Olá

Olá, aqui vão erros.

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vladimir Putin

Gabinete de Guerra

“Zelensky sente o regresso de Trump à presidência”

José Filipe Pinto fala da perda de terreno de Zelensky para negociar e do apoio que chega à Ucrânia a “conta gotas”. O politólogo lembra a posição de Putin: "É ele que decide quem pode dar opiniões".
Gabinete de Guerra

"Trump é o interlocutor do plano de paz da Rússia"

Metsola no Parlamento Europeu é garantia de apoio à Ucrânia? E que papel terá Donald Trump? Ainda, no Médio Oriente, o problema do Hamas são os reféns. Análise de Major-General Isidro Morais Pereira.
Noticiário

12h. PE. Roberta Metsola reeleita presidente 

Roberta Metsola conseguiu 562 votos a favor, quando precisava de apenas 312 para ser eleita. Ainda, Viktor Órban quer que a União Europeia restabeleça relações diplomáticas com a Rússia.
Gabinete de Guerra

Israel é "exceção" para Biden, mas e Trump?

Bruno Cardoso Reis sublinha que Israel é "exceção" para os EUA, mas poderá a ajuda ficar em risco com o "errático" Trump? Ainda, a solidariedade diplomática da China para com a Rússia.
Guerra na Ucrânia

Kremlin diz que Biden desrespeitou Putin

MNE moscovita diz que lapsos do Presidente dos EUA são um assunto interno norte-americano. E considera "absolutamente inaceitável e inadmissível" as declarações sobre Putin.
Gabinete de Guerra

"Putin quer criar um Governo fantoche na Ucrânia"

Francisco Pereira Coutinho explica que Putin quer continuar a conquistar novas províncias. Destaca que a resistência ucraniana vai sempre depender do Ocidente e sublinha ainda o “fantasma Trump”.
Gabinete de Guerra

“Putin destrói para continuar a ter visibilidade”

José Filipe Pinto destaca que Putin e a Rússia querem mostrar que continuam com capacidade de destruir. Para o politólogo, o objetivo de Putin é claro: condicionar os resultados da cimeira da NATO.
Noticiário

23h. Arranca a Cimeira dos 75 anos da NATO

Jens Stoltenberg abriu oficialmente as cerimónias do 75º aniversário da NATO, em Washington. E ainda, o novo foguetão europeu Ariane 6 já “libertou” nanossatélite português no espaço.
Guerra na Ucrânia

Rússia emite mandado contra a viúva de Navalny

"O procedimento habitual": foi assim que Yulia Navalnaya reagiu ao seu mandado de captura emitido por um tribunal de Moscovo. A viúva de Navalny aponta que o verdadeiro criminoso é Vladimir Putin.
Gabinete de Guerra

“Rússia vai reforçar ainda mais a violência”

Bruno Cardoso Reis fala da visita de Orbán e de um dos ataques mais mortíferos da Rússia. O historiador sublinha que a Rússia quer mostrar à Ucrânia qual o preço a pagar com o prolongar da guerra.
A História do Dia

Viktor Orbán está ao serviço da paz ou da guerra?

O primeiro-ministro hungaro fez visitas-surpresa a Kiev, Moscovo e Pequim. O que move o presidente em exercício da UE? O major-general Vieira Borges, da SEDES, é o nosso convidado.
Gabinete de Guerra

“Vitória da esquerda é um resultado menos mau”

Bruno Cardoso Reis analisa os resultados das eleições em França. O historiador fala da dificuldade em formar um Governo coeso e reforça que a vitória da extrema-direita seria perigosa para a Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Orbán quer ser o líder europeu na luta pela paz

Orbán critica a burocracia e falta de diálogo da UE, diz ser o único líder europeu que negocia com Kiev e Moscovo e prometeu mais "reuniões surpresa". Borrell diz que não tem mandato de Bruxelas.
Guerra na Ucrânia

Opositor de Putin internado em hospital prisão

Vladimir Kara-Murza foi condenado a 25 anos de prisão por criticar a ação do exército russo na Ucrânia. Meses depois da morte de Navalny, há mais um opositor de Putin hospitalizado na Sibéria.
Guerra na Ucrânia

Orbán: Moscovo e Ocidente “muito distantes”

Putin voltou a descartar um cessar-fogo com a Ucrânia, alegando que ajudaria o "regime de Kiev" a recuperar e preparar-se para contra-atacar. Orbán diz que contactos são importantes.
Gabinete de Guerra

Orbán em Moscovo? Quem beneficia é o PM húngaro

Encontro com Putin reflete política de falso equilibrismo e mostra que a Hungria não está alinhada com a UE. Orbán quer proteger os interesses do próprio Governo. Há críticas? Orbán vive bem com elas.
O Domínio da Guerra

“Orbán arranjou uma desculpa para ir à Ucrânia”

O Major-General Arnaut Moreira explica que a presidência rotativa da UE não tem um poder extraordinário. Destaca que Orbán utilizou a sua posição para dar importância a uma postura discordante.
Guerra na Ucrânia

Orbán "não tem mandato" para negociar pela UE

Charles Michel salientou que não cabe às presidências rotativas do Conselho da UE negociar com a Rússia, em resposta à notícia que Orbán ia visitar Moscovo para se reunir com Vladimir Putin.
Noticiário

21h. CE alerta Orbán de que não pode falar pela UE

O recado foi deixado através das redes sociais numa altura em que Viktor Orbán se prepara para visitar a Rússia. Ainda, Miguel Albuquerque admite abdicar da presidência se for acusado.
Gabinete de Guerra

“Guterres quer manter a porta aberta a Putin”

Tiago André Lopes fala da era dourada e das boas relações de Putin. O especialista em relações internacionais explica que Guterres não vai hostilizar Putin e quer empurrá-lo para negociações eficazes.
Gabinete de Guerra

"Putin e Guterres não se encontram há 2 anos"

Francisco Pereira Coutinho, especialista em Direito internacional, explica que seria importante para a ONU conseguir um encontro com Putin. Sobre Gaza, a análise ao desgaste israelita.
Noticiário

12h. PGR vai ser ouvida no Parlamento

O requerimento do Bloco de Esquerda foi aprovado por maioria, com abstenção por parte do Chega. Ainda neste jornal, Putin pode reunir-se com Guterres no Cazaquistão.
Gabinete de Guerra

Cessar-fogo. “Orbán quer garantias de Zelensky”

José Filipe Pinto fala da primeira visita de Orbán a Kiev desde que Zelensky é presidente. Explica que um dos objetivos de Orbán é garantir um cessar-fogo que acelere a paz entre os dois países.
Gabinete de Guerra

Eleição de Trump? "Ucrânia vai sofrer"

Numa altura em que a Rússia "goza" de superioridade, Daniela Nunes explica que a Ucrânia trava outra "batalha": as eleições nos EUA. Ainda, nada mais resta ao executivo israelita que não promessas.
Gabinete de Guerra

O egocentrismo de Trump pode fazer milagres?

Bruno Cardoso Reis sublinha o egocentrismo sem limites de Donald Trump que acha que pode fazer milagres negociais. O historiador destaca as raízes históricas e a complexidade do conflito na Ucrânia.
Gabinete de Guerra

Cessar-fogo? "Rússia tem de dar garantias"

Garantias para não dar oportunidade à Rússia de se rearmar para novos ataques - "não é paranóia". Zelensky comedido nas expectativas em relação à cimeira da NATO e EUA tem de ajudar mais eficazmente?
Guerra na Ucrânia

Putin sugere nova produção de mísseis 

"Temos de começar a produzir estes sistemas de ataque e depois, com base na situação real, decidir onde os implantar, se isso for necessário para garantir a nossa segurança", disse o líder do Kremlin.
Fact Check

Soldado ferido em combate agradece a Putin?

Tem sido partilhada uma publicação que indica que um soldado russo voltou da Guerra na Ucrânia e foi agradecer a Putin. Não se trata de um soldado russo, nem de alguém que tenha estado no conflito.
Gabinete de Guerra

Costa na Europa? "Que não se faça um espetáculo"

Com "Putin às portas", Bruno Cardoso Reis explica que é fundamental que haja uma decisão no Conselho Europeu. Ainda, apesar da insatisfação dos EUA, parece não existir um corte de relações com Israel.
Gabinete de Guerra

NATO. “Mark Rutte é um grande negociador”

José Filipe Pinto analisa a nomeação de Mark Rutte como secretário-geral da NATO. O politólogo lembra a capacidade negocial do PM dos países baixos que sempre foi um apoiante inequívoco da Ucrânia.
Gabinete de Guerra

Ucrânia na UE? “É uma jogada perigosa”

Tiago André Lopes fala da baixa eficácia do TPI e dá o exemplo de Putin que tem vários mandados de captura. Destaca que a entrada da Ucrânia na UE é uma decisão simbólica, mas que pode ser perigosa.
Gabinete de Guerra

Eleições em Israel? "Só quando a guerra terminar”

Francisco Pereira Coutinho explica que a convocação de eleições seria uma derrota para Netanyahu. Destaca que Benny Gantz foi penalizado por ter saído do Governo, mas ainda assim é mais popular.
Gabinete de Guerra

Cessar-fogo? Afinal "sabemos como funciona Israel"

Major-General Isidro Morais sublinha a falta de intenção israelita em cessar-fogo em Gaza. Ainda, poderá a Ucrânia reerguer-se com ativos congelados russos?
O Domínio da Guerra

Coreia do Norte isolada? Putin dá uma “mãozinha”

O Major-General Arnaut Moreira destaca a preocupação da China com a visita de Putin à Coreia do Norte. Sublinha a importância de Xi Jinping, o responsável por manter o os dois regimes “vivos”.
Gabinete de Guerra

"Hezbollah está mais institucional, mas não muda"

O que pode acontecer no Médio Oriente face à declaração do Hezbollah de "guerra ilegal"? Ainda, qual é a utilidade de Putin para o Vietname? Análise do historiador Bruno Cardoso Reis.
Gabinete de Guerra

“Coreia do Norte sabe que tem apoio da Rússia”

Tiago André Lopes considera que os acordos entre a Rússia e a Coreia do Norte são bastante importantes. O especialista em relações internacionais destaca o aprofundar de relações entre os dois países.
Gabinete de Guerra

Acordo entre Putin e Kim Jong-un? "Não importa"

Jorge Rodrigues destaca que a visita de Putin à Coreia do Norte permite que Pyongyang estabeleça novas parcerias militares não só com a Rússia. Ainda, a opinião pública pode mudar o rumo de Israel.
Gabinete de Guerra

Até onde vai a aliança de Putin e Kim Jong-un?

Francisco Pereira Coutinho fala da amizade sem limites com apoio mútuo entre a Coreia do Norte e a Rússia. O especialista em direito internacional garante que não há sinal de abrandamento na guerra.
Gabinete de Guerra

"A economia russa vai alavancar"? Não é bem assim

Major-General Isidro Morais explica que a Rússia vai "pagar" pelo contínuo aumento do esforço de guerra. Ainda, não confundamos o Executivo Israel com as "genes" do país.
Gabinete de Guerra

O que muda agora na estratégia de Israel?

Bruno Cardoso Reis sublinha que a dissolução do gabinete de guerra de Israel não é inesperada. O historiador destaca que Netanyahu não quer ficar na mão dos partidos mais extremistas.
Noticiário

4h. Putin inicia visita à Coreia do Norte

É a primeira vez em 24 anos que o presidente russo entra em território norte-coreano. Ainda neste jornal, Israel diz que várias dezenas de reféns retidos na Faixa de Gaza ainda estão vivos.
Noticiário

3h. Itália. 12 migrantes morrem em naufrágios

Há ainda a informação de 60 feridos. Ainda neste jornal, Vladimir Putin visita esta terça-feira a Coreia do Norte.
Noticiário

2h.Ucrânia. NATO acusa China de alimentar conflito

Declarações de Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, na Casa Branca. Ainda neste jornal, Vladimiri Putin iniciar uma visita de dois dias à Coreia do Norte, esta terça-feira.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada