Mark MacGann, lobista responsável pela divulgação de documentos que revelaram práticas controversas da Uber, é um dos oradores da edição deste ano da Web Summit, que decorre entre 1 e 4 de novembro em Lisboa.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a feira tecnológica explica que Mark MacGann vai estar, no palco principal, à conversa com Paul Lewis, jornalista chefe de investigação do The Guardian — o jornal que recebeu os mais de 124 mil ficheiros que mostravam que diretores da Uber tentaram influenciar políticos em todo o mundo para obter favores, negociaram contratos de investimentos com oligarcas russos, que agora são alvo de sanções, e aproveitaram-se da violência contra os condutores da plataforma usando-a em seu favor.

A Web Summit refere que esta será a primeira “entrevista” ao vivo de Mark MacGann desde que partilhou os “Uber Files”, em julho deste ano. O lobista trabalhou para a Uber de 2014 a 2016 com a tarefa de conquistar países e governos na Europa, Médio Oriente e África.

Uber Files. As voltas que a Uber deu para aqui chegar

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estamos entusiasmados por anunciar Mark [MacGann] como orador na edição deste ano da Web Summit, em Lisboa. Vimos o quão importante é o papel do denunciante e estamos ansiosos por ouvi-lo falar”, afirma Paddy Cosgrave, CEO e cofundador da feira tecnológica, citado no comunicado.

A edição deste ano da Web Summit não será a primeira a receber um denunciante de empresas. Em 2021, Frances Haugen, que expôs milhares de documentos internos do Facebook, esteve em Lisboa. Dois anos antes tinha sido a vez de Edward Snowden, denunciante que entregou à comunicação social dezenas de milhares de documentos sobre a extensão das atividades da NSA [Agência de Segurança Nacional] e da vigilância eletrónica exercida por Washington, discursar na cimeira tecnológica.

Em Lisboa, entre 1 e 4 de novembro, são esperados também nomes como o Nas Jones (músico), Nathan Blecharczyk (cofundador da Airbnb), Martijn Hagman (CEO da Tommy Hilfiger) ou Lottie Moss (modelo, irmã de Kate Moss). No total, a Web Summit deverá contar com mais de 1.200 oradores, mais de 2.000 startups e ainda mais de 1.000 investidores.

Web Summit avança para o Rio de Janeiro em 2023. Lisboa mantém evento na Europa