quem se mete com a Rússia... /premium

Vladimir Putin deicou um aviso aos dirigentes ucranianos e aos seus aliados da NATO: que o seu país renova constantemente os armamentos das forças armadas, nomeadamente o nuclear.
Vladimir Putin

Putin sobe o tom e testa limites do Ocidente /premium

Putin procura clareza nas relações com os EUA e está a testar a reação do Ocidente, com quem quer falar numa posição de força. É o momento de maior tensão desde a anexação da Crimeia em 2014.
Rússia

Putin avisa que provocações terão resposta  

O Presidente russo deixa claro quais serão as consequências do Ocidente e houver provocações que possam contrariar os interesses da Rússia: "irão arrepender-se como há muito tempo não acontece".
Rússia

Navalny. Autoridades proibem manifestação de apoio

As autoridades proibiram a realização de uma manifestação de apoio ao oposicionista russo Alexei Navalny. Protesto estaria previsto para esta quarta feira e iria coincidir com um discurso de Putin.
Rússia

Navalny foi transferido para hospital-prisão

O opositor russo foi transferido para uma enfermaria que servirá para tratar doentes com tuberculose grave. Autoridades russas dizem que Navalny está bem. Médicos do ativista receiam pela sua vida.
Rússia

Navalvy denuncia ameaças para ser alimentado

Através do Instagram, Alexei Navalny revelou que está a receber ameaças para ser alimentado através de um colete de forças. O opositor russo está em greve de fome na prisão desde 31 de março.
Estados Unidos da América

Putin e Biden combinam cimeira entre os países 

O convite veio do Presidente dos EUA, que disse desejar "construir uma relação estável e previsível com a Rússia, de acordo com os interesses americanos".
Rússia

Rússia deve continuar como potência nuclear

O Presidente russo quer que o país estabeleça uma estratégia de desenvolvimento direcionada para os assuntos espaciais num período de "pelo menos 10 anos".
Rússia

Navalvy ameaçado de alimentação à força

Numa publicação no Twitter, o opositor russo Alexei Navalny afirmou que as autoridades o estão a ameaçar com alimentação forçada, obrigando-o a quebrar a greve de fome que mantém desde 31 de março.
Conflitos

Ucrânia. Merkel pede menos presença militar russa 

A conversa entre Putin e Merkel aconteceu numa altura em que Kiev e os seus aliados ocidentais acusam Moscovo de aumentar o número de militares presentes na fronteira com a Ucrânia.
Vladimir Putin

Putin assina lei que lhe permite manter o poder 

803
A lei, que o presidente russo assinou, permite preservar o seu poder até 2036, com a possibilidade de se apresentar a dois novos mandatos presidenciais. Em teoria, deveria retirar-se em 2024.
Rússia

Rússia. Putin poderá permanecer no poder até 2036

582
Vladimir Putin, que chegou ao poder em 2000, poderá ir a eleições em 2024 e 2030 e ficar 36 anos no poder, permanecendo no Kremlin mais tempo do que qualquer outro líder da antiga União Soviética.
Coronavírus

Macron e Merkel discutem vacina russa com Putin

342
O encontro decorreu por videoconferência e focou-se na “possível cooperação em vacinas, dependendo do progresso da revisão da vacina Sputnik V, atualmente a decorrer na AEM".
Rússia

Navalny estará a ser privado do sono pelos guardas

Alexei Navalny fez uma queixa aos serviços de segurança onde indica que os guardas da penitenciária onde se encontra detido o privam de dormir. O opositor russo solicita ainda cuidados médicos.
Vladimir Putin

Putin pode candidatar-se a Presidente até 2036

A câmara baixa do parlamento russo aprovou a versão (polémica) final da lei que permitirá a Vladimir Putin, Presidente da Rússia, continuar a liderar o país até 2036.
NATO

Putin é "responsável" pelas ações do Estado russo 

O secretário-geral da NATO considerou que Vladimir Putin "é responsável por todas as ações do Estado russo", na sequência de uma pergunta sobre se também considerava Putin um "assassino".
Coronavírus

Vacinas. Putin critica autoridades europeias

O Presidente russo critica a posição das autoridades sanitárias europeias na aprovação da Sputnik V. Também os produtores da vacina russa já tinham acusado a União Europeia de ser tendenciosa.
Mundo

Joe Biden encostou Vladimir Putin à parede? /premium

126
A reacção da imprensa e dos políticos russos às declarações de Biden é de completa histeria e a chamada a Moscovo do embaixador russo em Washington, para consultas, nada promete de bom.
Rússia

Deputado russo quer pedido de desculpas dos EUA

1337
Numa entrevista à ABC News, quando questionado se considerava o Presidente russo um assassino, Biden respondeu afirmativamente. Prevêem-se novas tensões nas relações entre os dois blocos.
Resposta Pronta

Biden vs. Putin. "É estratégia de contenção"

Em entrevista, Joe Biden diz que Vladimir Putin é um "assassino". Para Diana Soller, especialista em Assuntos Internacionais, o Presidente dos EUA quer "incomodar autocracias através de alianças".
História

Estaline, Hitler, Mussolini, nenhum teve culpa /premium

454
É necessário proteger o nosso passado dos “treinadores de bancada” e de “analfabetos encartados”. Na História não devem existir tabus.
Rússia

Navalny obrigado a pagar indemnização

O opositor russo terá de pagar 500.000 rublos (cerca de 5.600 euros) ao empresário Yevgeny Prigozhin, que é próximo de Putin e que ameaçou "arruinar" Navanly, quando se encontrava numa clínica alemã.
Vladimir Putin

"Internet" sem moral pode destruir a sociedade

298
Putin diz que se a "internet" não for submetida às normas escritas e morais, "a sociedade será destruída a partir de dentro" e criticou quem utiliza os menores nas redes sociais para fazer lucro.
Vladimir Putin

Putin destaca papel de Mikhail Gorbachev

149
"Pertence, com razão, ao grupo de pessoas extraordinárias e brilhantes", afirmou Putin sobre Mikhail Gorbachev, ao felicitá-lo pelo seu nonagésimo aniversário.
Rússia

Centenas de russos recordam opositor assassinado

Várias centenas de russos concentraram-se no centro de Moscovo, em memória do opositor Boris Nemtsov, um dos principais críticos do Presidente Vladimir Putin assassinado há seis anos.
Rússia

Amnistia Internacional: dois pesos e duas medidas /premium

154
A decisão da AI torna-se ainda mais estranha, quando a organização reconhece o estatuto de “prisioneiro de consciência” a rappers espanhóis que apelam claramente à violência e defendem o terrorismo.
Vladimir Putin

Putin apela à defesa da eleição contra ingerência 

O Presidente russo defende que a "coesão patriótica é imprescindível" face às ameaças do estrangeiro, alegando a necessidade de uma posição "de Estado" para proteger o país de golpes à sua soberania.
PCP

Comunistas portugueses e russos: o mesmo destino /premium

441
Como é possível acreditar no “Pai Natal” russo, considerando-o “anti-imperialista” ou “anti-fascista”, quando ordena a invasão de países vizinhos ou tem como aliados partidos da extrema-direita russa?
Vladimir Putin

A vacina como arma populista

A pandemia concedeu à Rússia a oportunidade para colocar em prática as palavras de Putin, segundo as quais as fronteiras de interesses russos eram mais amplas do que as fronteiras geográficas.
União Europeia

Rússia humilha diplomacia europeia /premium

406
Enquanto decorria o encontro entre Borell e Lavrov, Moscovo expulsava três diplomatas de países da União Europeia por terem “participado nas manifestações ilegais” a favor da libertação de Navalny.
União Europeia

Borrell, Biden, Putin e Navalny /premium

106
Borrell sabe que é o elo mais fraco. Como em relação à China (à Rússia) e até aos EUA, a Europa não consegue ter uma posição firme. Usa a ideia “comissão geopolítica” para disparar sem rumo definido.
Atualidade

Quem é Navalny, o maior opositor de Putin?

Alexei Navalny foi condenado a dois anos e seis meses de prisão. As ruas russas têm estado cheias de manifestantes que exigem a sua libertação. Quem é o homem que move milhares contra Putin?
Rússia

Navalny condenado a dois anos e 6 meses de prisão

O Tribunal de Moscovo condenou Alexey Navalny a 2 anos e seis meses de prisão. EUA, Reino Unido, França, Alemanha pedem libertação imediata. Rússia diz que o Ocidente está “desligado da realidade”.
Rússia

O palácio de mil milhões que Putin diz não ser seu /premium

273
Palácio luxuoso nas encostas do Mar Negro, filmado à socapa por um ativista em 2011, tornou-se o principal símbolo da corrupção oligárquica que opositores de Putin dizem gravitar à volta do Kremlin.
Rússia

Mais de cinco mil detidos em protesto por Navalny

Mais de cinco mil pessoas foram detidas nas principais cidades russas por protestos contra a detenção do líder da oposição a Vladimir Putin. Mulher de Navalny está entre os detidos.
Rússia

Milhares nas ruas exigem libertação de Navalny

120
Milhares de pessoas saíram à rua por toda a Rússia, mantendo uma onda de protestos a nível nacional para exigir a libertação do líder da oposição, Alexei Navalny.
Donald Trump

Rússia cultivou Trump como "ativo" durante 40 anos

385
Nos últimos 40 anos o regime russo cultivou Donald Trump como um "ativo" valioso na disseminação de propaganda anti-Ocidente nos EUA. A revelação é de um antigo espião do KGB, num novo livro.
Rússia

A Rússia está a mudar /premium

186
Há muitos anos que Moscovo não via uma manifestação tão numerosa nas suas ruas e nesta onda de protestos, que teve início com a detenção de Alexey Navlny, há elementos novos de primordial importância.
Rússia

UE pede libertação imediata de Navalny

166
Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, considerou "inaceitável" a detenção do opositor russo Alexei Navalny à sua chegada a Moscovo. E apelou à sua "libertação imediata".
Rússia

Rússia acusa Navalny "de fraude em grande escala"

A Rússia abriu um inquérito de "fraude em grande escala" a Alexei Navalyn, que terá desviado 356 milhões de rublos. O opositor do governo russo acusa Putin de estar a ter "uma crise de histeria".
Rússia

Rússia dá um dia a Navalny para se apresentar

Uma das vozes mais críticas ao regime de Vladimir Putin, Alexei Navalny, tem um dia para regressar ao país ou poderá enfrentar a pena de prisão de três anos e meio que recebeu em 2014.
Rússia

EUA/Rússia. Putin diz que nada muda com Biden

Putin não espera mudança nas relações da Rússia com os Estados Unidos. Já Serguei Riabkov, encarregado das relações com Washington, não espera "nada de bom" de Biden.
Vladimir Putin

Putin garante imunidade quando sair do Kremlin

1342
Vladimir Putin promulgou uma lei que lhe garante a imunidade quando sair da Presidência russa. Os ex-Presidentes russos passam a não poder ser processados, detidos, presos, revistados ou interrogados.
Rússia

Agente revela pormenores sobre ataque a Navalny

118
O principal opositor de Putin diz ter convencido um agente do FSB a contar-lhe vários pormenores acerca do seu envenenamento. Como? A história, diz o próprio, "é melhor do que um filme de Hollywood".
Vladimir Putin

Putin e Navalny: se Rússia quisesse, teria morrido

O Presidente da Rússia recusa que tenham sido os seus serviços secretos a estar por trás da tentativa de assassínio de Navalny e acusa os EUA de difamação.
Vladimir Putin

Putin felicita Joe Biden por vitória presidencial

Vladimir Putin mostrou-se disponível para colaborar com o presidente eleito norte-americano Joe Biden, dizendo esperar que possam ultrapassar as diferenças entre os países.
Rússia

Moscovo prepara um novo pacto Molotov-Ribbentrop? /premium

211
Não tenhamos ilusões em relação à política externa de Putin. Um dos seus principais objectivos é dividir e acabar com a UE com a ajuda de extremistas. É triste constatar, mas parece estar a conseguir.
Coronavírus

Putin pede aos países BRICS cooperação nas vacinas

Putin considera importante agilizar a criação de centros de desenvolvimento e investigação de vacinas dos países BRICS, avançando que vai realizar ensaios clínicos da Sputnik V no Brasil e Índia.
Conflitos

Nagorno-Karabakh provocou milhares de refugiados

Putin assinalou que em Nagorno-Karabakh foram mortas nas seis semanas de combates mais de 4.000 pessoas, "incluindo civis", e "mais de 8.000 pessoas ficaram feridas".
Vladimir Putin

Putin propõe à NATO medidas para reduzir tensão 

O Presidente russo propôs hoje à NATO várias medidas para reduzir a tensão estratégica na Europa — pela qual culpou os Estados Unidos — como adiar o desenvolvimento de mísseis nucleares.
Conflitos

Nagorno-Kharabakh. 5 mil mortos, diz Putin

"Atualmente, o conflito está na pior das suas variantes", lamentou Vladimir Putin, na qualidade de líder da principal potência regional que mantém boas relações com as duas fações.
Rússia

“Enquanto a minha mãe ardia, vós ficastes calados” /premium

205
Poucos se dirigiram ao local onde a jornalista se imolou para depositarem velas e flores, o que levou a filha a ir para lá com um cartaz onde se lia: “Enquanto a minha mãe ardia, vós ficastes calados"
Estados Unidos da América

Não usem Trump para esconder as vossas ideias /premium

850
Porque não podem preferir Trump, sem se desonrarem, aqueles que querem uma América diferente da que Biden propõe? A histeria anti-Trump é uma maneira de a esquerda tentar limitar a escolha política.
Bielorrússia

Bielorrússia. Putin não aceita interferências

O chefe de Estado francês pediu na terça-feira uma mediação internacional para organizar novas presidenciais na Bielorrússia, controladas pela comunidade internacional, mas Putin discorda.
Vladimir Putin

Putin propõe pacto de não agressão informática

O presidente russo propôs aos EUA que aceitem um pacto de "não ingerência" e colaborem em matéria de tecnologias de informação para promover um pacto global de não agressão na área digital.
Vladimir Putin

Putin e a vacina russa. "É segura, fiável, eficaz"

190
Putin disse que Moscovo está pronto para oferecer à ONU toda a assistência necessária, incluindo vacinas gratuitas para todos os funcionários. Sputnik V "é segura, fiável e eficaz", garante.
Rússia

Navalny a fazer progressos na recuperação

Alexei Navalny partilhou uma fotografia no Instagram onde aparece a descer uma escada no hospital La Charité, em Berlim. "É já um caminho claro, embora ainda haja um longo caminho a percorrer."
Rússia

Navalny envenenado com água de garrafa do hotel

Navalny terá sido envenenado antes de ir para o aeroporto, através de uma garrafa de água encontrada no hotel onde esteve hospedado na Sibéria, avança a equipa do principal opositor de Putin.
Bielorrússia

Putin manifesta apoio a Lukashenko

Putin sublinhou que a solução para a crise desencadeada na sequência das eleições presidenciais deve ser resolvida pelos próprios bielorrussos, sem interferências ou pressões vindas do exterior.
café europa

Não somos todos bielorussos /premium

O que fazer pelo povo heróico da Bielorrússia? Não prometer mais do que iremos dar. Dizer que somos todos bielorussos é fácil, mas na prática não vamos todos mudar-nos para Minsk.
Vladimir Putin

Putin anula tradicional transmissão televisiva 

A tradicional transmissão televisiva, que começou em 2001, tem decorrido todos os anos, à exceção de 2004 e 2012, e era encarada pelo regime como uma linha direta para resolver problemas particulares.
Motos

Vladimir Putin já tem moto oficial. E é eléctrica

118
Depois de ter criado a marca de luxo Aurus, para copiar a Rolls-Royce, Putin prepara-se para repetir a dose com os veículos de duas rodas. A Aurus Escort é destinada aos seus seguranças e é eléctrica.
Vladimir Putin

Como responder a Vladimir Putin? /premium

182
O envenenamento de Alexey Navalnyi constitui um sério desafio não só para a Alemanha, mas para toda a União Europeia. Não se pode ficar indiferente a uma sucessão de violações de direitos humanos.
Rússia

Cinismo ou demência do czar Vladimir, o Venenoso? /premium

251
Não se pode pôr de parte a possibilidade de o atentado contra Alexey Navalnyi fazer parte na luta no interior da elite pelo poder. Putin não é eterno e a sua autocracia dá sinais de erosão.
Fact Check

Putin disse que África era cemitério de africanos?

Publicação viral afirma que Putin disse que “África é apenas um cemitério para africanos”. Vários sites de "fact checking" concluíram que informação não é verdadeira.
Bielorrússia

Macron pede a Putin para "favorecer a paz"

Macron sublinhou a Putin o papel "construtivo" que os países da União Europeia querem desempenhar na antiga república soviética para que "cesse imediatamente a violência" sobre a população.
Bielorrússia

Bielorrúsia. Merkel pede a Putin diálogo nacional

Angela Merkel falou por telefone com o Presidente russo, Vladimir Putin, sobre a situação na Bielorrússia após as eleições de 9 de agosto e a necessidade de iniciar um diálogo nacional no país.
Coronavírus

Vacina. "Os empresários russos são paranóicos" /premium

Depois da Sputnik V, mais 3 vacinas podem ser autorizadas até janeiro. A competição científica e económica mantém os testes em sigilo. Mas até os cientistas russos estão incomodados com o secretismo.
Rússia

Putin vai repetir o cenário da Crimeia? /premium

205
No caso da Bielorrússia, Vladimir Putin não pode deixar de actuar, caso o ditador Lukachenko seja derrotado nas urnas e a influência da Rússia seja posta em causa.
Vladimir Putin

Putin e Trump debatem controlo de armamento

Putin e Trump também abordaram a situação em torno do acordo nuclear de 2015 com o Irão, e assinalaram a importância dos "esforços coletivos para apoiar a estabilidade regional".
Rússia

Putin reforça exército com seis navios de guerra

Os navios estarão equipados com "sistemas avançados de armas, controlo e comunicação e fortalecerão consideravelmente o potencial militar da marinha russa, aumentando o seu potencial estratégico".
PCP

E um manifesto contra o branqueamento de Estaline? /premium

1213
Os subscritores do manifesto contra o partido de Ventura não têm coragem, ou acham desnecessário escrever um manifesto a condenar o branqueamento de tiranos como Lénine, Mao ou Estaline.
Política

Chega pode substituir o PCP no apoio a Putin  /premium

468
Poderíamos aprofundar ideias e concluir que o regime existente na Rússia é um regime de extrema-direita autocrática.
Vladimir Putin

O Czar da Rússia e os pingos da chuva /premium

Putin deu mais um passo rumo à consolidação do seu poder. De um poder autoritário e expansionista, que não hesita em imiscuir-se nos assuntos internos de outros estados.
Hong Kong

Putin apoia esforço da China para manter segurança

O Presidente russo, Vladimir Putin, defendeu os esforços do homólogo chinês para "preservar a segurança nacional em Hong Kong". Xi parabenizou Putin pelas alterações à Constituição russa.
Vladimir Putin

Votação nacional: uma farsa em vários actos /premium

123
A organização de lotarias entre os eleitores foi um dos métodos "inovadores" utilizados para angariar votos. E Putin considera-se agora legitimado para se recandidatar e manter no poder até 2036.
Rússia

Oposição russa contra "presidência vitalícia"

Referendo constitucional que possibilita, se aprovado, a extensão do mandato de Putin até 2036, motiva protestos em Moscovo, São Petersburgo e Sibéria. Oposição fala em "farsa eleitoral".
Rússia

Mais do que nunca, Putin será sinónimo de Rússia /premium

220
Em plena pandemia, a Rússia aprovou em referendo que Putin governe um total de 37 anos — mais do que Estaline. Não é certo que o faça, mas a possibilidade agrada-lhe: "É clássico de Putin".
Rússia

Russos vão permitir que Putin governe até 2036

762
A maioria das urnas já fechou, contam-se votos mas já se percebe o resultado: os russos votaram "sim" a uma revisão ampla, mas que abre portas a que Putin governe mais tempo do que Estaline.
Rússia

Putin pede novo sistema de segurança mundial

O Presidente russo defendeu a criação de um sistema de segurança mundial para novas ameaças, afirmando estar aberto ao diálogo e à cooperação nas questões mais atuais da agenda internacional.
Vladimir Putin

Putin admite concorrer a novo mandato presidencial

145
Alterações constitucionais aprovadas pelo parlamento russo e enviadas ao Tribunal Constitucional permitem a Putin concorrer à reeleição, independentemente do número mandatos que já exerceu.
Rússia

A Rússia e a Segunda Guerra, segundo Putin /premium

129
Há muito que o artigo de Vladimir Putin sobre a Segunda Guerra Mundial era esperado. Mas o raciocínio do Presidente da Rússia pouco evoluiu para além da propaganda soviética da era pós-estalinista.
Rússia

Putin: protestos nos EUA revelam "crises internas"

265
Os protestos contra o racismo são, para Vladimir Putin, são um reflexo "profundas crises internas" do país. O Presidente considerou também que a Rússia está a lidar melhor com a pandemia.
Liberdades

O calcanhar da Democracia

414
Os problemas começam porque a maioria das pessoas não precisa do que a Democracia garante, a Liberdade – precisa de um certo desafogo, de um SNS e de segurança. Um ensaio de Maria de Fátima Bonifácio.
Comunismo

O que une Trump, Bolsonaro, Putin e Jerónimo? /premium

1744
Se a Câmara do Seixal se empenhasse tanto no desaparecimento de bairros clandestinos como o PCP se aplica na “Festa do Avante”, o Bairro da Jamaica já poderia ter as condições de vida humanas.
Vladimir Putin

Isolado, Putin impõe testes a todos que o visitam

Não é a primeira vez em 20 anos que Putin não gere pessoalmente uma grande crise nacional, aponta o The Moscow Times: líder russo encontra-se isolado na sua residência em Novo-Ogaryovo.
II Guerra Mundial

Putin e Trump pedem cooperação nos 75 anos de Elba

Os dois presidentes assinaram uma declaração conjunta assinalando o encontro dos exércitos aliados junto ao Rio Elba, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, e desejaram mais cooperação.
Coronavírus

Putin. Situação na Rússia "sob controlo total"

185
Rússia registou este domingo 6.060 novos casos de covid-19, um crescimento sem precedentes no país que tem agora quase 43.000 pessoas infetadas.
Coronavírus

Putin não quer repetir erros de outros países

113
Putin aleta que "o pico da epidemia ainda não foi superado", mas garante que segue "muito atentamente a situação", tendo "em consideração as experiências positivas e negativas de outros países".
Coronavírus

Propaganda e loucura em tempos de pandemia /premium

236
Uma particularidade dos regimes autoritários é empregar eufemismos. Por exemplo, as autoridades russas não empregam a palavra “quarentena”, preferindo utilizar “regime de auto-isolamento em casa”.
Rússia

Tribunal Constitucional aprova reforma de Putin

228
Putin assinou uma reforma constitucional que poderá permitir ao Presidente russo manter-se no poder até 2036, fazendo voltar a zeros a contagem dos seus mandatos presidenciais.
Vladimir Putin

Putin assina lei que lhe permite ficar até 2024

531
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou lei sobre as emendas constitucionais que permite que se mantenha no poder após 2024, ao conceder-lhe o direito de concorrer à reeleição.
Rússia

Aprovada continuidade de Putin no poder após 2024

149
Esta é a primeira revisão da Constituição desde a sua adoção, em 1993, e permitirá que o presidente Vladimir Putin se mantenha no poder após 2024, data em que termina o segundo mandato presidencial.
Rússia

Afinal “a montanha voltou a parir um rato” /premium

167
As emendas à Constituição já faziam prever um cenário de reforço do poder autoritário e ditatorial na Rússia. E para que tudo fique “perfeito” elas incluem a proclamação da “fé em Deus” do povo russo.
Vladimir Putin

Putin apoia lei que o deixa no poder até 2036

621
A mudança constitucional põe fim à lei que limita a dois os mandatos presidenciais na Rússia, permitindo que Putin permaneça no cargo até 2036, se assim o desejar e se for o preferido dos eleitores.
Vladimir Putin

Putin recusou duplos em eventos perigosos

O Presidente russo confirmou que durante os "momentos mais difíceis da luta contra o terrorismo" lhe foi proposto a utilização de duplos em eventos potencialmente perigosos, adiantando que recusou.
Rússia

Milhares protestam contra revisão constitucional

Milhares de pessoas saíram à rua em várias cidades russas para protestar contra a revisão constitucional proposta pelo Presidente Vladimir Putin, que alimenta especulações sobre o seu futuro político.
Vladimir Putin

Putin diz que se opõe a mandatos ilimitados

129
O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que se opõe à ideia de um mandato ilimitado para o líder do país, como existia na União Soviética.
Política

Merkel e Putin debatem tensão entre Irão e EUA

Angela Merkel, vai visitar Vladimir Putin para debater as tensões no Médio Oriente e analisar o cumprimento dos acordos de Minsk de 2015, que visam pôr termo à guerra no leste da Ucrânia.
Vladimir Putin

Polónia está preparada para guerra informativa

São declarações do governo polaco que têm como alvo as recentes acusações de Putin. A Rússia acusou a Polónia de assinar um pacto secreto com a Alemanha antes da II Guerra Mundial.
Conflito na Ucrânia

Troca de prisioneiros entre Ucrânia e pró-russos

A Ucrânia e os separatistas pró-russos realizam no domingo a primeira troca de prisioneiros de guerra desde 2017, em consonância com o que foi acordado em dezembro na cimeira de Paris.
Acordo Nuclear

Putin quer prolongar pacto nuclear com EUA

O presidente Vladimir Putin diz que já se mostrou disponível para prolongar o tratado START, que limita o número de ogivas nucleares entre os dois países, mas que ainda não obteve resposta.
Vladimir Putin

Russia está pronta para cooperar com a NATO

Quem o diz é Vladimir Putin em declarações relativas ao aniversário dos 70 anos da organização. Apesar disso, o líder russo diz que a NATO tem sido incorreta "ou até rude".
Vladimir Putin

O czar “omniinpotente” e o bobo realista /premium

114
“Na Rússia já toda uma geração nasceu, estudou e já tem filhos, tudo na era de Putin. 'Putin' é um cargo e 'Putin' só pode ser Putin. Está tudo certo. O povo sempre teve inclinação para ter um czar".
Rússia

Putin abre primeira "Cimeira Rússia-África"

Vladimir Putin recebe esta quarta-feira em Sochi 30 líderes africanos, incluindo os de Angola, Moçambique e Cabo Verde. São Tomé e Príncipe faz-se representar pela ministra dos Negócios Estrangeiros.
Conflito na Síria

Russia e Síria partilham nordeste sírio

Erdogan e Putin chegaram a um "acordo histórico". As forças curdas têm 150 horas para recuar as suas linhas cerca de 30 quilómetros. As fortificações serão depois destruídas por patrulhas.
Rússia

Russos têm unidade de desestabilização na Europa

Chama-se Unidade 29155, está ativa há pelo menos dez anos mas só agora foi descoberta por diversos serviços de informações ocidentais. Unidade russa terá estado envolvida no envenenamento de Skripal.
Vladimir Putin

As fotos das férias de Putin na Sibéria

115
Putin escolheu a floresta e a montanha para celebrar o seu 67.º aniversário e o Kremlin divulgou fotos do Presidente embrenhado na natureza. Entre piqueniques e carros todo-o-terreno, eis as imagens.
Vladimir Putin

Greta? "Ninguém lhe explicou que mundo é complexo"

2089
Num fórum dedicado à energia, em Moscovo, o Presidente russo disse que não partilha "o entusiasmo geral em relação ao discurso de Greta Thunberg" e destaca que jovem está a ser usada por adultos.
Rússia

Rússia diz que Venezuela tem pago dívida

Vladimir Putin e Nicolás Maduro abordaram numa reunião a dívida da Venezuela à Rússia. O ministério russo das Finanças confirmou que a Venezuela tem cumprido o pagamento das parcelas em dívida.
Venezuela

Rússia. Nicolás Maduro diz ter mapa de cooperação 

Maduro regressou esta quinta-feira a Caracas de uma viagem oficial à Rússia, na qual foi assinado um novo mapa de cooperação para o desenvolvimento económico entre os países.
Estados Unidos da América

EUA forçados a retirar infiltrado de governo russo

Depois de Trump ter discutido informação confidencial com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, os serviços secretos "recuperaram" um infiltrado que teria um acesso único ao Governo de Putin.
Moscovo

Na Rússia também há uma “geringonça” /premium

As eleições municipais em Moscovo, que se realizaram no passado Domingo, trouxeram surpresas: não obstante a forte de repressão, a oposição elegeu 20 dos 45 lugares na assembleia municipal.
Vladimir Putin

Rússia anuncia troca de prisioneiros com a Ucrânia

Vladimir Putin anunciou esta quinta-feira que uma troca "em grande massa" de prisioneiros será concluída em breve com a Ucrânia, uma medida que assinala um declínio nas tensões entre os dois países.
Manifestações

Milhares em manifestação não autorizada em Moscovo

"A Rússia será livre!", "Putin, ladrão!" ou "Liberdade para os presos políticos!" foram alguns dos "slogans" gritados. Manifestantes pediram eleições livres e libertação de ativistas.
Vladimir Putin

Míssil dos EUA. Putin anuncia "resposta simétrica"

O Presidente russo afirma que serão tomadas "medidas exaustivas no sentido da preparação de respostas simétricas". Putin diz que o ensaio de míssil "confirma as anteriores preocupações" da Rússia.
Conflitos

Macron: cessar-fogo em Idlib deve ser respeitado

Só nos últimos três meses, mais de 400 mil pessoas foram deslocadas da província. No encontro com Macron, Putin disse que Moscovo "apoia o exército sírio" no combate contra as "ameaças terroristas".
Diplomacia

Putin reúne-se com Macron em França a 19 de agosto

Entre os temas a abordar estão as perspetivas de resolução da crise no leste da Ucrânia através do chamado grupo da Normandia, integrado pela Ucrânia, Rússia, França e Alemanha.
Presidente Trump

Trump. Novas sanções no caso de espião envenenado

O decreto, relacionado com o envenenamento de um espião russo e de sua filha na Inglaterra, proíbe instituições financeiras de fornecerem empréstimos ou outros tipos de assistência ao governo russo.
Rússia

Rússia constrói armada com "capacidades únicas"

Vladimir Putin diz que a marinha russa continuará desenvolver-se, para ser uma frota própria de uma potência soberana e forte. Este ano receberá 15 novos navios e canhoneiras.
Rússia

Opositor de Putin sofre "reação alérgica grave"

492
Alexei Navalny foi detido esta semana por ter apelado à participação na manifestação de sábado. Este domingo foi transferido para um hospital, com a cara inchada e vermelhidão na pele.
Rússia

Mais de mil detidos em manifestação da oposição

103
Mais de mil pessoas foram detidas hoje em Moscovo durante uma manifestação da oposição para exigir eleições livres, anunciou a polícia.
Diplomacia

Macron recebe Putin a 19 agosto

O Presidente francês anunciou que receberá o seu homólogo russo, Vladimir Putin, a 19 de agosto, na sua residência de férias, alguns dias antes da cimeira do G7.
Rússia

Moscovo. Mais de 500 pessoas detidas pela polícia

Mais de 500 pessoas que participaram na manifestação não autorizada da oposição russa contra a exclusão de candidatos nas eleições locais de 8 setembro foram detidas pela polícia moscovita.
Acordo Nuclear

Rússia e França tentam salvar acordo nuclear

O acordo de 2015, concluído após vários anos de esforços diplomáticos, prevê uma limitação do programa nuclear iraniano em troca do levantamento das sanções internacionais contra o país.
Comissão Europeia

Putin felicita Ursula Von der Leyen pela eleição

Putin manifestou a sua confiança de que "a vasta experiência política" de Von der Leyen ajudará o restabelecimento da cooperação em igualdade e em benefício mútuo entre a Rússia e a União Europeia.
Itália

Rússia: revelado alegado financiamento de Salvini

350
Investigação revela o conteúdo de um encontro onde italianos e russos negoceiam financiamento de milhões. Estas conversas colam a Rússia ainda mais aos movimentos populistas europeus.
Vladimir Putin

O Presidente Putin foi a Roma ver o Papa? /premium

283
O principal objectivo da visita do senhor do Kremlin a Roma não foi o encontro com o Papa, mas sim com os dirigentes italianos que, com a sua política, visam minar a já fraca unidade europeia.
Vaticano

Papa e Putin debatem conflitos internacionais

O Papa recebeu o Presidente russo com um sorriso e um aperto de mão. Ambos afirmam que reunião reforçou relações bilaterais. Encontro durou uma hora e o Papa pediu a Putin que rezasse por ele.
Vladimir Putin

Submarino russo que ardeu era de propulsão nuclear

O submarino acidentado era um AS-12, de propulsão nuclear. Comunicação de Putin vem confirmar relatos que tinham sido divulgados por meios de comunicação social russos.
Roma

Putin vai reunir com o Papa em Roma

Numa visita onde se procura reforçar as relações políticas e económicas entre a Rússia e a Itália, Putin vai também discutir a situação na Síria e o conflito na Ucrânia com o Papa Francisco.
Relações Internacionais

Ordem internacional soberanista /premium

O liberalismo político sempre conviveu harmoniosamente com a soberania quando não a tentou transformar. E este tem de ser o princípio orientador das nossas políticas internacionais.
Acordo Nuclear

EUA e Rússia vão sentar-se à mesa sobre nuclear  

O Presidente da Rússia disse que Moscovo e Washington "instruíram" os respetivos chefes da Diplomacia a "iniciarem consultas" sobre uma extensão do tratado de não proliferação de armas nucleares.
G20

May não quer "atos de desestabilização" de Putin

May diz-se receptiva a melhorar a relação com a Rússia. Mas para isso, disse ao Presidente russo que ele terá de acabar com atos que "ameaçam o Reino Unido e os seus aliados".
Vladimir Putin

Putin: O liberalismo tornou-se uma teoria obsoleta

957
O líder russo diz que as democracias liberais estão ultrapassadas devido ao multiculturalismo e à política de fronteiras abertas. Sobre o caso Skripal é duro: "os traidores têm de ser punidos."
G20

G20. Trump e Putin encontram-se no dia 28

Os dois presidentes encontram-se num momento de alta tensão entre EUA e Irão. Na agenda estará discussão sobre armamento e conflitos mundiais. Melhoria de relação Rússia-EUA também pode ser objetivo.
Vladimir Putin

Rússia prolonga embargo alimentar até 2020

Putin decretou a proibição de importar para a Rússia produtos sobretudo provenientes da UE até ao fim de 2020. Esta medida remonta a 2014, quando a Rússia anexou a península da Crimeia.
Vladimir Putin

Milagres e curas através da televisão /premium

As conversas de Putin com o povo fazem lembrar as sessões de Kaspirovski nos anos de 1990, quando o curandeiro tratava de todas as doenças possíveis através dos ecrãs. Não havia maleita que resistisse
Pré-Publicação

Pré-publicação. As novas revelações sobre Trump /premium

"Trump Debaixo de Fogo", a sequela de “Fogo e Fúria”, é editada esta quinta-feira. O Observador pré-publica um dos capítulos, sobre o encontro do presidente norte-americano com Vladimir Putin.
Dólar

Papel do dólar tem de ser repensado, diz Putin

Putin diz que "a confiança no dólar está a cair" e que a moeda é utilizada pelos EUA para pressionar todo o mundo. Declarações do presidente surgem numa altura de grande tensão entre EUA e Rússia.
A página está a demorar muito tempo.