A Rainha Margarida da Dinamarca decidiu que, a partir de 1 de janeiro de 2023, os seus quatro netos do lado do seu filho Joaquim deixarão de ter ser príncipes, uma vez que os títulos serão “descontinuados”, informou a Casa Real dinamarquesa em comunicado. No entanto, manterão os seus lugares na linha de sucessão ao trono.

O príncipe Joaquim é o segundo filho da Rainha e tem quatro filhos, que têm agora entre 23 e 10 anos. Casou-se em 1995 com a princesa Alexandra e foram pais dos príncipes Nikolai (que trabalha como modelo) e Felix. Quando o casal se divorciou em 2005, a ex-princesa passou a ser condessa de Frederiksborg.

Em outubro de 2007, o principe Joaquim voltou a casar, desta vez com a francesa Marie Cavallier e tiveram dois filhos, os príncipes Henrik e Athena.

Até agora, todos os quatro descendentes têm tido o título de príncipes, mas a partir do próximo ano apenas vão poder usar os títulos de condes e condessa de Monpezat e serão tratados por “Excelências”.  Os filhos, noras e netos da Rainha Margarida têm este título desde 2008, explica a Casa Real no comunicado emitido a 28 de setembro. A decisão da monarca tem como objetivo permitir que os netos possam ter uma vida mais comum, sem as restrições que a coroa impõe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Com a sua decisão, Sua Majestade a Rainha deseja criar uma estrutura em que os quatro netos possam formar as suas próprias vidas com uma maior extensão, sem serem limitados por considerações e deveres especiais que uma afiliação formal com a Casa Real da Dinamarca como uma instituição envolve”, lê-se no comunicado da Casa Real.

O príncipe Joaquim disse ter sido apanhado de surpresa por este anúncio “muito triste”, segundo relata o jornal Times. A mãe dos dois filhos mais velhos do príncipe também já reagiu à notícia e confessou-se “chocada” com a decisão da Rainha. “Isto veio do nada. As crianças sentem-se excluídas. Não conseguem perceber porque é que as suas identidades lhes estão a ser retiradas”, cita o Guardian.

O herdeiro da Rainha Margarida é o primeiro filho, o príncipe Frederico, que também tem quatro filhos e todos manterão o título de príncipes. Na linha de sucessão segue-se o primogénito, o príncipe Christian, que quando for adulto será o único neto da Rainha a receber uma anuidade do estado.

A Rainha Margarida celebra este ano o seu jubileu de ouro e é, neste momento, a monarca viva há mais tempo no trono (50 anos).

Margarida II. A rainha que os dinamarqueses escolheram está há 50 anos no trono