266kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Extremismo

Sociedade

Política do efémero, efémero da política 

A democracia não tem garantia de perenidade. Precisamos de valores de longa duração e não adormecer sobre ilusões. O efémero cansa, desgasta, corrói o laço social.
Sociedade

O suicídio ideológico /premium

O novo pensamento colectivo é obedientemente praticado já quase sem reflexão, como uma segunda natureza que se vai alargando a cada dia que passa.
Extremismo

O discurso do Presidente e a esquerda caviar /premium

Sim, podemos repetir os mesmos erros do passado. Razões mais do que suficientes para dar atenção ao que nos disse o Presidente da República, que é bem conhecido por saber ler os sinais do presente.
Extremismo

Os (velhos) tribalistas /premium

296
Entre os donos do 25 de Abril e o bullying feito a Sousa Pinto por dialogar com a direita, o sectarismo dos derrotados do PREC parece ter tomado conta da esquerda. Uma verdadeira ironia histórica.
Política

O 25 de Abril /premium

Quando as convicções se multiplicam é muito mau sinal. Nenhuma cabeça normal tem espaço legítimo para muitas. A partir da terceira, o mais provável é estar-se a mentir.
A Sexta Coluna

A bela e nobre tradição de matar fascistas /premium

1213
A grande ameaça à nossa Democracia não é a corrupção, nem o compadrio, nem as injustiças da Justiça, mas os “populistas de extrema-direita”, que arranjam todos os pretextos para manipular o povo.
Extremismo

Os amanhãs que cantam cheiram a queijo

A "queijificada" teoria cedo encontrou a dura realidade da sua fugacidade, devido a dois acontecimentos: a soez intervenção de Louçã acerca de Aline Beuvink e o embaraçoso ativismo do grupo Climáximo.
Extremismo

O Espírito do Cancelamento Futuro

Olhemos para os nomes das nossas aldeias, vilas, cidades e regiões. Ninguém reparou ainda na perseguição implícita em “Beira Baixa”? Beira Não-tão-alta-como-a-Alta, por favor.
Noticiário

7h. Portugal foi espiado por outros Estados

Infraestruturas críticas nacionais foram alvo de ataques informáticos. Empresas como EDP e Altice são vítimas. Secretas revelam ainda ligações da extrema-direita aos negacionistas da pandemia.
Racismo

Movimentos protonazistas

Se quisessem realmente que as minorias ascendessem e vivessem melhor, deviam, antes, combater por uma consistente integração, desde logo por uma escola de qualidade, qualificadora e exigente.
Racismo

Como se traduz “este anti-racismo é racista”? /premium

1528
Para haver verdadeira justiça racial, também os leitores devem ser negros. Não faz sentido que um branco possa ler um poema que, é evidente, não conseguirá compreender. É até ofensivo que tente.
Política

O discurso e a paranóia

O discurso assente na paranóia vê a história como uma conspiração, posta em movimento por forças demoníacas que, para serem derrotadas, precisam de ser combatidas numa luta sem quartel, numa cruzada.
Extremismo

Peço imensa desculpa, sou português

1387
Não tenhamos receio de olhar para estes momentos da nossa história com distanciamento, porém com orgulho, com frieza académica, mas também arrepiados por nos reconhecermos em valores tão prodigiosos.
Política

Não pode valer tudo em política

É imperativo que as forças políticas moderadas consigam voltar a estabelecer uma ligação com quem não se revê com o estado do seu país. Não os podemos perder, não podemos desistir deles.
Extremismo

Até quando e onde pode ir a vontade de destruição? /premium

447
Camões, está atento! A tua vez vai chegar! Vais ter de responder como é que ousaste pôr a “Ilha dos Amores” algures em África, mas povoada por mulheres de “cabelos de ouro” e “alves carnes”!
Sociedade

A grande alcova sentimental /premium

A mínima dúvida sobre a excelência das vítimas, a mínima reserva quanto à abissal profundidade do seu sofrimento, podem, de um só golpe, condenar-nos ao estatuto de vis serventuários das trevas.
Extremismo

Escribas da história e vanguardistas do progresso

Uma sociedade que se submete à capitulação, ao sentimento de culpa e vergonha instigado por estes escribas históricos, que pedem extradição de adversários políticos, está condenada a perecer.
Oficina da Liberdade

Evolução e eugenia das ideias

142
Os vigilantes da correcção política e instigadores dos "cancelamentos" são os eugenistas da mente, os racistas das ideias.
Extremismo

O ódio do bem

639
Quando os instrumentos do combate político forem, não os argumentos do debate, mas os punhais do combate, nessa altura é bom não esquecermos quem foram os incendiários.
Extremismo

Tolos, impostores e incendiários

611
Parece que, de quando em quando, é preciso lembrar aos arautos do radicalismo de esquerda que, como diz o povo, quem semeia ventos colhe tempestades.
Extremismo

Eleitoralismo consentido ou populismo proibido?

A esquerda, defensora de um anti-polpulismo populista, indecisa nos ideários, oscila entre capitalismo encoberto e marxismo difuso, e assim ignora as actuais aspirações e meios de realização humana.
Extremismo

Olha lá 3 extremistas a gritar contra o extremismo

1805
O «relatório internacional» sobre o «extremismo de direita» não é mais do que um manifesto assinado por 3 organizações de extrema esquerda, uma, inglesa; a outra, sueca; a outra, alemã. Eis o seu B.I.
Política

Ventura e Abascal: BFFs dos socialistas

108
Em Portugal, a direita democrática, com o PSD à cabeça, não tem outra alternativa se não agregar, num único e grande partido de centro direita, o CDS e a Iniciativa Liberal.
Oficina da Liberdade

Marisa, Fátima Felgueiras e Ventura entram num bar

964
Lembra o famoso episódio de Pinheiro de Azevedo quando, em 1975, afirmou em voz alta para a RTP e as rádios à porta de S. Bento: “Bardamerda para o fascista!”
Extremismo

Proud Boys. Líder foi informador das autoridades

Pelo menos entre 2012 e 2014, o atual líder dos Proud Boys cooperou com as autoridades como informador. Ajudou a deter 13 pessoas. A notícia é avançada pela Reuters. Tarrio diz "não se recordar".
Extremismo

Narcisismo moral

284
Imaginem o grau a que chegámos quando desembarcar na Normandia e pintar os lábios de vermelho entram ambos na categoria de "combater o fascismo".
Presidenciais 2021

Mussolini à Brás

158
É a degradação da democracia que motiva a adesão aos movimentos populistas e, no nosso caso, à agremiação em torno de um Mussolini à Brás de cidadãos descontentes.
Presidenciais 2021

Marcelo representa a minha Direita

168
A recandidatura do actual Presidente é uma exigência ética face à situação dificílima que Portugal atravessa e não conheço personalidade política em quem os Portugueses depositem mais confiança.
Extremismo

Como apagar fogos com gasolina? A TV explica

119
Não vemos vontade política de levar a cabo reformas estruturantes que melhorem o funcionamento da democracia. Nenhum dos remédios contra o extremismo está a ser usado.
Política

Os passados da cabeça /premium

1305
O ministro da Economia manda esvaziar prateleiras de supermercados; a ministra da Saúde quer confiscar empresas; do ministério da Justiça saem documentos manipulados… e nós a ver cornos no Capitólio.
Extremismo

O Capitólio, André Ventura e as presidenciais

1048
Um grupo de militantes de Trump invadiu o Capitólio, alentados pelo líder que lhes disse para lutarem. Um dia depois, o seu presidente abandonou-os. Eis uma possível lição para os apoiantes de Ventura
Extremismo

Não fiques como eles, Portugal

1448
Deixa-me feliz, que em Portugal um Primeiro-Ministro com raízes indianas seja avaliado pela suas posições políticas, ações e argumentos e não com base na sua pertença a um grupo étnico minoritário.
França

Morte de Samuel Paty. Sete detidos na investigação

Indivíduos foram detidos no âmbito da investigação à degolação do professor de liceu Samuel Paty, em outubro de 2020, por um extremista islâmico. Detidos terão contactado assassino nas redes sociais.
Política

A democracia está sob ataque?

A democracia tem estado sob ataque há décadas e uma das consequências está aí: o florescimento de partidos oportunistas, extremistas e divisionistas que nada acrescentarão de valor ao regime.
Presidenciais 2021

Populismo e futebol. Afinal, o que é o sistema?

Na política, como no futebol, todos os que estão em campo são imprescindíveis para alcançarmos bons resultados. Melhorar os resultados, new sempre implica mudar o sistema.
Política

O homem-massa de hoje

O homem-massa, seja ele do século XX ou XXI, não se satisfaz com meras melhorias sociais ou económicas: ele ambiciona substituir aqueles que, segundo acredita, o impediram de subir na vida.
Política

Os senhores Ventura e Mamadou na arena do ódio 

151
Há um cesto de deploráveis nas sociedades ocidentais, mas não são os eleitores abandonados pelos políticos, deserdados do progresso, mas antes as elites que usam o ódio como motor do seu poder.
Pandemia

Ensaio sobre os cegos

141
Sim, o pessoal que usa tachos na cabeça para impedir os E.T.s de ler os pensamentos, está a ganhar poder. A cegueira começou a alastrar e o absurdo é visto como um caminho válido.
Extremismo

Assassinar o branco morto. Os Mamadous Bas da vida

3992
Por acaso o sr. Mamadou não escreve à ocidental, não se veste à ocidental, não adora as sociedades ocidentais, os seus subsídios, a sua comunicação social, mais tudo o resto que herdou do pai branco?
Extremismo

Uma história (orocentral) da violência /premium

Para mim – mas admito que seja “orocentralidade” da minha parte –, Mamadou Ba não sabe o que diz. O mais provável é ele sofrer da tal “infodemia” que a Porto Editora se propõe alçar a “palavra do ano"
Política

O radicalismo da moderação

Neste ambiente tribal, tão centrado nas questões identitárias, o grande radicalismo está mesmo em ser-se moderado: um cartão de visita para vários insultos.
Extremismo

É preciso matar o homem branco? /premium

883
Sob a capa de ativista antirracista, Mamadou Ba mais não é do que um agente político. A luta antirracista mais não é do que nova semântica, essencial para reforçar a “luta pela transformação social”.
Extremismo

Quem inventou a ditadura do partido único? /premium

202
O PS, depois de Outubro de 2015, não tem moral para falar: a vontade de poder exibida pelos governos de Sócrates e de Costa, independentemente dos votos, tornou-se inquietante. A pandemia fez o resto.
Política

Inconformismo reformista

264
Caro leitor, chamo-me Francisco e tenho 17 anos. Não passo de um miúdo que pouco ou nada sabe, mas um miúdo que acredita num Portugal diferente.
Política

Combater o Chega ou vender a alma ao Diabo?

2153
Uma direita desnorteada e sem líder, afastada dos eleitores, presa às carapaças dos partidos e refém das suas ambições. Cedendo ao populismo, aspira regressar ao Governo. Mas a que custo?
Política

Não há bons extremismos /premium

906
Na hora da verdade, André Ventura e Catarina Martins encontrar-se-ão à beira da mesma fogueira a discutir se devemos queimar ciganos e pedófilos ou capitalistas e católicos conservadores.
Política

O comunismo existiu. E foi integralmente desumano

2757
A sociedade sem classes sociais, baseada na propriedade comum dos meios de produção e desprovida da separação de poderes, vigorou durante 74 anos. Não foi isto que Marx defendeu?
Política

Utopias? Façam as experiências em vossa casa  /premium

571
Entre o Chega, o PCP e o BE, venha o diabo e escolha. As forças democráticas devem concentrar-se na solução dos problemas do país e não na luta pelo poder e na politiquice barata.
Política

A nova Resistência

O que antes vinha classicamente da extrema-esquerda, passou a vir em iguais doses da extrema-direita. Com a mesma agressividade, falta de pudor democrático, desprezo pela verdade e pela ética.
café europa

A batalha pela alma dos democratas /premium

O que se está a passar na América é uma lição para a Europa. Há quem lidere, combatendo os radicais. E quem anime a polarização e o ódio, que está a levar à quase exaustão as instituições democráticas
Política

Réplica a um amigo

Custa explicar o óbvio, mas aqui vai: dizer não à extrema-direita não é dizer sim à extrema-esquerda. Virar costas a reles arrivistas, mal formados e sem pingo de carácter, não é “fofura” ou cobardia.
Espanha

A radicalização do Partido Socialista Espanhol

114
O PSOE de Pedro Sanchéz, ao sentar-se à mesa com Arnaldo Otegi, reconheceu uma legitimidade institucional a um partido que nasce das cinzas do terrorismo armado, da violência e do crime.
Política

Carta a um amigo da “direita civilizada” /premium

1292
O inimigo, plausível e imediato, não é o Ventura, entretido com subsidiados, pedófilos e, no fundo, a carreira dele. O inimigo é o que, a juntar à vontade, possui os meios para nos oprimir.
Política

A chamada às armas /premium

Assinei essa carta, porque as suas 287 palavras me pareceram evidentes, mas essenciais; breves, mas certeiras; com urgência de consequência, mas de princípios firmados.
Terrorismo

Nunca desistiremos dos nossos cartoons

241
Macron deu um passo muito importante ao pedir uma Europa unida contra os extremismos e os europeus têm de saber responder com elevação à chamada.
Mundo

Os extremismos que assolam a Europa

A eliminação de todas as formas de racismo e de discriminação étnica, de xenofobia e de manifestações conexas de intolerância, constitui uma tarefa prioritária da comunidade internacional.
A Sexta Coluna

A necropolítica da conveniência: crónica parcial /premium

156
O clima de histeria mediática anti-Trump tem vindo a crescer exponencialmente. Até por cá, parece não haver quem não reivindique o seu lugar ao sol no grande apedrejamento público.
Mundo

A ilusão liberal e o nacionalismo contido /premium

E é aqui que estamos, criadas as condições necessárias para uma ressurgência do nacionalismo no mundo ocidental, em vários casos, nas suas formas menos benignas.
Política

A direita da esquerda

130
Há uma direita que não se revê no Creepy Bunch Trump, Ventura, Bolsonaro e Orbán? Há. Ela está aí, para quem a quiser observar. Interessa à esquerda? Nem por isso.
Sociedade

O sol nascerá amanhã?

Os agentes da suspeita vão derrubando os cânones da civilização. Não para os substituir por outros, mas com o simples objetivo de destruir as referências culturais e filosóficas do Ocidente.
Partido Chega

Porque é que chorar no palco é gravíssimo?

246
O ego de Ventura é gigante, ao ponto de já não haver espaço para os seus militantes, nem para os portugueses, um meio, apenas, para atingir um fim: alcançar o poder a todo o custo.
Extremismo

A sociedade portuguesa e os seus inimigos

O problema é a existência de uma agenda puramente ideológica dos extremos da direita e da esquerda. É perverso, quando transformamos qualquer assunto numa matriz ideológica de polos opostos.
Extremismo

Era um bom bofetão no Chega e outro no Bloco /premium

492
Estou fartinho desta dança parva do “Portugal é racista!”, “Não é nada. Portugal não é racista!”, “É, é. Portugal é extremamente racista!”, “Não é, não. Portugal não é rigorosamente nada racista!”
Extremismo

No futuro estamos todos mortos

213
Talvez nestes tempos, no lugar de regar a fogueira com gasolina fosse inteligente amainá-la com água. Talvez a radicalidade necessária fosse a da moderação, do bom senso e da razão.
Liberdades

Os sonâmbulos /premium

104
O Bloco apresenta elementos perfeitamente identificáveis de populismo, para não falar do ministro Pedro Nuno Santos, que ilustra na perfeição aquilo que talvez se pudesse chamar “populismo de Estado".
Extremismo

Reequilíbrios e confrontos 

Daqui a seis meses, quando os políticos que hoje são populares estiverem sob pressão, quando já não for possível disfarçar o descontrolo, será possível evitar confrontos?
Palavras cruzadas

O arcebispo de Canterbury terá de ir ao psiquiatra

As redes anti-sociais (há quem lhes chame redes sociais) tornaram-se num caldo de cultivo onde lavra o primarismo mais aberrante, a ignorância mais absurda, e o ódio mais abjecto.
Política

A ilha dos enganos /premium

Os populistas, tradicionalmente os autores da ficção, tiveram apenas que berrar a realidade. Porque a realidade está entregue a ficcionistas.
Extremismo

No fim não vão levar só as estátuas. Levarão tudo /premium

1465
Assistimos quase indiferentes ao assalto dos bárbaros, mas haverá de chegar o dia em que teremos saudades de como eram civilizados os tempos que vivemos no nosso passado. Se ainda nos lembrarmos deles.  
Extremismo

A exploração das minorias é a arma dos fracos

655
O discurso populista e boçal desta “direita musculada” está sinalizado. O mesmo não podemos dizer do radicalismo daqueles que não passavam de partidos de protesto e que foram normalizados por Costa.
Extremismo

O moderado é o novo radical

O sectarismo militante e quase pseudo-religioso está a erodir o espaço entre as pessoas e, sem diálogo, não teremos capacidade para integrar a diferença. E este é o terreno fértil das ditaduras.
A Sexta Coluna

“A estupidez ao Poder!” /premium

299
Esta gente é perigosamente lunática, não se sabe se por estupidez, se por puro e maldoso fanatismo. Mas podemos para já estar seguros que estas propostas de perfeição e absoluto vão acabar mal.
Extremismo

Ainda sobre a “polémica” das estátuas /premium

Em vez de cederem à chantagem das ululantes minorias radicais, da extrema-esquerda ou da extrema-direita, os partidos centrais devem confiar no bom senso da maioria dos eleitores.
Manifestações

As minhas indignações não são menos que as deles /premium

912
Venho por este meio informar as autoridades competentes das coisas que me incomodam, as quais gostaria que fossem removidas sem demora e, nos casos aplicáveis, incineradas de seguida.
Extremismo

Os novos fascistas e os extremos que se tocam

365
O Bloco não perdeu a tradição extremista e radical que os partidos de origem cultivaram e mantém-se com os tiques irresponsáveis e o discurso de partido marginal ao sistema.
Extremismo

A filosofia da revolta

292
A democracia radical assenta numa lógica muito pouco democrática, pela qual uma minoria reivindica um acesso privilegiado à verdade e à pureza moral, e tenta impô-la silenciando todas as outras vozes.
Extremismo

Era uma vez… nada. Vitória, acabou a História!

1162
Os brutos que estão a tomar conta do espaço público e os cobardes que, intimidados ou coniventes, se estão a calar não deixarão pedra sobre pedra na mais virtuosa civilização da História: o Ocidente.
Extrema Esquerda

O fiasco do radicalismo burguês  /premium

369
O radicalismo, que há pouco tempo prometia partilhar o mundo com o "populismo", está em crise. Isso, porém, pode deixá-lo mais perigoso, como se está a ver nas ruas americanas.
Coronavírus

Extremistas usam pandemia para ganharem apoiantes

165
Grupos extremistas estão a usar a pandemia para incitarem à violência online, dizem investigadores. Jovens são o principal alvo do "tsunami de ódio e de xenofobia", alerta o secretário-geral da ONU.
Terrorismo

Fiscais das secretas alertam para extremistas

143
Alerta para os riscos do "terrorismo" de "matriz islamista jihadista", uma das "preocupações centrais dos serviços de informações portugueses, face à muito notória disseminação por novos territórios".
Moçambique

Como o Daesh se impõe pelo terror em Moçambique /premium

393
Desde 2017, um grupo radical islâmico matou mais de 500 pessoas e levou 60 mil a fugir. Terá 3 mil membros, que ninguém sabe quem são e como se organizam: espalham o terror com decapitações e ataques.
Extremismo

Alemanha ilegaliza organização neonazi Combat 18

É o 18.º grupo de extrema-direita proibido pelo Ministério do Interior alemão. O ministro considera o extremismo de direita e o antissemitismo uma "ameaça considerável" à sociedade liberal.
Espanha

Protesto do Vox com vigilância policial e insultos

101
O protesto nacionalista do Vox juntou centenas em diversas cidades de Espanha. As manifestações decorreram sob vigilância policial, mas também sob insultos e vaias de grupos antifascistas.
Política

O pensamento dos extremistas

119
No tempo em que os radicalismos florescem temos de aprender a reconhecer a falácia dos seus argumentos. Isso consegue-se observando os vários aspectos da realidade, não apenas o que nos querem mostrar
Eleições na Alemanha

Alemanha. Extrema-direita em segundo lugar

244
AfD sobe em estados do leste da Alemanha, mas não vai além do segundo lugar. Na Saxónia fica atrás da CDU de Angela Merkel e em Brandeburgo perde para o SPD.
Alemanha

Alemanha prende seis suspeitos de extremismo

Detenções foram feitas na sequência de rusgas a apartamentos de alegados extremistas islâmicos, que estariam a planear um ataque. O principal suspeito era vigiado há seis anos pela polícia.
Liberdades

Liberdade para bons vs liberdade para os maus

159
Nazistas, fascistas, marxistas e trotskistas acontece serem todos inimigos da liberdade e da democracia. Hitler e Mussolini tinham mais em comum com Marx e Trotsky do que com qualquer pensador liberal
Diplomacia

Marcelo e Presidente Austríaco contra extremismo

Marcelo Rebelo de Sousa e Alexander Van der Bellen discutiram uma "visão do mundo aberto, multilateral, interligado" durante a visita de Estado do Presidente Austríaco a Portugal.
Extremismo

Os fascistas da saúde /premium

2671
O Bloco e o PCP (e o PAN para lá caminha) são os fascistas da saúde em Portugal. Têm dois objectivos: terminar com a iniciativa privada na saúde, e acabar com a liberdade de escolha dos cidadãos.
Eleições Europeias

Populismo e eleições europeias

O crescimento do populismo xenófobo é alimentado pelo aumento do populismo igualitário, conduzindo a uma progressiva radicalização da vida pública como se observa actualmente nos países desenvolvidos.
Facebook

Facebook baniu contas de líderes extremistas

743
Há figuras ligadas à defesa da supremacia negra, a "fake news", teorias da conspiração e sites de extrema-direita. "Parece que a liberdade de expressão é perigosa", respondeu um dos bloqueados.
Terrorismo

Atentado. Ardern desconhece ligação a Christchurch

Jacinta Ardern não confirma que os atentados de domingo no Sri Lanka possam ser resposta aos ataques às mesquitas em Christchurch.
Extremismo

Como é que se diz "geringonça" em francês? /premium

181
Pedro Marques foi avisado pelo seu ídolo europeu: os moderados não devem aliar-se aos extremistas de esquerda e direita que querem "destruir a UE". Mas o PS é muito diferente em Bruxelas e em Lisboa.
Crónica

Partir A. Ventura /premium

814
Ventura quer mudar o sistema por dentro. É uma espécie de supositório humano: faz-se introduzir no organismo para depois exercer a sua influência. Ei-lo metade glicerina, metade convicção ideológica.
Extremismo

A caixa de Pandora

336
Não é preciso ser historiador, mas é necessário saber História, para compreender que a humanidade está prestes a colidir de novo com um icebergue. Os sinais não enganam.
Extremismo

Fascismo nunca mais!

1410
A nossa esquerda radical cultiva abundantemente traços claramente fascistas. O ódio à burguesia. O amor pelos movimentos de massas. A criminalização dos comportamentos. A defesa despudorada da censura
Hungria

Hungria. PM diz que UE quer "acabar com as nações"

1059
Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, acusou a União Europeia de querer acabar com as nações, tal como o regime comunista que governou o país: "Querem outra vez um mundo sem nações".
Censura

Os caça-fantasmas /premium

3515
Portugal não tem fascistas que cheguem para encher uma pequena praça ou até a Rua da Betesga mas tem cada vez mais dependentes do fascismo. São eles os caça-fascistas, a versão lusa dos caça-fantasmas
Extremismo

Desesperadamente à procura de fascistas /premium

1976
É muito fácil atacar o Mário Machado. E muito mais difícil deixar de partilhar camarotes com os protectores dos “Mários Machados” que pululam nos Diabos Vermelhos, na Juve Leo e nos Super Dragões.
Extrema Direita

Apanha que é ladrão ou perigo real? /premium

1008
As experiências nazi, fascista e comunista já mostraram o que valem: desrespeito pelos direitos e liberdades dos cidadãos, racismo e xenofobia, guerras, fome, destruição. Os resultados são os mesmos.
Filipinas

Duterte disposto a dialogar com extremistas

O Presidente apontou a falta de educação como a principal causa do conflito armado no sul e anunciou a entrega de mais 15 mil armas à divisão de infantaria encarregada de combater os rebeldes em Sulu.
Bloco de Esquerda

A "guerra civil" do Bloco de Esquerda 

O BE e os seus fautores e dirigentes projectam um país dividido, feito da luta entre grupos mais ou menos organizados cá dentro.
Síria

Cerca de 10 mil civis retidos em zona de conflitos

A zona restrita do nordeste da Síria ainda é controlada pelo grupo extremista Estado Islâmico e tem estado sob intensos bombardeamentos das forças internacionais, de acordo com a ONU.
Síria

Síria. França junta-se aos EUA para combater EI

Forças especiais francesas foram enviadas nas duas últimas semanas para reforçar o contingente da coligação liderada pelos EUA na luta contra o grupo 'jihadista' Estado Islâmico na Síria.
Estado Islâmico

Turquia. Suspeitos de ligação terrorista presos

A polícia turca prendeu pelo menos 100 pessoas suspeitas de envolvimento com o Estado Islâmico, refere esta sexta-feira a agência de notícias oficial da Turquia.
Futebol

Conhecidos adeptos que usaram imagem de Anne Frank

A polícia de Roma identificou 20 adeptos da Lazio que no domingo utilizaram a imagem de Anne Frank, adolescente de origem judaica vítima do Holocausto, com uma camisola do clube italiano AS Roma.
Redes Sociais

O anúncio "nacionalista" que circulou no Facebook

140
Um anúncio que mostra o "Estado Islâmico da França" circulou nas redes sociais para aterrorizar eleitores com a islamização do ocidente.
Extremismo

Mário Machado esteve 30 horas detido na Suécia

1413
O antigo líder dos Hammerskins e da Frente Nacional foi detido durante 30 horas na Suécia mal aterrou no aeroporto. O assumido extremista está proibido de se deslocar ao país nos próximos três anos.
Estados Unidos da América

Alt-Right. Como nasceu, cresceu e chegou a Trump

140
Da Guerra Civil a Steve Bannon, entre o Klu Klux Klan e milhares de outros movimentos radicais, a extrema-direita americana parece ter em Trump um ídolo. E a extrema-esquerda? Também existe.
Qatar

Países árabes instam Qatar a combater extremismo

Quatro países árabes pressionam o Qatar a comprometer-se com seis princípios de combate ao extremismo e terrorismo para tentar resolver a crise.
Mundo

Hope, o caso do menino feiticeiro que Anja salvou

2348
Tinha dois anos quando a família o acusou de bruxaria e o abandonou. Estava às portas da morte quando Anja Lovén o descobriu. Um ano e meio depois, a dinamarquesa conta a história desse resgate.
Extremismo

Será a segurança uma superstição?

A cooperação entre os serviços de informação europeus constitui condição essencial para a implementação de uma verdadeira política de prevenção e de combate ao extremismo violento.
Extremismo

‘Stop whining – Parem de se lamentar!”

458
Mais importante do que expor os erros de Trump, é deixar de retratar a realidade como um combate ideológico entre elites ‘iluminadas’ e evoluídas por um lado, e o ‘povo’ ignorante e radical por outro.
Extremismo

Extremistas do Bangladesh condenados à forca

O tribunal de última instância do Bangladesh confirmou hoje a sentença de um militante extremista de topo e de dois dos seus seguidores pelo ataque de 2004 ao embaixador britânico.
Islamismo

Universidade Islâmica dá curso contra extremismo

O reitor da maior universidade islâmica do mundo apela, em entrevista à Lusa, aos imãs portugueses para frequentarem um curso de formação que desmonte ideias radicais ou extremistas.
Casa Branca 2016

Extrema-direita saúda Trump com saudação nazi

421
Organização de extrema-direita e de supremacia branca acusa os media de terem "aberto uma guerra contra a legitimidade de Trump e contra a continuidade da existência do povo branco americano".
Donald Trump

Alt-Right. Os radicais que Trump leva para o poder

827
Entre várias nomeações controversas, Trump escolheu Steve Bannon para seu braço-direito, marcando a entrada da "direita alternativa" no poder. O que é a alt-right e porque inspira medo a tanta gente?
Islão

Combate ao extremismo é para "várias gerações"

121
Para Nuno Lemos Pires, coronel do Exército português e professor de Relações Internacionais, o combate ao terrorismo resultante do islamismo radical "é um caminho longo, para várias gerações".
Direitos das Mulheres

Feminismos à medida

1229
O burquini é um símbolo da opressão das mulheres e é socialmente identificado com o extremismo islâmico com quem estamos em guerra. Não tem comparação com as roupas das freiras ou das judias ortodoxas
Tribunal Penal Internacional

Extremista islâmico admite culpa no Tribunal Penal

Al Mahdi é o primeiro réu a considerar-se culpado num julgamento por crimes de guerra, no Tribunal de Haia. O extremista do Mali ordenou os ataques contra a cidade de Tombuctu no ano de 2012.
Extrema Direita

Em defesa de um elitismo aberto e antiquado

267
Antes mesmo de conseguirmos identificar as origens do fenómeno populista, de esquerda e de direita, nós temos um dever: denunciá-lo.
Extremismo

Preocupações euro-atlânticas e institucionalistas

Estamos a assistir paulatinamente ao crescimento eleitoral de partidos extremistas na Europa e de candidatos extremistas nos EUA e no Reino Unido. Temos de saber reagir e denunciar a mensagem política
Debate

Os pólos do ódio

Soluções razoáveis para os problemas deste mundo não vão ser encontradas com raiva.
Extremismo

Uma reunião explosiva: 1 espião e 4 jihadistas

Em 2003, uma palestra num quarto clandestino juntou na mesma sala um orador bem conhecido da Al-Qaeda, os três bombistas responsáveis pelo ataque de Londres e um espião do MI5, que saiu da Al-Qaeda.
Jihadismo

Egito e Líbia atacam Estado Islâmico

116
A decapitação de 21 pessoas que se crê serem cristãos egípcios levou o presidente do Egito a prometer vingança. O primeiro ato aí está. A Líbia, país onde a execução foi feita, também lançou ataques.
França

Ameaça terrorista leva França a subir vigilância

"Nunca tínhamos enfrentado um risco tão grande no que toca a terrorismo", afirmou Manuel Valls, primeiro-ministro francês, numa visita a uma esquadra de Montpellier.
Jihadismo

Extremismo islâmico é ameaça real ao Ocidente

103
O extremismo islâmico é uma ameaça real nos países ocidentais, conclui um relatório internacional, sublinhando o papel das redes sociais na propagação geográfica do fundamentalismo e o ódio religioso.
Extremismo

Homem atacou polícias à machadada 

Um homem atacou esta quinta-feira um grupo de polícias à machadada em Nova Iorque. Agora, de acordo com um site de monitorização, é dado como tendo "tendências extremistas".
A página está a demorar muito tempo.