771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vladimir Putin

Noticiário

15h.MNE: Eleição na Rússia "não tem credibilidade"

João Gomes Cravinho diz que a União Europeia não reconhece a validade da eleição que reelegeu Vladimir Putin. Ainda, relatório da ONU revela que há 210 mil pessoas a passar fome em Gaza.
Noticiário

7h. Putins diz que Guerra na Ucrânia é prioridade

O líder do Kremlin venceu as eleições russas de forma esmagadora e não deixou qualquer margem para dúvida. Ainda neste jornal, Cavaco Silva descreve a entrada de Portugal no euro como "uma revolução".
Alexei Navalny

Putin: Navalny ia entrar em troca de prisioneiros

"Só havia uma condição: que o trocássemos e que ele não voltasse", disse o Presidente russo relativamente à prisão de Navalny, referindo pela primeira vez o seu nome desde a sua morte.
Guerra na Ucrânia

A vitória esmagadora de Putin para vencer a guerra

Putin ganhou as presidenciais mais votadas de sempre com o resultado mais elevado de sempre: 87%. Objetivo é mostrar que Rússia está "unida" para alcançar único objetivo: ganhar a guerra na Ucrânia.
Noticiário

00h. Ténis. Nuno Borges revalida título em Phoenix

Nuno Borges bateu Matteo Berrettini, antigo número seis mundial, em dois sets e revalidou challenger de Phoenix, nos Estados Unidos. E ainda, Vladimir Putin ganha eleições e deixa aviso ao Ocidente.
Noticiário

21h. Morreu o poeta Nuno Júdice. Tinha 74 anos

Morreu o poeta Nuno Júdice, aos 74 anos, vítima de doença. Ainda neste jornal, Vladimir Putin vence presidenciais russas com quase 88 por cento dos votos.
Resposta Pronta

“Vladimir Putin é o senhor absoluto”

O Major-General Isidro Morais Pereira clarifica que o aumento de ataques na Ucrânia não tem uma relação causa-efeito com as eleições russas e lembra que o resultado “está determinado há muito tempo”.
Guerra na Ucrânia

Paris2024. Macron defende cessar-fogo na Ucrânia

Macron fala em cessar-fogo da Rússia durante os Jogos de Paris2024. Rússia responde e desafia: França deve cessar envio de armas para a Ucrânia e apelar à paz no Médio Oriente.
Guerra na Ucrânia

Viúva de Navalny desafia Putin em dia de eleições

Yuliya Navalnaya reapareceu em Berlim, participou num protesto contra as eleições, conseguiu votar e escreveu o nome do marido no boletim de voto. E garantiu que a oposição russa "em breve vencerá".
Noticiário

16h. 74 detidos na Rússia por protestos eleitorais

A OVD- Info avança que as 74 detenções ocorreram em 17 cidades diferentes. E ainda, largas centenas de russos esperavam a sua vez para votar em Portugal.
Noticiário

12h. Viúva de Navalny junta-se a protesto

Opositores ao Kremlin pedem uma afluência massiva às urnas, contra a reeleição de Vladimir Putin. Neste jornal, reportagem em direto da embaixada russa em Lisboa.
Noticiário

9h. Rússia. Mais de 61% dos eleitores já votaram

Vladimir Putin não enfrenta opositores independentes e vai ser reeleito para quinto mandato. Neste jornal, reportagem em direto da embaixada russa em Lisboa. E, Sporting recebe esta noite o Boavista.
Noticiário

7h. Rússia. Apelos ao protesto em dia de eleições

Para o meio-dia está agendada uma manifestação internacional. Vladimir Putin não enfrenta uma oposição clara e vai ser reeleito para um quinto mandato. E, FC Porto venceu o Vizela.
Rússia

Os 3 homens que concorrem contra Putin nas urnas

Além de Putin, há 3 homens que concorrem às eleições: o comunista Nikolai Kharitonov, o ex-empresário Vladislav Davankov e o nacionalista Leonid Slutsky. Em comum têm um ponto: nenhum lhe faz sombra.
Noticiário

9h. CNE prevê recorde nos votos dos emigrantes

AD e PS estão separados por cerca de 51 mil votos. Desta forma, os 400 mil votos esperados pela CNE podem ser decisivos. Ainda neste jornal, urnas já abriram nas eleições presidenciais russas.
Resposta Pronta

Putin vai a votos para "renovar legitimidade"

114 milhões de eleitores são chamados às urnas. Putin procura "renovar legitimidade" da guerra na Ucrânia com "máquina de propaganda extremamente agressiva". Análise de Francisco Pereira Coutinho.
Noticiário

7h. Emigrantes. CNE prevê recorde de votos

Tendo em conta os resultados de domingos, estes votos podem mesmo ser decisivos. Já Rui Rocha defende que deve entrar no próximo Governo. Ainda o início das eleições russas.
Rússia

Começam as eleições russas; Putin sem opositor 

Um mês depois da morte de Navalny, a Rússia vai a eleições. À falta de oposição real, a re-eleição de Putin é garantida, mas muitos russos vêm a votação como via para demonstrar descontentamento.
Noticiário

13h.Putin faz um apelo ao voto

Horas antes do início das eleições, Vladimir Putin realça que todos os votos serão “valiosos e significativos”. Ainda neste jornal, um navio com 300 toneladas de comida está prestes a ir para Gaza.
Noticiário

12h. NATO questiona clareza nas eleições Russas

Jens Stoltenberg fala sobre as eleições Russas considera que "não são nem livres nem justas". Ainda neste jornal, reunião marcada com os partidos de esquerda é vista, por alguns, com desconfiança.
Guerra na Ucrânia

Putin. Se ameaçada, Rússia usará armas nucleares

Em entrevista à televisão estatal russa, Putin considerou desnecessário, até ao momento, o uso de armas nucleares na Ucrânia. Porém, aos EUA deixou o aviso para que evitem qualquer escalada.
Noticiário

7h. PS vai votar contra OE da Aliança Democrática

Fontes socialistas dizem que PS vota contra na generalidade mas não exclui alinhar algumas medidas na fase de especialidade. Ainda, Putin alerta Ocidente que Rússia está pronta para guerra nuclear.
Guerra na Ucrânia

Rússia associa imagem de Navalny a extremismo

No norte da Rússia, uma mulher foi condenada pela exibição pública de uma fotografia de Navalny. Tribunais alegam que a imagem e mesmo o apelido do opositor constituem um "símbolo extremista".
NATO

NATO: bandeira da Suécia hasteada em Bruxelas

"Partilharemos fardos, responsabilidades e riscos com os nossos aliados", disse o primeiro-ministro sueco. O país, que tem cooperado com a NATO, quebrou esta segunda-feira décadas de neutralidade.
Guerra na Ucrânia

NATO "mais forte" com Suécia e "perto" da Ucrânia

Dirigindo acusações diretas a Putin, o secretário-geral da NATO disse que o Presidente russo "queria menos NATO e mais controlo sobre os seus vizinhos" e a destruição da Ucrânia, mas "não conseguiu".
Vladimir Putin

Partido de Putin lança app para monitorizar votos

"App" diz querer combater abstenção e irá mostrar aos eleitores estatais onde fica a urna mais próxima. Depois, o objetivo é que os trabalhadores informem a app quando tiverem votado.
Resposta Pronta

Suécia na NATO. "É uma revolução estratégica"

Bruno Cardoso Reis destaca o fim da neutralidade do país nórdico. O historiador sublinha que a entrada da Suécia é uma derrota histórica dos interesses russos.
Noticiário

3h. Biden critica Putin e Donald Trump 

Joe Biden diz que Putin não vai parar a Ucrânia e garante que Kiev vai continuar a receber apoio dos EUA. E ainda, morreu o antigo jogador do Benfica, Minervino Pietra.
Guerra na Ucrânia

Putin: mulheres russas servem o país com dignidade

Distribuindo ramos de flores pelas jovens presentes num encontro de celebração do Dia Internacional da Mulher, Putin saudou as militares que "prestam serviço na zona da operação militar especial".
Guerra na Ucrânia

Putin garante segurança nas centrais nucleares

Putin recordou que a Rússia é um dos líderes no domínio nuclear e, durante uma reunião com a Agência Internacional da Energia Atómica, garantiu a segurança nuclear das centrais que controla.
A História do Dia

Como Putin embaraçou Berlim para atacar o Ocidente

A Rússia interceptou uma conversa secreta alemã sobre o envio de mísseis para a Ucrânia e o ataque a alvos russos. Como é que isso foi possível? E como está a ser usado na "guerra da informação"?
Rússia

Admirável Rússia de Navalny

Não podemos subestimar as possibilidades e os perigos que o regime de Putin traz. Sonhando com a Admirável Rússia do Futuro, mais do que nunca devemos estar preparados para encarar esse regime bárbaro
Guerra na Ucrânia

Ativista pede mobilização para voto contra Putin

Ativista russo, em homenagem a Alexei Navalny junto à embaixada da Rússia, em Lisboa, referiu que "fazer campanha é mais importante que votar" e divulgou também a ação "Meio-dia contra Putin".
Alexei Navalny

Funeral de Navalny previsto para esta sexta-feira

Apesar dos pedidos para uma despedida pública terem sido recusados e 400 pessoas presas, a equipa de Navalny apelou aos apoiantes do opositor russo para irem ao funeral. Em Lisboa haverá concentração.
Guerra na Ucrânia

Putin traça futuro russo — com ameaças ao Ocidente

Em discurso, Putin ameaçou Ocidente com "ataque nuclear" se atacarem Rússia: "Devem entender que temos armas que são capazes de atingir o território deles". E deu pistas sobre a elite que quer criar.
Noticiário

13h. Montenegro acha "imaginativa" queda da AD

Montenegro foi questionado sobre a última sondagem que coloca a AD à frente mas com diminuição nas intenções de voto: recusa falar em "queda". Ainda, Putin acusa NATO de preparar ataque à Rússia.
Fact Check

Navalny morreu de efeitos da vacina Covid?

Publicações nas redes sociais dizem que o opositor ao regime de Vladimir Putin morreu porque tomou a vacina contra a Covid-19. Certidão de óbito fala em causas naturais, família fala em envenenamento.
Guerra na Ucrânia

Zelesnky não negocia até que Putin aceite derrota

"É possível falar com uma pessoa surda? É possível falar com uma pessoa que mata os seus oponentes?", disse Zelensky, questionado sobre a possibilidade de procurar uma saída negociada para a guerra.
Rússia

Arutunyan: "Putin tem medo do seu próprio círculo"

A russo-americana Anna Arutunyan foi jornalista em Moscovo e agora analisa o Kremlin à distância. Em entrevista ao Observador, fala da Ucrânia, de Navalny e do que se passará na cabeça de Putin.
Guerra na Ucrânia

Os sinais da guerra em "Um Espião no Kremlin"

No dia em que assinalam dois anos da invasão russa à Ucrânia, o Observador recorda o podcast "Um Espião no Kremlin" que olha para o passado de Vladimir Putin e para como chegámos até aqui.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos