476kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Vladimir Putin

Alemanha

Schröder evita expulsão devido a laços com Putin

Schröder escapou à pressão de Scholz para ser expulso do partido no poder pela sua relação com Putin, pois a comissão de arbitragem considerou "as relações pessoais um campo da privacidade".
Noticiário

15h. Putin diz que Europa deve agradecer à Turquia

Declarações do líder russo no âmbito da reunião com Recep Tayyip Erdogan. Ouvimos ainda Gregório Duvivier, criador da Porta dos Fundos, a relembrar a relação com Jô Soares.
Recep Tayyip Erdogan

Putin e Erdogan reúnem-se na 6.ª feira

Putin e Erdogan vão reunir-se para discutir sobre a guerra na Ucrânia e a posição da Turquia na Síria. O Presidente turco quer continuar a atuar como mediador para um cessar-fogo duradouro na Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Estátua vermelha de Putin no Central Park

A obra inusitada de James Colomina atraiu ainda mais visitantes ao Central Park, ao colocar um Putin Vermelho num parque infantil homenageando " as crianças que enfrentam a violência da guerra".
Guerra na Ucrânia

Itália confisca bens a arquiteto de Putin

A Justiça italiana confiscou quadros, dinheiro e jóias de Lanfranco Cirillo, responsável por idealizar o Palácio de Putin. Arquiteto está acusado de crimes de fraude fiscal e lavagem de dinheiro.
Guerra na Ucrânia

Schröder diz que Putin quer "acordo negociado"

O antigo chanceler alemão Gerhard Schröder, amigo pessoal de Putin, esteve em Moscovo com o Presidente russo e garante que este quer negociar. Problema: Kiev também terá de fazer "concessões".
Guerra na Ucrânia

Putin: Ocidente não se importa com os cidadãos

O Presidente russo indicou que as sanções aplicadas contra a Rússia resultaram de "interesses políticos oportunistas". Acusa ainda líderes ocidentais de não se preocuparem com "declínio do bem-estar".
Gabinete de Guerra

Devemos temer a nova estratégia naval de Putin?

Rússia anunciou nova estratégia, para se consolidar como grande potência. Algo que pode não correr como esperado, porque a "Rússia não tem novos navios desde os anos 90", afirma Bruno Cardoso Reis.
Fact Check

Zelensky mandou queimar livros russos?

Publicação alega que presidente ucraniano mandou destruir inúmeras obras de língua russa no seu país. Porém, não existe qualquer indício de que tal tenha acontecido como relatado.
Contra-Corrente

Tempo de clareza: a Rússia é um estado terrorista

A morte de dezenas de prisioneiros ucranianos numa explosão num centro de detenção em Donetsk é apenas mais uma prova de que vale tudo para Moscovo e que os seus métodos são os do terror puro e duro.
Guerra na Ucrânia

Rússia: nova Doutrina Naval e mísseis a caminho

Um novo documento de 55 páginas projeta a estratégia russa para se consolidar como "uma grande potência" naval. Capacidade de combate da Marinha deve aumentar. Vão chegar novos mísseis cruzeiro.
Vladimir Putin

Leituras para um verão em guerra

Não sendo Putin um grande pensador, tem uns quantos pensadores de estimação de qualidade variável. Conhecê-los melhor revela muito sobre a mundividência do senhor do Kremlin.
Fact Check

Membro dos Azov tatuou a cara de Putin?

Publicação viral alega que um membro da milícia armada ucraniana, o batalhão Azov, tatuou a cara de Vladimir Putin nas costas. Não existe nenhuma informação credível que o confirme.
A História do Dia

E se Vladimir Putin cortar o gás à Europa?

Há acordo na UE sobre a redução de 15% no consumo de gás até à primavera. A jornalista do Observador, Ana Suspiro, especialista em energia, explica como temos agora soluções para todos os gostos.
Fact Check

Putin ameaçou revelar planos da Europa e América?

Publicação tenta falsificar uma publicação de Twitter com uma frase supostamente dita por Vladimir Putin, mas é apenas mais um caso de imagens editadas com conteúdo falso.
Fact Check

Zelensky não cumprimentou político negro?

Publicação viral alega que Zelensky não cumprimentou político negro da delegação de Nanci Pelosi, aquando da visita da delegação norte-americana a Kiev. É falso.
Guerra na Ucrânia

Vulnerabilidade das democracias face a autocracias

O descontentamento provocado pelas condições económicas agravadas e pela guerra, gera instabilidade social e crises como a italiana. A aposta de Putin é que disso resulte a erosão da unidade ocidental
Guerra na Ucrânia

Rússia quer mais território. Ameaça ou provocação?

Rússia já não quer só o Donbass. Vamos ter ainda mais ofensivas de Moscovo? Ameaça de Lavrov é para levar a sério? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente
Gabinete de Guerra

Draghi. "Pode abrir brecha na luta contra russos"

O especialista em segurança internacional Bruno Cardoso Reis explica que demissão de Draghi é "péssima notícia". Destaca a importância da economia italiana num momento de frente unida contra a Rússia.
Guerra na Ucrânia

Putin: "Está a criar-se uma nova ordem mundial"

Vladimir Putin considerou que o Ocidente não tem modelo de futuro para oferecer ao mundo e que se está a criar uma nova ordem mundial "mais justa", suficiente para substituir um mundo unipolar.
Resposta Pronta

Ameaça de Lavrov é "para levar a sério"

Lavrov diz que objetivos vão agora além do Donbass. Para Daniel Pinéu, especialista em conflito internacional, afirma que a Rússia está empenhada em "alargar o conflito o mais possível até ao inverno"
Vladimir Putin

Putin, o IV Império e o fascismo em traje civil

Na transformação que Vladimir Putin operou na sociedade russa, na construção deste quarto império, importou características da sociedade soviética e incorporou-as sob a forma de um fascismo civil.
Guerra na Ucrânia

Chefe da agência espacial russa demitido por Putin

Vladimir Putin demitiu por decreto o chefe da agência espacial russa Roscosmos, conhecido pelo seu estilo abrasivo e nacionalismo extremo. Yuri Borissov assume o cargo.
Gabinete de Guerra

Dar passaporte russo a ucranianos "não é caridade"

Putin aprova decreto que permite a ucranianos pedir cidadania russa. É sinal das intenções do Kremlin? "Serve para controlar a população". Análise de Bruno Cardoso Reis e Major-General Arnaut Moreira
Vladimir Putin

Dependência energética europeia é a arma de Putin?

Alemanha retoma a produção elétrica de carvão. Julgávamos que íamos levar a Rússia ao tapete com as nossas sanções. E agora? Ligue 910024185 e participe no Contra-Corrente.
Vladimir Putin

Putin e os russos

Os russos parecem aspirar sempre a mais do que os seus meios e capacidades podem alcançar, vivendo numa permanente frustração social em relação à sua identidade nacional e ao seu papel no Mundo.
Gabinete de Guerra

Objetivo é "encravar" a Ucrânia. Até onde?

Rússia afasta regresso de negociações de paz. Expectativas de Zelensky da guerra acabar até ao final do ano vão falhar? É "especulação" estimar fim do conflito. A análise do Coronel Carlos Mendes Dias
Guerra na Ucrânia

Putin reúne-se com Presidentes iraniano e turco

Irão e Rússia procuram ampliar os laços para enfrentar e neutralizar as sanções impostas aos dois países pela comunidade internacional.
Guerra na Ucrânia

Putin avisa Europa: "Consequências catastróficas"

Presidente russo avisou que a Europa sofrerá "consequências catastróficas” se política sancionatória continuar no mercado energético. Sanções "causaram muito mais danos aos países que as aplicaram".
Guerra na Ucrânia

A Rússia está a vencer? E Putin não vai parar? 

Os avanços no Donbass e os discursos cada vez mais belicistas de Putin. Zelensky perdeu o amigo Boris, que esperança pode ainda ter Kiev? Ligue 910024185 e participe em direto no Contra-Corrrente
Guerra na Ucrânia

Fuga de conversa de Macron e Putin irrita Moscovo

Moscovo criticou Paris pela fuga de informação de uma conversa entre Macron e Putin. A 20 de fevereiro, o líder russo disse que "preferia jogar hóquei" perante a possibilidade de falar com Biden.
Guerra na Ucrânia

Putin: "Ainda não começámos nada a sério"

Putin garante que as suas tropas ainda não começaram "nada de sério" na Ucrânia e que o Ocidente, sob liderança dos Estados Unidos, foi "agressivo" para com o país "durante décadas".
Gabinete de Guerra

Boris. "Em Moscovo já se abre o champanhe"

Que impacto tem a demissão de Boris Johnson no desenrolar do conflito? Sem um grande aliado como vai ficar o apoio à Ucrânia? A análise do Major-General Arnaut Moreira.
Relações Internacionais

China quer aprofundar cooperação com a Rússia

A China espera fortalecer a coordenação estratégica com a Rússia com o "mais alto desempenho". Moscovo espera "implementar o importante consenso alcançado". Putin e Xi falam em "nova era".
Guerra na Ucrânia

Embaixadora: Putin é "criminoso de guerra"

Embaixadora da Ucrânia em Portugal defende que Putin deve ser condenado por crimes de guerra. Inna Ohnivets diz que Rússia "violou cerca de 400 acordos internacionais" desde que começou a guerra.
Vladimir Putin

Putin culpa Kiev e Ocidente por crise alimentar

Putin debateu com PM indiano conflito com a Ucrânia e culpa Kiev e Ocidente pela crise alimentar mundial. Índia, parceira estratégica da Rússia, mantém a posição neutral.
Rússia

"Vivo como Putin": Navalny sobre a vida na prisão

Numa série de tweets de Navalny, publicados a partir de relatos feitos aos seus advogados, são descritas "atividades disciplinadoras" como sentar-se num banco horas por baixo de um retrato de Putin.
Guerra na Ucrânia

Reino Unido sanciona prima de Putin 

Anna Tsivileva, prima do líder russo, lidera a empresa de carvão JSC Kolmar. Vladimir Potanin é o principal acionista do banco russo Rosbank, tendo adquirido posição após a invasão da Ucrânia.
Gabinete de Guerra

O que tem de tão importante a Ilha da Serpente?

Ilha importante para "bloquear o acesso a Odessa". O facto de ter sido vulnerável a ataques "não significa que a reocupação ucraniana seja fácil". Análise de Bruno Cardoso Reis e de Carlos Mendes Dias
Fact Check

Mariana Mortágua declara apoio a Putin?

Publicação nas redes sociais sugere que Mariana Mortágua apoia a Rússia e o presidente Putin. Não há notícias dessa alegada declaração proferida pela deputada e o BE garante que a imagem é falsa.
Vladimir Putin

Hitler e Putin

É espantoso como as analogias funcionam. Do lado de Putin, como do lado de Hitler, a mentira permanente. Do lado das democracias, uma confiança sôfrega na possibilidade da paz.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.