A Amazon vai comprar a iRobot, a fabricante dos conhecidos aspiradores robô Roomba. O negócio foi anunciado esta sexta-feira: a empresa de Andy Jassy vai pagar 61 dólares por ação da iRobot, o que avalia o negócio em 1,7 mil milhões de dólares. A Amazon irá também comprar a dívida da fabricante de aspiradores. O produto mais conhecido da marca, o aspirador Roomba, foi lançado há 20 anos.

O valor oferecido por ação está 22% acima da cotação de fecho das ações da fabricante de aspiradores, nos 49,99 dólares.

Caso o negócio seja aprovado, a Amazon reforça o investimento na área dos gadgets conectados para a casa. Através dos dispositivos Echo, a assistente digital Alexa tem conquistado relevância nos gadgets para a casa, podendo inclusive já controlar diversos eletrodomésticos.

Aspiradores inteligentes? Testámos e limparam (mas tivemos de usar a vassoura)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Sabemos que poupar tempo importa e as tarefas domésticas ocupam um tempo precioso que poderia ser gasto de melhor forma com algo que os clientes gostam de fazer”, diz em comunicado Dave Limp, vice-presidente sénior dos Amazon Devices.

Do lado do presidente do conselho de administração e CEO da iRobot, Colin Angle, é referido em comunicado que a “Amazon partilha a paixão pelo desenvolvimento de inovações que permitem às pessoas fazer mais em casa”. “Não consigo pensar num sítio melhor para a nossa equipa continuar a missão”.

A aquisição está agora sujeita às habituais análises regulatórias, precisando ainda de passar pelo crivo dos acionistas da iRobot. O atual CEO, Colin Angle, continuará a desempenhar funções de CEO da iRobot caso o negócio seja aprovado.

As ações da iRobot estão a disparar com o anúncio desta compra por parte da Amazon. Na primeira hora de negociação em Wall Street os títulos da companhia estão a valorizar 19%, a cotar nos 59,52 dólares.

A compra é anunciada depois de a Roomba revelar resultados ao mercado. No segundo trimestre de 2022, a iRobot teve um prejuízo de 63,9 milhões de dólares, acima dos 3 milhões de prejuízo de há um ano. A empresa teve receitas de 255,4 milhões de dólares entre abril e junho.

Esta aquisição acontece pouco mais de duas semanas após a Amazon anunciar a compra da One Medical, uma empresa que atua na área dos cuidados médicos, por 3,9 mil milhões de dólares.

Amazon dá 3,9 mil milhões para comprar empresa de saúde americana One Medical