455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Extremismo

Extremismo

Contra-Ataque

É uma boa ideia fazer parte do grupo daqueles que já perceberam que a democracia está a ser atacada, que a alt-right e o woke são anti-democráticos, que contra-atacar ambos é a única resposta adequada
Extremismo

Radicais moderados

Não podemos pensar que os populismos e os totalitarismos se extinguirão naturalmente por si. O combate político moderado não deve sofrer de tibiezas ou cedências aos extremos.
A História do Dia

O batalhão Azov é neonazi?

Como nasceu e se desenvolveu o Batalhão Azov? E este grupo militar perfilha ou não ideologias extremistas e supremacistas? O jornalista José Carlos Duarte conta-nos a história do Batalhão Azov.
Liberdade de Expressão

Eu, cronista, me confesso

Sou, sem arrogância nem complexos, um sacerdote identificado com a Igreja que ama, mas também um cidadão que não abdica dos seus direitos e deveres cívicos.
Alemanha

Mais de 300 extremistas na segurança alemã

Além de partidos e movimentos extremista, vários elementos estariam ainda ligados a organizações de artes marciais e hooligans classificadas como "subculturas de extrema-direita". 
Extremismo

Perigo do extremismo já existia antes do Chega

Investigador diz que "agressividade verbal" do partido de André Ventura e o contexto nacional e internacional provocaram uma reação mais acesa à esquerda e à direita.
Extrema Direita

Alemanha anuncia plano contra a extrema-direita

Governo alemão considera a extrema-direita a maior ameaça para a democracia no país e as autoridades anunciaram novas medidas para combater o problema.
Noruega

Anders Breivik faz saudação nazi no tribunal

“Parem com o genocídio das nossas nações brancas”. Era esta a frase exibida por Breivik num cartaz, enquanto fazia a saudação nazi aos juízes, depois de uma audiência para a liberdade condicional.
França

França encerra mesquita devido a sermões radicais

Autarca da região garantiu às autoridades que os sermões incitavam à violência, e referiam-se aos jihadistas como “heróis”.
Extremismo

As lutas culturais - Parte III

Os nossos valores culturais e morais e os nossos projetos sociais são hoje, talvez mais do que nunca, resultado das lutas pela hegemonia cultural.
Extremismo

Dever

Mais do que indiferença, a abstenção é a silenciosa anuência ao que quer que seja. Ao mal também. Se não votar apesar de ter esse direito, vote porque é o seu dever.
Extremismo

E depois Joacine?

Um dia também os movimentos sociais e a deputada Joacine desaparecerão e as pinturas deste tempo irão permanecer enquanto marca permanente da vacuidade intelectual que impera.
11 de Setembro

Onde é que estamos no 11 de Setembro?

É uma lição mil vezes ensinada e raras vezes aprendida: os vermes aproveitam as brechas. Pelos escombros das Torres Gémeas passaram os oportunistas da nova ordem ali iniciada, e essa ordem era o caos.
A Sexta Coluna

A The Economist descobriu a esquerda iliberal

Só espero que a não-esquerda esteja pelo menos tão atenta ao que por aí anda e ao que aí vem como os liberais da The Economist – que tardaram a identificar a ameaça mas que o fizeram.
Política

Crise, qual crise?

Continuem os liberais de serviço a dizer palavrões na TV, a escrever umas baboseiras no Twitter, a falar de liberdades esotéricas, de questões de género e a sair dos armários e vão ver onde isto acaba
Afeganistão

Zaki

Por cada jovem que conseguirmos trazer para as nossas universidades, por cada homem ou mulher a quem consigamos dar trabalho digno em Portugal, estaremos a ajudar cada um de nós.
Extremismo

O pesadelo de Mamadou Ba

Como se combate a injustiça? Como se melhora a sociedade? Através do diálogo, da tolerância, da educação e da decência.
Direitos Humanos

As crianças e as mulheres afegãs

A questão mais importante é e será sempre dar a mão a quem precisa. A solidariedade mundial em plena pandemia para com o povo afegão terá de ser a nossa palavra-chave.
Política

O porta-estandarte de uma direita radical

A Direita moderada terá, independentemente do custo em relevância eleitoral, que afastar-se do Chega. Só assim continuará a ser uma alternativa credível para governar o País.
União Europeia

O fim da festa ou o colapso da Europa

É uma questão de tempo, até que a mania woke perca o seu caudal. O que parece de mais difícil reparação é a provável queda na fenda que o possível colapso da UE abrirá.
Política

A gaiola da direita

Fechada, por vontade própria, na sua gaiola, a direita portuguesa vai optando por falar quase exclusivamente para si. Para os seus indefectíveis, para os que a aplaudem, independentemente do que faça.
Moçambique

ONG apela a diálogo com grupos extremistas

A busca pelo entendimento das motivações e expectativas dos grupos extremistas em Cabo Delgado, levou ONG a pedir para serem considerados o diálogo e negociações para pôr fim da violência.
Sociedade

Patrimónios impugnados

Para eliminar qualquer tensão, causa de sofrimento, denuncia-se a razão ou a ciência como produtos ocidentais ou até brancos – não se anda muito longe da «física judaica» ou da «genética burguesa».
Europol

Pandemia aproveitada para ataques terroristas

No documento que analisa as atividades de organizações terroristas em solo europeu em 2020, a Europol revela que houve diversas tentativas de ataque terrorista, como as do grupo Estado Islâmico.
Extremismo

Relembrando o genocídio de Srebrenica

Quando políticos dos nossos dias incitam ao ódio a determinadas minorias étnicas com o único objectivo de consolidar ou expandir posições de poder, eis um exemplo de como tudo isto acaba.
Sociedade

Política do efémero, efémero da política 

A democracia não tem garantia de perenidade. Precisamos de valores de longa duração e não adormecer sobre ilusões. O efémero cansa, desgasta, corrói o laço social.
Sociedade

O suicídio ideológico

O novo pensamento colectivo é obedientemente praticado já quase sem reflexão, como uma segunda natureza que se vai alargando a cada dia que passa.
Extremismo

O discurso do Presidente e a esquerda caviar

Sim, podemos repetir os mesmos erros do passado. Razões mais do que suficientes para dar atenção ao que nos disse o Presidente da República, que é bem conhecido por saber ler os sinais do presente.
Extremismo

Os (velhos) tribalistas

Entre os donos do 25 de Abril e o bullying feito a Sousa Pinto por dialogar com a direita, o sectarismo dos derrotados do PREC parece ter tomado conta da esquerda. Uma verdadeira ironia histórica.
Política

O 25 de Abril

Quando as convicções se multiplicam é muito mau sinal. Nenhuma cabeça normal tem espaço legítimo para muitas. A partir da terceira, o mais provável é estar-se a mentir.
A Sexta Coluna

A bela e nobre tradição de matar fascistas

A grande ameaça à nossa Democracia não é a corrupção, nem o compadrio, nem as injustiças da Justiça, mas os “populistas de extrema-direita”, que arranjam todos os pretextos para manipular o povo.
Extremismo

Os amanhãs que cantam cheiram a queijo

A "queijificada" teoria cedo encontrou a dura realidade da sua fugacidade, devido a dois acontecimentos: a soez intervenção de Louçã acerca de Aline Beuvink e o embaraçoso ativismo do grupo Climáximo.
Extremismo

O Espírito do Cancelamento Futuro

Olhemos para os nomes das nossas aldeias, vilas, cidades e regiões. Ninguém reparou ainda na perseguição implícita em “Beira Baixa”? Beira Não-tão-alta-como-a-Alta, por favor.
Noticiário

7h. Portugal foi espiado por outros Estados

Infraestruturas críticas nacionais foram alvo de ataques informáticos. Empresas como EDP e Altice são vítimas. Secretas revelam ainda ligações da extrema-direita aos negacionistas da pandemia.
Racismo

Movimentos protonazistas

Se quisessem realmente que as minorias ascendessem e vivessem melhor, deviam, antes, combater por uma consistente integração, desde logo por uma escola de qualidade, qualificadora e exigente.
Racismo

Como se traduz “este anti-racismo é racista”?

Para haver verdadeira justiça racial, também os leitores devem ser negros. Não faz sentido que um branco possa ler um poema que, é evidente, não conseguirá compreender. É até ofensivo que tente.
Política

O discurso e a paranóia

O discurso assente na paranóia vê a história como uma conspiração, posta em movimento por forças demoníacas que, para serem derrotadas, precisam de ser combatidas numa luta sem quartel, numa cruzada.
Extremismo

Peço imensa desculpa, sou português

Não tenhamos receio de olhar para estes momentos da nossa história com distanciamento, porém com orgulho, com frieza académica, mas também arrepiados por nos reconhecermos em valores tão prodigiosos.
Política

Não pode valer tudo em política

É imperativo que as forças políticas moderadas consigam voltar a estabelecer uma ligação com quem não se revê com o estado do seu país. Não os podemos perder, não podemos desistir deles.
Extremismo

Até quando e onde pode ir a vontade de destruição?

Camões, está atento! A tua vez vai chegar! Vais ter de responder como é que ousaste pôr a “Ilha dos Amores” algures em África, mas povoada por mulheres de “cabelos de ouro” e “alves carnes”!
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.