Vladimir Putin
Rússia

Russos têm unidade de desestabilização na Europa

Chama-se Unidade 29155, está ativa há pelo menos dez anos mas só agora foi descoberta por diversos serviços de informações ocidentais. Unidade russa terá estado envolvida no envenenamento de Skripal.
Vladimir Putin

As fotos das férias de Putin na Sibéria

115
Putin escolheu a floresta e a montanha para celebrar o seu 67.º aniversário e o Kremlin divulgou fotos do Presidente embrenhado na natureza. Entre piqueniques e carros todo-o-terreno, eis as imagens.
Vladimir Putin

Greta? "Ninguém lhe explicou que mundo é complexo"

2089
Num fórum dedicado à energia, em Moscovo, o Presidente russo disse que não partilha "o entusiasmo geral em relação ao discurso de Greta Thunberg" e destaca que jovem está a ser usada por adultos.
Rússia

Rússia diz que Venezuela tem pago dívida

Vladimir Putin e Nicolás Maduro abordaram numa reunião a dívida da Venezuela à Rússia. O ministério russo das Finanças confirmou que a Venezuela tem cumprido o pagamento das parcelas em dívida.
Venezuela

Rússia. Nicolás Maduro diz ter mapa de cooperação 

Maduro regressou esta quinta-feira a Caracas de uma viagem oficial à Rússia, na qual foi assinado um novo mapa de cooperação para o desenvolvimento económico entre os países.
Estados Unidos da América

EUA forçados a retirar infiltrado de governo russo

Depois de Trump ter discutido informação confidencial com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, os serviços secretos "recuperaram" um infiltrado que teria um acesso único ao Governo de Putin.
Moscovo

Na Rússia também há uma “geringonça” /premium

As eleições municipais em Moscovo, que se realizaram no passado Domingo, trouxeram surpresas: não obstante a forte de repressão, a oposição elegeu 20 dos 45 lugares na assembleia municipal.
Vladimir Putin

Rússia anuncia troca de prisioneiros com a Ucrânia

Vladimir Putin anunciou esta quinta-feira que uma troca "em grande massa" de prisioneiros será concluída em breve com a Ucrânia, uma medida que assinala um declínio nas tensões entre os dois países.
Manifestações

Milhares em manifestação não autorizada em Moscovo

"A Rússia será livre!", "Putin, ladrão!" ou "Liberdade para os presos políticos!" foram alguns dos "slogans" gritados. Manifestantes pediram eleições livres e libertação de ativistas.
Vladimir Putin

Míssil dos EUA. Putin anuncia "resposta simétrica"

O Presidente russo afirma que serão tomadas "medidas exaustivas no sentido da preparação de respostas simétricas". Putin diz que o ensaio de míssil "confirma as anteriores preocupações" da Rússia.
Conflitos

Macron: cessar-fogo em Idlib deve ser respeitado

Só nos últimos três meses, mais de 400 mil pessoas foram deslocadas da província. No encontro com Macron, Putin disse que Moscovo "apoia o exército sírio" no combate contra as "ameaças terroristas".
Diplomacia

Putin reúne-se com Macron em França a 19 de agosto

Entre os temas a abordar estão as perspetivas de resolução da crise no leste da Ucrânia através do chamado grupo da Normandia, integrado pela Ucrânia, Rússia, França e Alemanha.
Presidente Trump

Trump. Novas sanções no caso de espião envenenado

O decreto, relacionado com o envenenamento de um espião russo e de sua filha na Inglaterra, proíbe instituições financeiras de fornecerem empréstimos ou outros tipos de assistência ao governo russo.
Rússia

Rússia constrói armada com "capacidades únicas"

Vladimir Putin diz que a marinha russa continuará desenvolver-se, para ser uma frota própria de uma potência soberana e forte. Este ano receberá 15 novos navios e canhoneiras.
Rússia

Opositor de Putin sofre "reação alérgica grave"

492
Alexei Navalny foi detido esta semana por ter apelado à participação na manifestação de sábado. Este domingo foi transferido para um hospital, com a cara inchada e vermelhidão na pele.
Rússia

Mais de mil detidos em manifestação da oposição

103
Mais de mil pessoas foram detidas hoje em Moscovo durante uma manifestação da oposição para exigir eleições livres, anunciou a polícia.
Diplomacia

Macron recebe Putin a 19 agosto

O Presidente francês anunciou que receberá o seu homólogo russo, Vladimir Putin, a 19 de agosto, na sua residência de férias, alguns dias antes da cimeira do G7.
Rússia

Moscovo. Mais de 500 pessoas detidas pela polícia

Mais de 500 pessoas que participaram na manifestação não autorizada da oposição russa contra a exclusão de candidatos nas eleições locais de 8 setembro foram detidas pela polícia moscovita.
Acordo Nuclear

Rússia e França tentam salvar acordo nuclear

O acordo de 2015, concluído após vários anos de esforços diplomáticos, prevê uma limitação do programa nuclear iraniano em troca do levantamento das sanções internacionais contra o país.
Comissão Europeia

Putin felicita Ursula Von der Leyen pela eleição

Putin manifestou a sua confiança de que "a vasta experiência política" de Von der Leyen ajudará o restabelecimento da cooperação em igualdade e em benefício mútuo entre a Rússia e a União Europeia.
Itália

Rússia: revelado alegado financiamento de Salvini

350
Investigação revela o conteúdo de um encontro onde italianos e russos negoceiam financiamento de milhões. Estas conversas colam a Rússia ainda mais aos movimentos populistas europeus.
Vladimir Putin

O Presidente Putin foi a Roma ver o Papa? /premium

283
O principal objectivo da visita do senhor do Kremlin a Roma não foi o encontro com o Papa, mas sim com os dirigentes italianos que, com a sua política, visam minar a já fraca unidade europeia.
Vaticano

Papa e Putin debatem conflitos internacionais

O Papa recebeu o Presidente russo com um sorriso e um aperto de mão. Ambos afirmam que reunião reforçou relações bilaterais. Encontro durou uma hora e o Papa pediu a Putin que rezasse por ele.
Vladimir Putin

Submarino russo que ardeu era de propulsão nuclear

O submarino acidentado era um AS-12, de propulsão nuclear. Comunicação de Putin vem confirmar relatos que tinham sido divulgados por meios de comunicação social russos.
Roma

Putin vai reunir com o Papa em Roma

Numa visita onde se procura reforçar as relações políticas e económicas entre a Rússia e a Itália, Putin vai também discutir a situação na Síria e o conflito na Ucrânia com o Papa Francisco.
Relações Internacionais

Ordem internacional soberanista /premium

O liberalismo político sempre conviveu harmoniosamente com a soberania quando não a tentou transformar. E este tem de ser o princípio orientador das nossas políticas internacionais.
Acordo Nuclear

EUA e Rússia vão sentar-se à mesa sobre nuclear  

O Presidente da Rússia disse que Moscovo e Washington "instruíram" os respetivos chefes da Diplomacia a "iniciarem consultas" sobre uma extensão do tratado de não proliferação de armas nucleares.
G20

May não quer "atos de desestabilização" de Putin

May diz-se receptiva a melhorar a relação com a Rússia. Mas para isso, disse ao Presidente russo que ele terá de acabar com atos que "ameaçam o Reino Unido e os seus aliados".
Vladimir Putin

Putin: O liberalismo tornou-se uma teoria obsoleta

957
O líder russo diz que as democracias liberais estão ultrapassadas devido ao multiculturalismo e à política de fronteiras abertas. Sobre o caso Skripal é duro: "os traidores têm de ser punidos."
G20

G20. Trump e Putin encontram-se no dia 28

Os dois presidentes encontram-se num momento de alta tensão entre EUA e Irão. Na agenda estará discussão sobre armamento e conflitos mundiais. Melhoria de relação Rússia-EUA também pode ser objetivo.
Vladimir Putin

Rússia prolonga embargo alimentar até 2020

Putin decretou a proibição de importar para a Rússia produtos sobretudo provenientes da UE até ao fim de 2020. Esta medida remonta a 2014, quando a Rússia anexou a península da Crimeia.
Vladimir Putin

Milagres e curas através da televisão /premium

As conversas de Putin com o povo fazem lembrar as sessões de Kaspirovski nos anos de 1990, quando o curandeiro tratava de todas as doenças possíveis através dos ecrãs. Não havia maleita que resistisse
Pré-Publicação

Pré-publicação. As novas revelações sobre Trump /premium

"Trump Debaixo de Fogo", a sequela de “Fogo e Fúria”, é editada esta quinta-feira. O Observador pré-publica um dos capítulos, sobre o encontro do presidente norte-americano com Vladimir Putin.
Dólar

Papel do dólar tem de ser repensado, diz Putin

Putin diz que "a confiança no dólar está a cair" e que a moeda é utilizada pelos EUA para pressionar todo o mundo. Declarações do presidente surgem numa altura de grande tensão entre EUA e Rússia.
Vladimir Putin

Eleições nos EUA? "Nunca nos intrometemos"

O relatório Mueller acusa a Rússia de interferir nas eleições de 2016. Vladimir Putin garante que Rússia “nunca se intrometeu, não se intromete e nunca se intrometerá em nenhuma eleição”.
Huawei

Huawei. China vai desenvolver 5G na Rússia

210
A Huawei vai desenvolver a rede 5G na Rússia em 2020 pela operadora MTS. Acordo foi celebrado na quarta-feira entre Putin e Xi Jinping depois de os EUA colocarem a empresa chinesa numa lista negra.
Vladimir Putin

Venezuela. Putin não vai aumentar preseça militar 

Putin disse que os especialistas russos estão na Venezuela em cooperação técnica devido às armas de fabrico russo compradas por Caracas e que não tem intenção de aumentar presença militar.
Papa Francisco

Papa Francisco recebe Putin em julho no Vaticano

Este será o terceiro encontro entre Putin e o Papa Francisco. O primeiro foi a 25 de Novembro de 2013 e durou apenas 35 minutos. A segunda reunião foi em 2015, e durou 50.
Desporto

Veja a queda de Putin após um jogo de hóquei

O presidente russo participou numa partida amigável de hóquei no gelo contra antigos jogadores da NHL. Marcou 8 golos, venceu por 14 a 7 e acabou o jogo escorregando durante a volta de celebração.
Rússia

Manifestações do 1.º de Maio contra Putin

141
Cerca de 100 pessoas foram hoje detidas durante as manifestações do 1.º de Maio em toda a Rússia, tendo mais de metade ocorrido em São Petersburgo, segundo o grupo ativista OVD-Info.
Marcelo Rebelo de Sousa

A noiva, os Direitos Humanos e a foto com Putin

Antes do arranque da visita de Estado à China, Marcelo participou no Fórum Faixa e Rota. E lembrou ao Presidente chinês que Portugal também trouxe na agenda a questão dos Direitos Humanos.
Rússia

Putin. Rússia oferece cidadania a ucranianos 

Em menos de três meses, os ucranianos que vivem no leste poderão tornar-se cidadãos russos a pedido. A medida precede a eleição de Zelensky na Ucrânia, que quer pôr fim à guerra com a Rússia.
Rússia

Rússia afastada da formação do mundo bipolar /premium

237
O mais grave é que os senhores do Kremlin não aprendem nada com o passado ou como presente. Pequim não se mete em aventuras militares, mas tem interesses económicos crescentes em todos os continentes
Mercedes-Benz

Vladimir Putin é estrela na fábrica da Mercedes

Sob a batuta de Vladimir Putin, a Mercedes inaugurou a sua primeira fábrica no país. O investimento de 250 milhões de euros criou mais de 1000 postos de trabalho, música para os ouvidos do Presidente.
Rússia

O início do fim do reinado de Putin /premium

327
Segundo o Fundo da Opinião Pública, em 2015 67% dos russos consideraram útil a ocupação da Crimeia; hoje esse número desceu para 39%. Não é o fim do regime de Putin, mas o início da queda já começou.
Rússia

Rússia. Protestos a lei para desligar internet

112
O governo russo quer aprovar uma lei que permita desconectar a rede de internet do país no caso haver uma crise nacional. Milhares de manifestantes protestaram contra a lei em Moscovo.
Rússia

Rússia. Lei condena comentários desrespeitosos

Foi aprovada uma lei na Rússia que condena todos os que façam comentários que desrespeitem o Governo, os seus oficiais ou Vladimir Putin. As multas podem ir até cerca de 1300 euros.
Vladimir Putin

Putin diz que desmascarou 600 espiões 

O Presidente russo afirma as agências de inteligência estrangeiras tentam obter informação sobre a Rússia. Foram detidos "129 funcionários e 465 agentes de serviços especiais estrangeiros".
Família Real Britânica

Suspeitas de fraude envolvem Carlos e rede russa

258
O ex-chefe de um banco russo terá dado 1,5 milhões de libras ao príncipe Carlos da Inglaterra para financiar o resgate de uma habitação de luxo. Os fundos vinham de um grupo de empresários russos.
Cimeiras

Putin e Netanyahu discutem coordenação na Síria

No centro das conversações dos dois líderes estará a consolidação do Irão na Síria e o ataque às suas bases. Netanyahu promete que Israel "continuará a agir até que a Síria fique limpa de iranianos".
Rússia

Putin ameaça EUA caso coloquem mísseis na Europa

382
"Sabemos como fazer isto e vamos implementar estes planos imediatamente, logo que as ameaças se tornem uma realidade", disse Putin face à possibilidade de os EUA implementarem mísseis na Europa.
Vladimir Putin

Putin promete melhorar nível de vida dos russos 

O Presidente russo anuncia que a Rússia precisa concentrar-se em elevar o padrão de vida e salienta que o Governo vai aumentar os pagamentos sociais para apoiar as famílias jovens.
Presidente Trump

Trump escondeu detalhes de encontro com Putin

102
Os dois líderes encontraram-se várias vezes, mas não há registos detalhados das reuniões porque Trump o impediu. Numa das vezes, ficou com as notas tiradas pelo intérprete.
Rússia

Putin enterrou o socialismo /premium

219
Restam cada vez menos razões ao PCP para apoiar a política de Putin, sobretudo depois de o dirigente russo “ter enfiado o socialismo na gaveta”, mas ainda algo importante os une: o anti-americanismo.
Vladimir Putin

Guerra nuclear: Putin alerta para risco crescente

Putin criticou os EUA por provocarem nova corrida às armas ao abandonarem os acordos de desnuclearização. Se os EUA colocarem mísseis de médio alcance na Europa, a Rússia será forçada a tomar medidas.
Vladimir Putin

Documento sugere que Putin teria ligações à Stasi

102
Um documento que apresentava o atual presidente como "Major Putin" foi descoberto nos arquivos da RDA, ocupada à época pela União Soviética. O período de Putin ao serviço do KGB mantém-se oculto.
Rússia

Putin despede-se de ativista dos direitos humanos

Vladimir Putin despediu-se de Lyudmila Alexeyeva, uma das fundadoras do movimento de direitos humanos na ex-URSS, crítica da "repressão política", mas defensora de um diálogo com o Kremlin.
Vladimir Putin

Rússia vai desenvolver mísseis se EUA o fizerem

Vladimir Putin faz anúncio um dia depois de o secretário de Estado dos EUA ter anunciado que as obrigações do país perante o Tratado de Forças Nucleares Intermediárias ficam suspensas em 60 dias.
Estados Unidos da América

Donald Trump quer pôr fim à corrida às armas

O Presidente dos EUA está disposto a trabalhar com os homólogos chinês e russo, para por fim à corrida ao armamento. Na opinião de Trump, esta é uma situação que está "fora de controlo".
Vladimir Putin

Putin. Reunião com Trump é "mesmo necessária"

Putin lamentou que o presidente norte-americano tenha cancelado o encontro previsto à margem do G20. Trump justificou a alteração com a escalada de tensão desencadeada por Moscovo contra a Ucrânia.
G20

G20. O "high-five" de Putin ao príncipe saudita

Na abertura da cimeira do G20, em Buenos Aires, na Argentina, o presidente russo cumprimentou Mohammed bin Salman com entusiasmo. Vários líderes quiseram discutir o caso Khashoggi.
Donald Trump

Houve planos para Trump dar "penthouse" a Putin

A empresa de Donald Trump teve planos para construir um arranha-céus no centro de Moscovo. Trump sempre disse que não tinha relações com Putin, mas houve planos para dar a "penthouse" a Putin.
Presidente Trump

Crise na Ucrânia. Trump cancela reunião com Putin

Donald Trump cancelou a reunião que ia ter com Vladimir Putin em Buenos Aires, à margem da cimeira do G20. Crise na Ucrânia motiva a decisão do Presidente dos EUA.
Vladimir Putin

Putin garante não ter interferido nas eleições

Vladimir Putin e Mike Pence tiveram um encontro informal de cerca de dez minutos à margem da cimeira da Associação dos Países do Sudeste Asiático (ASEAN), em Singapura.
Web Summit

Desafiámos Kasparov para um jogo-entrevista

110
Desafiámos Garry Kasparov, um dos melhores jogadores de xadrez de sempre, para um jogo-entrevista. A conversa foi das ameaças da tecnologia aos problemas com Putin. Naturalmente, houve xeque-mate.
Web Summit

Kasparov: "O ocidente não quer saber de Putin" /premium

Entrevistámos o ex-melhor jogador do mundo de xadrez, Garry Kasparov, durante um jogo. Da evolução da tecnologia aos problemas com Putin, a conversa acabou em xeque-mate.
Atualidade

Arsenal é a nova "arma" de Putin, em monovolume

Depois da berlina de luxo, o Aurus Senat, eis que surge o Arsenal, o monovolume destinado a transportar Putin e os seus membros da segurança. As vendas ao público arrancam em Janeiro.
Síria

Erdogan, Putin, Macron e Merkel discutem Síria

Os presidentes turco, russo, e francês e a chanceler alemã reúnem-se este sábado em Istambul com a situação em Idlib (noroeste da Síria) e a resolução política do conflito na agenda.
Vladimir Putin

Rússia dá como garantida a saída dos EUA

Vladimir Putin, afirmou que já deu como garantida a saída dos Estados Unidos do tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio (INF), considerado a pedra angular da segurança europeia.
Estados Unidos da América

Os detalhes da ida de Trump a Moscovo em 2013 /premium

"Roleta Russa", de Michael Isikoff, descreve as ligações entre a Rússia de Putin e os Estados Unidos de Trump. O Observador pré-publica um dos capítulos, sobre a ida de Trump a Moscovo em 2013.
Vladimir Putin

Putin: EUA têm responsabilidade no caso Khashoggi

O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que os Estados Unidos têm "alguma responsabilidade" no desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi.
Donald Trump

Trump diz que Putin está envolvido em assassínios

A afirmação do presidente dos EUA vem no seguimento do envenenamento de Sergei Skripal e a filha Yulia, seguido do da britânica Dawn Sturgess, em julho, devido aos efeitos da mesma substância química.
Vladimir Putin

Putin visita Índia e assina contrato para mísseis

Vladimir Putin, inicia uma visita oficial de dois dias à Índia, no âmbito da qual assinará com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, um contrato para o fornecimento de mísseis antiaéreos S-400.
Vladimir Putin

Putin sobre Skripal: "Um traidor da pátria"

O presidente da Rússia disse que o ex-espião era "simplesmente um estupor" e acusou ainda a imprensa ocidental de "promover a teoria de que o Skripal era quase como um ativista dos direitos humanos".
Rússia

Putin pode ser batido em eleições limpas? /premium

Julgando-se “donos daquilo tudo”, os senhores da Rússia descuidaram-se e criaram um mau precedente, sobretudo num momento em que medidas como o aumento da idade das reformas são fortemente contestadas
Conflito na Síria

Síria. Putin e Erdogan criam zona desmilitarizada

Zona desmilitarizada acordada entre os presidentes da Rússia e da Turquia deve ser criada antes de 15 de outubro e vai separar as posições das forças governamentais e das milícias da oposição
Reino Unido

Skripal. Suspeitos alegam que eram turistas

140
Os dois homens identificados pela polícia britânica como suspeitos de terem atacado o ex-espião Sergei Skripal deram uma entrevista. Garantem que estão inocentes e eram apenas turistas.
Rússia

Homens que envenenaram espião "não são criminosos"

O presidente russo, Vladimir Putin, diz que conhece os suspeitos acusados do envenenamento do espião Sergei Skripal, em Inglaterra, e que um dia eles hão-de contar a sua história.
Rússia

Vídeo. O enorme contingente militar russo em ação

Pelo ar, por terra e pelo mar. O contingente russo neste exercício militar histórico é o maior desde a Guerra Fria, com mais de 300 mil soldados. As imagens mostram a deslocação para a Sibéria.
Reino Unido

Londres culpabiliza Putin por ataque com novichok

O secretário de Estado britânico para a Segurança acusou Vladimir Putin de ser "em última instância" o responsável pelo ataque com novichok contra Sergei Skripal e a filha do ex-espião russo.
Vladimir Putin

Como Putin relaxa nas férias no Sul da Sibéria

O Kremlin não hesita em mostrar como Putin relaxa nas férias e, desta vez, o presidente da Rússia escolheu a região de Tuva, no sul da Sibéria. "Não vejo a necessidade de me esconder nos arbustos".
Vladimir Putin

Putinismo /premium

118
O Putinismo faz escola entre nacionalistas mal intencionados nas elites e populações europeias. A ideia de que a Rússia seria um exemplo a seguir em vários países é uma ameaça à nossa forma de vida.
Rússia

Opositor russo Navalny detido à porta de casa

Alexei Navalny, considerado o principal opositor ao presidente russo, Vladimir Putin, foi detido hoje à porta de casa por motivos desconhecidos.
Vladimir Putin

Soviéticos em Praga: libertadores ou ocupantes? /premium

100
Actualmente, Vladimir Putin tenta repetir a política de “soberania limitada” de Leonid Brejnev, dirigente soviético que ordenou a entrada de tanques em Praga.
Rússia

Dissidente russo em greve de fome é hospitalizado

Sergei Oudaltsov, que está associado à extrema-esquerda, foi sentenciado a 30 dias de cadeia por ter queimado imagens lideres russos durante uma manifestação.
Vladimir Putin

Putin volta a convidar Kim Jong-un para cimeira

O Presidente russo voltou a convidar o líder norte-coreano, Kim Jong-un, para uma cimeira. Putin quer discutir relações bilaterais e matérias de natureza regional.
Estados Unidos da América

Skripal. EUA vão impôr novas sanções à Rússia

Os Estados Unidos anunciaram restrições à exportação de tecnologia sensorial para a Rússia. As novas sanções surgem em resposta ao ataque químico aos Skripal, no Reino Unido.
Presidente Trump

Putin propôs acordo nuclear mas não teve resposta

O Politico teve acesso a um documento com a proposta de Putin para Trump onde o Presidente da Rússia terá procurado estender acordo nuclear até 2026. EUA dizem que não se comprometeram com nada.
Rússia

Wagner. Os mercenários de Vladimir Putin

Da Ucrânia à Síria, o grupo de mercenários Wagner esteve sempre presente em todos os conflitos de interesse para o Kremlin. Pelo menos quatro jornalistas morreram enquanto investigavam esta relação.
BRICS

Putin, descobridor de África e da América do Sul /premium

Putin apresenta-se melhor preparado do que velha URSS e sublinha que os investimentos russos em África são para ter retorno financeiro e que a época do “internacionalismo proletário” passou à história
Férias

Onde passam férias os grandes líderes mundiais

Praias paradisíacas, resortes de luxo e caminhadas em zonas de campo. Quando chegam os meses de verão, os líderes mundiais também vão de férias.
Vladimir Putin

Putin aceita ir a EUA e convida Trump para Moscovo

O Presidente da Rússia assumiu que está "pronto para se apresentar em Washington" para reencontrar Donald Trump e revelou que convidou o homólogo norte-americano para visitar Moscovo.
Vladimir Putin

Putin convida Trump para encontro em Moscovo

Vladimir Putin, disse esta sexta-feira que convidou Donald Trump para um encontro em Moscovo. A visita à Casa Branca foi adiada, mas o presidente russo afirmou que estava pronto.
Conversas à Quinta

Mistérios de Trump, esse grande desestabilizador

Um elefante numa loja de porcelanas? À primeira vista, sim. Mas não só. Trump viola todas as regras da conduta diplomática, mas as rupturas com a ordem ocidental são menores do que muitas vezes se diz
Relações Internacionais

Trump e Putin juntos para o fim da ordem liberal

142
A contribuir para agravar a erosão da ordem liberal, Trump não perde oportunidade de semear mais discórdia e permitir o fortalecimento da narrativa do Kremlin sobre a debilidade dos valores ocidentais
Presidente Trump

Trump quer convidar Putin para cimeira nos EUA

Assessora de imprensa de Trump revela que existem contactos para convidar presidente russo para uma nova cimeira, agora nos EUA. Diretor nacional dos serviços secretos foi apanhado de surpresa.
Diplomacia

Quem mente mais: Putin ou Trump? /premium

348
Não sei foi Putin ou Trump quem venceu em Helsínquia, mas parece ser claro que a humanidade sofreu mais uma pesada derrota. O mundo é governado por dirigentes cada vez mais irresponsáveis.
Presidente Trump

Trump quer novo encontro com Putin

O Presidente dos EUA anunciou a intenção de manter uma segunda reunião com o homólogo russo, Vladimir Putin, após o "grande êxito" da cimeira que mantiveram esta semana em Helsínquia.
Vladimir Putin

Putin. "Forças" nos EUA querem sacrificar relações

O Presidente russo, Vladimir Putin, acusou "forças nos Estados Unidos" de estarem "prontas a sacrificar as relações russo-americanas", após a cimeira com Donald Trump, em Helsínquia.
Presidente Trump

Três dias de contradições de Trump sobre a Rússia

128
Trump teve de voltar a esclarecer a sua opinião sobre a ameaça russa. O presidente já retificou duas declarações sobre o assunto, usando a semântica e a interpretação de um "não" como desculpas.
Donald Trump

Trump espera muitas "coisas positivas" de Putin

"Putin e eu discutimos muitos temas importantes na nossa reunião. Demo-nos bem, o que realmente incomodou muitos inimigos que queriam ver um combate de boxe. Grandes resultados virão", disse Trump.
Presidente Trump

Cimeira com Putin foi "ainda melhor" que a da ONU

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse que a sua reunião com o homólogo russo foi "ainda melhor" do que a cimeira da NATO e culpou os 'media' de darem uma ideia errada da reunião bilateral.
Presidente Trump

Jornais acusam Trump de traição

300
Os jornais desta terça-feira criticam duramente a postura do presidente norte-americano durante o encontro com Vladimir Putin. "Traidor" é a palavra que mais surge nas capas da imprensa internacional.
Vladimir Putin

Acusações "infundadas" sobre novichok, diz Putin

O Presidente da Rússia disse na segunda-feira que são "infundadas" as acusações sobre as ligações de Moscovo aos envenenamentos através do agente químico 'Novichok' que se verificaram em Inglaterra.
Política

Os detalhes do encontro entre Trump e Putin

Em Helsínquia, Trump teve de esperar 50 minutos por Putin. Foi a cimeira em que se discutiu o agravamento das tensões entre a Rússia e os EUA e a interferência russa nas eleições americanas de 2016.
Mundial 2018

Rússia sofre 25 milhões de ciberataques no Mundial

A Rússia sofreu cerca de "25 milhões de ciberataques" durante o Mundial de futebol, afirmou o Presidente russo, Vladimir Putin, sem precisar a origem dos ataques informáticos.
Diplomacia

A primeira cimeira Trump-Putin. De que vão falar? /premium

106
Trump e Putin já estão juntos para a sua primeira cimeira bilateral. Discussão passará pela Ucrânia, Síria, energia e armas nucleares. Mas é manchada por suspeitas de conluio em 2016.
Diplomacia

Trump sem expectativas para o encontro com Putin

O presidente dos EUA garantiu que não parte com grandes expectativas para a cimeira com o homólogo russo, Vladimir Putin, que vai decorrer na segunda-feira em Helsínquia, na Finlândia.
Presidente Trump

Protestos na Escócia contra visita de Trump

O Presidente americano vai passar o fim de semana na Escócia, enquanto se prepara para a cimeira com Putin. Cerca de 3 mil pessoas concentraram-se junto ao parlamento escocês, em Edimburgo.
NATO

Alemanha está "capturada pela Rússia", diz Trump

204
Na chegada a uma cimeira da NATO que se prevê intensa, em Bruxelas, o presidente dos EUA deixou as primeiras críticas. Europeus esperam apoio americano enquanto pagam "biliões" a Moscovo.
Relações Internacionais

O que se pode esperar da Cimeira Trump-Putin? /premium

Putin precisa deste encontro como de “pão para a boca”, pois poderá ajudá-lo a sair do isolamento a Ocidente e Trump de vitórias diplomáticas para satisfazer o seu ego e ganhar as eleições intercalare
Marcelo Rebelo de Sousa

Putin encontra-se com Marcelo e elogia seleção 

183
Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se com Putin e elogiou a seleção portuguesa, dizendo que "é uma das mais brilhantes da Europa e do mundo". Marcelo e Guterres estão a assistir ao jogo na Rússia.
Presidente Marcelo

Marcelo reúne-se com Putin e vê jogo de Portugal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reúne-se na quarta-feira, em Moscovo, com o líder russo, Vladimir Putin.
António Guterres

Guterres reúne com Putin e assiste ao Mundial

António Guterres vai reunir-se com Putin e com o ministro dos Negócios Estrangeiros nos dias 20 e 21 de junho. No dia 20, o secretário-geral da ONU vai assistir à partida de Portugal contra Marrocos.
Nações Unidas

Apelo para Guterres discutir presos com Putin

38 países pediram a Guterres que discuta com Putin "o sofrimento" de quem está detido ilegalmente. O caso do realizador Sentsov, que está em greve de fome, deve ser levantado "urgentemente".
Rússia

Putin disponível para encontro com Trump

O presidente russo disse estar pronto para se encontrar com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, assim que os Estados Unidos "estiverem prontos" para a reunião.
Mundo

Espanha. Crítico de Putin preso a pedido da Rússia

Bill Browder, um dos maiores adversários do Kremlin, foi detido em Espanha. Foi o próprio a revelar o incidente no Twitter, garantindo que a detenção foi cumprida a pedido da Rússia.
Rússia

Jornalista crítico de Putin assassinado em Kiev

134
Um jornalista russo, muito crítico do Presidente russo, Vladimir Putin, foi assassinado esta quarta-feira, com tiros nas costas, na capital ucraniana, o que a polícia do país atribuiu à sua profissão.
Rússia

Na Europa há alguns mais iguais do que outros /premium

A forma como a União Europeia se relaciona com a Rússia de Putin, nuns casos olhando aos interesses dos seus membros mais poderosos, noutros desconsiderando os mais fracos, só agrava a actual desunião
Acordo Nuclear

Putin e Macron encontram-se em São Petersburgo

Vladimir Putin recebe Emmanuel Macron num clima de tensão motivado pela saída dos EUA do acordo nuclear iraniano e o impasse na resolução dos conflitos na Síria e no leste da Ucrânia.
Reino Unido

Abramovich com visto caducado. Retaliação?

O dono do Chelsea, o multimilionário russo Roman Abramovich, está no Reino Unido com visto caducado. Pedido de um novo já foi feito, mas as autoridades do país ainda não o concederam.
Rússia

Putin inaugura ponte que liga Rússia à Crimeia

O Presidente russo, Vladimir Putin, inaugurou esta terça-feira a ponte que liga a Rússia à península da Crimeia com as autoridades de Kiev a acusarem-no de "desrespeito" ao direito internacional.
Rússia

Putin: a dança de cadeiras continua /premium

O discurso de Putin na parada militar de 9 de Maio não deixa margem para dúvidas: pelo menos nas palavras o dirigente russo continua a rever a história a favor do nacionalismo e do anti-ocidentalismo.
Rússia

Lisboa. Embaixador russo é 7º a morrer subitamente

2686
Oleg Belous morreu "repentinamente" na terça-feira. São já vários os diplomatas russos a morrer de ataque cardíaco ou de forma inesperada nos últimos 18 meses.
Atualidade

Putin investiu 165 milhões numa limusina. Porquê?

514
Depois de muito se ter especulado acerca da nova “besta” de Putin, eis que a limusina já fez a sua estreia, com toda a pompa e circunstância. O chamado projecto Cortege está (literalmente) em marcha.
Vladimir Putin

Putin propõe Medvedev para primeiro-ministro

No dia em que foi investido como Presidente da Rússia, Vladimir Putin voltou a propor Dimitri Medvedev para o cargo de primeiro-ministro. A votação na Duma está prevista para terça-feira.
Vladimir Putin

Putin é reconduzido como Presidente da Rússia

Esta segunda-feira, Vladimir Putin é reconduzido como Presidente da Rússia, num mandato que dura até 2024. Foi reeleito em março com 76,7% dos votos, o resultado mais alto desde que chegou ao poder.
Rússia

Mil pessoas detidas em manifestações anti-Putin

149
Mais de mil pessoas foram detidas na Rússia em dia de protestos contra a investidura de Vladimir Putin para um quarto mandato presidencial na segunda-feira, segundo a Associated Press.
Rússia

Líder da oposição a Putin foi preso

100
O principal opositor político de Vladimir Putin estava numa manifestação, no centro de Moscovo, quando foi agarrado pelas pernas e pelos braços.
Mundo

Pamela Anderson e o triângulo Trump-Putin-Assange

A atriz deu uma entrevista onde falou da relação com Julian Assange, a amizade com Vladimir Putin e a presença paga num aniversário de Donald Trump. Um triângulo com a protagonista de "Marés Vivas".
Mundial 2018

Putin assegura que está tudo pronto para o Mundial

Vladimir Putin afirmou esta quarta-feira que os preparativos para o Mundial de 2018 estão quase terminados e que "a Rússia está pronta para o torneio". Mundial acontece entre 14 de junho e 15 de julho
Diplomacia

Mundo aplaude acordo nas Coreias, mas com cautela

152
Donald Trump diz que a cimeira entre as duas Coreias trouxe "boas coisas", mas "só o tempo dirá" se o acordo resulta. China e Rússia saúdam notícia de acordo entre Kim Jong-un e Moon Jae-in.
Cuba

Putin felicita novo presidente de Cuba

Presidente russo mostrou-se seguro que, com Díaz-Canel, Cuba vai iniciar uma nova etapa de desenvolvimento socioeconómico e disse que valoriza muito a relação com o país.
Síria

EUA devem anunciar mais sanções contra a Rússia

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU avançou que devem ser anunciadas novas sanções contra a Rússia ainda esta segunda-feira. Nikki Haley afirmou que os bombardeamentos foram uma "mensagem séria".
Conflito na Síria

Quais os países que lutam na guerra da Síria?

208
A guerra da Síria tornou-se no sítio onde todos os países canalizam os conflitos que não querem ter em casa. Conheça os principais intervenientes desta guerra sem fim que já matou 500 mil pessoas.
Síria

Putin denuncia ato de agressão

O presidente Putin classificou de ato de agressão o ataque ocidental à Síria. Embaixador russo em Washington avisou que ato "não ficará sem consequências".
Síria

Putin avisa Macron para qualquer "ato irrefletido"

Vladimir Putin avisou Emmanuel Macron sobre a necessidade de evitar "atos irrefletidos e perigosos" na Síria. O presidente francês declarou que tem provas de que o regime sírio usou armas químicas.
Sanções

Até quando irá resistir a economia russa?

253
Depois das sanções norte-americanas, segundo a Forbes, só a 9 de Abril os 50 russos mais ricos perderam 12 mil milhões de dólares devido à queda da cotação das suas empresas nas bolsas internacionais.
Emmanuel Macron

Macron pede a Putin que pressione Damasco

Emmanuel Macron pediu a Putin que exerça a sua influência sobre o regime sírio para "pôr fim à escala militar constatada nos últimos meses". O objetivo é proteger a população.
Geopolítica

Trump propôs encontro com Putin na Casa Branca

O presidente dos EUA propôs um encontro com Vladimir Putin, o presidente russo, na Casa Branca, nos EUA. O anúncio foi feito por Moscovo, esta segunda-feira, mas o convite foi feito a 20 de março.
Diplomacia

Cinco razões que levaram à não expulsão de russos

393
A oposição acusou o Governo de estar condicionado por PCP e BE, mas antigos governantes e diplomatas alertam que o jogo diplomático é mais complexo e que aproximação à Rússia começou há 10 anos.
Rússia

"Informação do Reino Unido é escrita por crianças"

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo acusou o Reino Unido de enviar informação "que parece escrita por crianças". A Rússia garante que não sabe nada sobre o caso Skripal.
Vladimir Putin

NATO expulsa sete diplomatas russos

Secretário-geral da NATO anunciou expulsão de sete diplomatas russos e anunciou que missão russa junto da NATO será reduzida de 30 para 20 diplomatas.
Facebook

O Facebook ajudou Trump? Então já não presta

940
O escândalo à volta do Facebook não tem a ver com as redes sociais e o seu poder, mas com o facto de ter ajudado Trump. Enquanto ajudava apenas Obama ou os Trabalhistas ingleses, estava tudo bem.
Vladimir Putin

Rússia: acusações britânicas roçam o "banditismo"

Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, considerou que as acusações do Reino Unido em relação ao envenenamento do ex-espião Sergueï Skripal são de uma "desfaçatez inaudita, sem precedentes".
Rússia

O fator Putin

127
A eleição da Putin apenas confirma o que já sabíamos. Que a Rússia é uma ameaça à estabilidade e segurança da Europa. E que todos os estados do continente deveriam ter uma posição concertada.
Conversas à Quinta

O que é o putinismo? Para onde é que ele nos leva?

Putin foi de novo eleito Presidente da Rússia, consolidando um regime centrado no culto do homem forte e que desdenha as regras das democracias liberais. Um regime com muitos inesperados admiradores.
Conversas à Quinta

O que é o putinismo? Para onde é que ele nos leva?

Putin foi de novo eleito Presidente da Rússia, consolidando um regime centrado no culto do homem forte e que desdenha as regras das democracias liberais. Um regime com muitos inesperados admiradores.
Rússia

Houve russos a votar duas vezes nas eleições

742
Fotos divulgadas pela agência Reuters mostram que houve pessoas a votar em duas assembleias de voto diferentes no mesmo dia. Membro da comissão de eleições diz que "podem ser gémeos".
Presidente Trump

Telefonema para Putin por motivos geoestratégicos

Donald Trump escreveu no Twitter que o telefonema que fez a Putin, para o felicitar pela reeleição, aconteceu por motivos geoestratégicos. E atacou os media por criticarem o seu contacto com o Kremlin
Donald Tusk

Donald Tusk recusa felicitar Putin

Donald Tusk recusa-se a felicitar Putin pela sua reeleição. Jean-Claude Juncker fê-lo através de uma carta, sem nomear o caso do envenenamento do ex-espião russo, razão pela qual foi alvo de críticas.
Boris Johnson

MNE britânico acusa Putin de ataque contra Skripal

Boris Johnson diz que o ataque ao ex-espião russo foi realizado para ajudar na reeleição de Vladimir Putin, para além de ser uma mensagem para possíveis desertores russos.
Presidente Trump

Trump planeia encontrar-se com Putin

Trump confirmou que falou com Putin ao telefone esta terça-feira e disse que provavelmente se vão encontrar "num futuro não muito distante para falar sobre armamento".
Presidente Trump

Trump felicitou Putin pela reeleição 

Em comunicado, o Kremlin informou que Trump e Putin falaram ao telefone e que o presidente norte-americano o felicitou pela reeleição. Os dois falaram ainda sobre a limitação da corrida ao armamento.
Guiné-Bissau

Presidente da Guiné-Bissau felicita Putin

O Presidente da Guiné-Bissau felicitou Vladimir Putin pela reeleição para o quarto mandato enquanto chefe de Estado da Rússia e manifestou vontade de reforçar a cooperação entre os dois países.
Comissão Europeia

Juncker pede a Putin para reestabelecer cooperação

O presidente da Comissão Europeia pediu ao chefe de Estado russo, Vladimir Putin, para "reestabelecer" uma cooperação para a segurança do continente europeu.
Rússia

Irá o czar Putin seguir os passos de Alexandre II?

Como afirmou Putin, garantida que está a defesa e a segurança do país, é boa altura para melhorar as condições de vida dos seus concidadãos, para fazer com que a Rússia não seja temida, mas respeitada
Vladimir Putin

Cirurgião plástico analisa os retoques de Putin

As maiores mudanças no rosto do presidente russo foram nas bochechas, nos olhos e no queixo. Um cirurgião plástico ouvido pelo The Sun explica as várias alterações no rosto de Putin.
Rússia

Rússia: Reino Unido prova ou pede desculpa

O porta-voz do Kremlin exige que o Reino Unido prove as acusações de envolvimento russo no ataque ao ex-espião ou então peça desculpa. Theresa May vai discutir o tema na União Europeia esta semana.
Vladimir Putin

Presidente russo reeleito com 76,67% dos votos

104
O Presidente russo, Vladimir Putin, foi reeleito para um quarto mandato com 76,67% dos votos, quando estavam contabilizados a quase totalidade dos boletins (99,8%).
Vladimir Putin

Sobre a burla eleitoral na Rússia

114
A burla eleitoral de ontem não diz apenas respeito à Rússia — porque a Rússia insiste em promover e financiar uma vasta campanha de subversão contra o Ocidente.
A página está a demorar muito tempo.