790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vladimir Putin

Gabinete de Guerra

"Que a visita de Blinken efetivamente resulte"

Anthony Blinken faz "uma data de promessas", mas nenhuma teve efeito no Médio Oriente. Já na Ucrânia, num cenário de escassez de recursos humanos, a vitória de Zelensky pode ainda estar longe. 
O Domínio da Guerra

"EUA voltaram à liderança do apoio à Ucrânia"

Com a aprovação do novo pacote de apoio à Ucrânia, os EUA reconquistam a confiança da Europa. O general Arnaut Moreira entende que o continente ganha assim tempo para repensar a indústria de defesa.
Rússia

Rússia veta proposta da ONU sobre armas no espaço 

A resolução contou com o patrocínio de dezenas de países, incluindo Portugal. Putin declarou que não tem intenção de implantar armas nucleares no espaço, mas que conseguiu chegar ao nível dos EUA.
Gabinete de Guerra

Ucrânia. "Há material, faltam recursos humanos”

José Filipe Pinto considera que Kiev está a chegar ao ponto de ir para a "mesa de negociações". Luís Tomé fala da "saída otimista" de Stoltenberg, mas lembra que ninguém controla a “variável" Trump.
Gabinete de Guerra

"Entrada em Rafah vai ter um custo diplomático"

A três semanas das eleições no Irão, Tiago André Lopes entende o ataque a Israel como um ato eleitoral. Acrescenta também que a incursão de israelita sobre Rafah vai ter um custo político elevado.
Guerra na Ucrânia

Presidente suíça convida Putin para o diálogo

Viola Amherd, escreveu uma carta a Putin convidando-o "a dialogar em tempos difíceis" e sublinhando as bases na busca da paz: respeito pelo direito internacional e direitos humanos.
5 Continentes

"Para Israel, o Irão é um inimigo mais perigoso"

Bruno Cardoso Reis destaca que o objetivo do Irão é intimidar Israel, apesar de não querer uma escalada descontrolada. E será que os republicanos e os EUA ainda são "fiáveis" como aliados da Ucrânia?
Fact Check

Charlie Hebdo põe Macron a "liderar percevejos"?

Nas redes sociais circula uma alegada capa da revista Charlie Hebdo que mostra Macron a "liderar percevejos" rumo à Ucrânia. O boato é falso. A capa verdadeira contém uma caricatura de Putin.
Noticiário

2h. Navalny vai receber Dresden da Paz

O líder da oposição russa vai receber a título póstumo o Prémio Dresden da Paz. Vai ser entregue em cerimónia marcada para maio à viúva Yulia Navalnaya.
A História do Dia

O serviço militar obrigatório deve regressar?

Há chefias militares a defender um debate sobre o processo de recrutamento. A ameaça russa é justificação suficiente ou há algo mais? Bruno Cardoso Reis, historiador, é o nosso convidado.
Guerra na Ucrânia

Putin manda reduzir trabalhos de casa das crianças

O Presidente russo mandou reduzir a quantidade de trabalhos de casa que os estudantes russos recebem. Medida visa criar uma carga educativa "equilibrada e benéfica" para o aluno.
Guerra na Ucrânia

"Atentado pode ser usado eficazmente por Putin" 

Katie Stallard diz que Rússia pode usar atentado no Crocus City Hall para fins de propaganda. Autora do livro "A Dança dos Ossos" explica como Putin, Xi e Kim usam a História para se manter no poder.
Guerra na Ucrânia

Macron pede consenso para convidar Putin para G20

Lula da Silva já admitiu que convidará Putin para a Cimeira de chefes de Estado do G20 em novembro. Presidente francês defende que tem de existir um consenso para tal acontecer.
Guerra na Ucrânia

Putin: Rússia atacar NATO é "um total disparate"

Presidente russo garante que ideia de a Rússia atacar países da NATO "é um completo disparate" mas que vai abater os caças F-16 que o Ocidente enviar para a Ucrânia, estejam onde estiverem.
Guerra na Ucrânia

Jornalista dos EUA preso há um ano na Rússia

O correspondente do Wall Street Journal foi acusado de espionagem e está em prisão preventiva desde 30 de março de 2023. Evan Gershkovich investigava a indústria de armamento russa e o grupo Wagner.
Noticiário

17h. Putin presta homenagem às vítimas de Moscovo

O presidente da Federação de Motociclismo de Portugal destaca a importância do Grande Prémio de MOTOGP para o país. Ainda neste jornal, Vladimir Putin homenageia as vítimas do ataque em Moscovo.
Noticiário

12h. Papa Francisco condena ataque a Moscovo

Na oração do Angelus, o Papa condena o ataque terrorista que é um "ato desumano que ofende Deus". Ainda, Israel diz ter detido 480 elementos do Hamas e da Jihad Islâmica no hospital de Shifa.
Noticiário

18h. Embaixada portuguesa na Rússia pede precaução

A embaixada de Portugal na Rússia pede aos cidadão portugueses em Moscovo para que evitem a zona do ataque de ontem. Ainda neste jornal, Vladimir Putin reage e promete punir os envolvidos.
Noticiário

14h. Putin quer identificar e castigar terroristas

Um discurso do Presidente russo, transmitido na televisão, naquela que foi a primeira reação de viva voz ao ataque em Moscovo, em que também anunciou que amanhã será dia de luto nacional na Rússia.
Resposta Pronta

"Putin está a tentar capitalizar este ataque"

Putin em silêncio por estar "à procura de uma narrativa para capitalizar o ataque". Joana Ricarte, especialista em RI, diz que o apoio dos líderes europeus não tem impacto na Guerra na Ucrânia.
Rússia

Putin tenta implicar Ucrânia no ataque em Moscovo

O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque que matou mais de uma centena de pessoas em Moscovo. Ainda assim, Putin procura implicar Kiev, dizendo que terroristas queriam fugir para a Ucrânia.
Noticiário

2h. Putin deseja melhoras a feridos do ataque

O presidente russo deixa ainda uma palavra de gratidão aos médicos que participaram nas operações de socorro. E ainda, Estrada Nacional 13 cortada devido a incêndio em Valência.
Guerra na Ucrânia

Rússia está em "estado de guerra". O que muda?

Porta-voz do Kremlin diz que, como o "Ocidente se tornou um participante ao lado da Ucrânia" na "operação militar especial", a Rússia está em "estado de guerra". Macron deixa aviso. O que muda agora?
António Costa

Costa diz que eleições russas foram "simulacro"

Na entrada para o Conselho Europeu, Costa referiu que Putin encontrou uma União Europeia unida e referiu o "simulacro de eleições" que foram as recentes eleições presidenciais na Rússia.
Noticiário

15h.MNE: Eleição na Rússia "não tem credibilidade"

João Gomes Cravinho diz que a União Europeia não reconhece a validade da eleição que reelegeu Vladimir Putin. Ainda, relatório da ONU revela que há 210 mil pessoas a passar fome em Gaza.
Noticiário

7h. Putins diz que Guerra na Ucrânia é prioridade

O líder do Kremlin venceu as eleições russas de forma esmagadora e não deixou qualquer margem para dúvida. Ainda neste jornal, Cavaco Silva descreve a entrada de Portugal no euro como "uma revolução".
Alexei Navalny

Putin: Navalny ia entrar em troca de prisioneiros

"Só havia uma condição: que o trocássemos e que ele não voltasse", disse o Presidente russo relativamente à prisão de Navalny, referindo pela primeira vez o seu nome desde a sua morte.
Guerra na Ucrânia

A vitória esmagadora de Putin para vencer a guerra

Putin ganhou as presidenciais mais votadas de sempre com o resultado mais elevado de sempre: 87%. Objetivo é mostrar que Rússia está "unida" para alcançar único objetivo: ganhar a guerra na Ucrânia.
Noticiário

00h. Ténis. Nuno Borges revalida título em Phoenix

Nuno Borges bateu Matteo Berrettini, antigo número seis mundial, em dois sets e revalidou challenger de Phoenix, nos Estados Unidos. E ainda, Vladimir Putin ganha eleições e deixa aviso ao Ocidente.
Noticiário

21h. Morreu o poeta Nuno Júdice. Tinha 74 anos

Morreu o poeta Nuno Júdice, aos 74 anos, vítima de doença. Ainda neste jornal, Vladimir Putin vence presidenciais russas com quase 88 por cento dos votos.
Resposta Pronta

“Vladimir Putin é o senhor absoluto”

O Major-General Isidro Morais Pereira clarifica que o aumento de ataques na Ucrânia não tem uma relação causa-efeito com as eleições russas e lembra que o resultado “está determinado há muito tempo”.
Guerra na Ucrânia

Paris2024. Macron defende cessar-fogo na Ucrânia

Macron fala em cessar-fogo da Rússia durante os Jogos de Paris2024. Rússia responde e desafia: França deve cessar envio de armas para a Ucrânia e apelar à paz no Médio Oriente.
Guerra na Ucrânia

Viúva de Navalny desafia Putin em dia de eleições

Yuliya Navalnaya reapareceu em Berlim, participou num protesto contra as eleições, conseguiu votar e escreveu o nome do marido no boletim de voto. E garantiu que a oposição russa "em breve vencerá".
Noticiário

16h. 74 detidos na Rússia por protestos eleitorais

A OVD- Info avança que as 74 detenções ocorreram em 17 cidades diferentes. E ainda, largas centenas de russos esperavam a sua vez para votar em Portugal.
Noticiário

12h. Viúva de Navalny junta-se a protesto

Opositores ao Kremlin pedem uma afluência massiva às urnas, contra a reeleição de Vladimir Putin. Neste jornal, reportagem em direto da embaixada russa em Lisboa.
Noticiário

9h. Rússia. Mais de 61% dos eleitores já votaram

Vladimir Putin não enfrenta opositores independentes e vai ser reeleito para quinto mandato. Neste jornal, reportagem em direto da embaixada russa em Lisboa. E, Sporting recebe esta noite o Boavista.
Noticiário

7h. Rússia. Apelos ao protesto em dia de eleições

Para o meio-dia está agendada uma manifestação internacional. Vladimir Putin não enfrenta uma oposição clara e vai ser reeleito para um quinto mandato. E, FC Porto venceu o Vizela.
Rússia

Os 3 homens que concorrem contra Putin nas urnas

Além de Putin, há 3 homens que concorrem às eleições: o comunista Nikolai Kharitonov, o ex-empresário Vladislav Davankov e o nacionalista Leonid Slutsky. Em comum têm um ponto: nenhum lhe faz sombra.
Noticiário

9h. CNE prevê recorde nos votos dos emigrantes

AD e PS estão separados por cerca de 51 mil votos. Desta forma, os 400 mil votos esperados pela CNE podem ser decisivos. Ainda neste jornal, urnas já abriram nas eleições presidenciais russas.
Resposta Pronta

Putin vai a votos para "renovar legitimidade"

114 milhões de eleitores são chamados às urnas. Putin procura "renovar legitimidade" da guerra na Ucrânia com "máquina de propaganda extremamente agressiva". Análise de Francisco Pereira Coutinho.
Noticiário

7h. Emigrantes. CNE prevê recorde de votos

Tendo em conta os resultados de domingos, estes votos podem mesmo ser decisivos. Já Rui Rocha defende que deve entrar no próximo Governo. Ainda o início das eleições russas.
Rússia

Começam as eleições russas; Putin sem opositor 

Um mês depois da morte de Navalny, a Rússia vai a eleições. À falta de oposição real, a re-eleição de Putin é garantida, mas muitos russos vêm a votação como via para demonstrar descontentamento.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora