A vitória no clássico da Supertaça frente ao FC Porto deu outro ânimo ao Benfica, o triunfo no clássico que abriu o Campeonato frente ao FC Porto deu outro ânimo ao Sporting e havia ainda o regresso do treinador Alejandro Domínguez ao Pavilhão da Luz. O primeiro dérbi da temporada, depois dos eletrizantes jogos da última meia-final do Campeonato que terminaram com a passagem dos encarnados à decisão (que teria também na “negra” triunfo dos azuis e brancos), tinha todos os condimentos para ser mais um encontro grande de hóquei em patins mesmo surgindo numa fase prematura da época. E as expetativas foram mesmo confirmadas, com um jogo que foi equilibrado até ao intervalo a terminar mesmo em goleada.

A final de Pablo Álvarez: Benfica quebra série de derrotas com FC Porto e conquista Supertaça de hóquei em patins

Os cinco minutos que mudaram a história: Sporting vence campeão FC Porto na estreia no Campeonato

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A primeira parte começou com oportunidades para os dois conjuntos, com Ângelo Girão a travar um lance em que Edu Lamas surgiu isolado 1×0 (6′) e com Ferran Font a ver um grande golo anulado por levantar em demasia a bola antes do toque final (9′). A noite era dos dois guarda-redes internacionais por Portugal, que foram travando as sucessivas tentativas de Lucas Órdoñez, João Souto e Pablo Álvarez, e o primeiro golo do encontro surgiu apenas a três minutos do intervalo, com Toni Pérez a desviar ao segundo poste um passe de Gonzalo Romero. Antes do descanso, os leões chegaram à décima falta mas o livre direto batido por Carlos Nicolía acertou na máscara de Ângelo Girão e subiu até ao teto (25′).

No recomeço, Romero teve um remate perigoso para defesa de Pedro Henriques mas foi o Benfica a chegar ao empate logo a abrir por Pablo Álvarez, a desviar já em queda para o 1-1 (26′). O Sporting acusou esse golo e foi-se perdendo nos minutos seguintes, permitindo que os encarnados assumissem o encontro e chegassem mesmo à reviravolta cinco minutos depois, com Pablo Álvarez a falhar um livre direto após cartão azul a Toni Pérez antes de marcar em power play após assistência de Lucas Órdoñez (33′).

Esse acabou por ser o momento determinante no dérbi, com o Benfica a aproveitar o ascendente anímico para partir para uma goleada: Nil Roca, um dos reforços do conjunto da Luz para esta temporada, fez o 3-1 numa jogada individual logo no minuto seguinte (34′) e bisou na recarga a um livre direto falhado por Pablo Álvarez já depois de um golo anulado (41′). Ferran Font falhou no mesmo minuto o primeiro livre direto do conjunto verde e branco que poderia ainda relançar a partida e foi Lucas Órdoñez a fechar o 5-1 a dois minutos do final em mais um lance em que a defesa do Sporting voltou a falhar (48′).

Com este resultado, o Benfica juntou-se ao Óquei de Barcelos e ao FC Porto na liderança do Campeonato com seis pontos, sendo que os azuis e brancos têm um jogo a mais (vitória frente ao Valongo por 5-3). Já o Sporting ocupa a oitava posição com três pontos em dois encontros (Benfica e FC Porto).