A FTC, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, vai investigar a proposta de compra feita pela Amazon à iRobot, a dona dos aspiradores robô Roomba. A informação foi partilhada na terça-feira à noite, através da comunicação que a iRobot fez chegar ao regulador de mercados, a SEC.

A dona dos Roomba explicou neste documento que, a 19 de setembro, “a iRobot e a Amazon receberam cada uma um pedido para informação adicional e documentos materiais por parte da FTC, ligado à análise que a FTC está a fazer da fusão”.

Não é a primeira vez que a FTC decide investigar uma proposta de compra feita pela Amazon. Além da aquisição da iRobot, a agência vai também analisar a compra da OneMedical, anunciada em julho, por 3,9 mil milhões de dólares.

A Amazon anunciou no início de agosto que chegou a um acordo com a fabricante de aspiradores. Foi acordado um preço de 61 dólares por ação da iRobot, o que deixou o negócio avaliado em 1,7 mil milhões de dólares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Caso o negócio seja aprovado, a Amazon ficará com poderes reforçados na área dos gadgets conectados para a casa. A empresa já tem algum poder nesta área, principalmente através da assistente digital Alexa, que consegue controlar diversos eletrodomésticos.

Amazon volta a ir às compras e dá 1,7 mil milhões pela dona dos aspiradores robô Roomba