“Seguuuuuuura coração”. Horas antes de começarem a sair os resultados das eleições brasileiras, o jovem Nikolas Ferreira estava nervoso — ou pelo menos era isso que demonstrava no Twitter, onde deixava mensagens ao milhão de seguidores com que conta naquela rede social. Mas não era preciso: contas feitas, o mineiro de 26 anos não só conseguiu ser eleito deputado federal, como foi mesmo o deputado mais votado do país, com 1,5 milhões de votos.

Mas quem é, afinal, o deputado que o Brasil — neste caso, no estado de Minas Gerais — elegeu com mais votos? Basta recorrer às redes sociais, o instrumento mais poderoso que Nikolas Ferreira teve em mãos, e que usou abundantemente durante a campanha (inclusivamente para alimentar polémicas em série) para começar a perceber.

Foi lá que o deputado, que já era vereador em Belo Horizonte, fez na véspera das eleições um livestream com Jair Bolsonaro, em que dizia ao presidente: “Tenho 26 anos, a juventude é muito forte aqui no meu Instagram, sou cristão e sei o quanto o senhor batalha por isso”.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.