“O título de Max Verstappen foi adiado. Provavelmente, não por muito tempo”. O título do The New York Times na antecâmara do Grande Prémio do Japão resumia em duas frases não só o que aconteceu na última prova, em Singapura, mas também aquilo que poderia agora vir a acontecer em Suzuka. E o próprio neerlandês contava com uma pequena grande diferença apenas uma semana depois – dependia apenas de si, necessitando de uma vitória com volta mais rápida como conseguiu por quatro vezes em 2022 (Emília Romanha, Miami, Bélgica e Países Baixos) para selar de imediato o bicampeonato de Fórmula 1. Todavia, faltava esse último passo. E uma qualificação conseguida para ficar mais perto desse objetivo.
Depois de uma primeira sessão de treinos livres dominada entre Alpine e Ferrari, a segunda terminou com os dois Mercedes na frente (George Russell mais rápido do que Lewis Hamilton) e os dois Red Bull logo de seguida. Max Verstappen, o foco de todas as atenções depois de ter falhado por completo a qualificação em Singapura e a própria corrida, acabou como terceiro mais rápido mas a instabilidade do tempo, os treinos com piso molhado e as prováveis alterações na luta pela pole position colocavam tudo “no zero”.
REMINDER: This man can win the championship this weekend ????#JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/XN84vTGuJf
— Formula 1 (@F1) October 7, 2022
“Os tempos de hoje não são muito representativos por causa da chuva. É difícil dizer onde estamos agora, mas é sempre bom pilotar aqui. Felizmente, também não foi tão mau a nível de humidade, pudemos correr bem e fazer algumas coisas básicas mas não mais do que isso. É por isso que estou ansioso para amanhã [sábado], para ver como nos saímos em condições secas. Vamos começar do zero novamente, nós como toda a gente”, comentou o atual campeão mundial depois da segunda sessão de treinos livres.
???? END OF FP1 ????
Fernando tops our first session at Suzuka! ????
TOP 10
Alonso
Sainz
Leclerc
Ocon
Magnussen
Verstappen
Schumacher
Norris
Bottas
Perez pic.twitter.com/34hlG41yIZ— Formula 1 (@F1) October 7, 2022
O traçado de Suzuka reportava de forma obrigatória para aquilo que foi o início do fenómeno neerlandês. Muitos podem não recordar-se mas foi ali que, em outubro de 2014, Max experimentou pela primeira um Fórmula 1 em termos oficiais, conduzindo o Toro Rosso que pertencia a Jean-Éric Vergne na primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio do Japão com apenas 17 anos e três dias, quase como uma prenda de anos que lhe valeu o estatuto de piloto mais novo de sempre a participar num fim de semana de corrida uns meses depois de se ter juntado à Red Bull Junior Team na sequência dos testes que fez na Fórmula Renault 3.5 e de uma proposta rejeitada para ser piloto de desenvolvimento… da Mercedes. Tudo mudou e era agora contra a marca alemã e a Ferrari que tentava ganhar vantagem para fechar o título.
???? FP2 CLASSIFICATION ????@MercedesAMGF1 take a one-two into Saturday ????
Home hero @yukitsunoda07 completes the most laps ????#JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/GuH0SdKmFh
— Formula 1 (@F1) October 7, 2022
A chuva parou, a pista secou, a história mudou por completo em relação ao primeiro dia. E por aquela que foi a diferença mais pequena este ano em qualificações, Max Verstappen foi 0,010 segundos mais rápido do que Charles Leclerc, carimbando mais uma pole position esta temporada (1.29,3014-1.29,314). Na segunda linha da grelha, mais dois carros de Red Bull e Ferrari, com Carlos Sainz (1.29,361) à frente de Sergio Pérez (1.29,709). Na casa do 1.30, os Mercedes não foram além de sexto (Lewis Hamilton) e oitavo lugar (George Russell), superados pelos Alpine de Esteban Ocon (quinto) e Fernando Alonso (sétimo).
Approximately 0.47 Yuki Tsunodas separated our top two in qualifying ????
Yes, that's a legitimate unit of measurement ????#JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/tjZKilupAD
— Formula 1 (@F1) October 8, 2022
“Estou muito contente por estar na pole. Vai ser interessante ver como se comporta o tempo mas estou confiante porque temos um bom carro”, comentou no final o piloto neerlandês, que conseguiu pela sexta vez terminar na frente uma qualificação naquela que foi a 18.ª pole da carreira. E no regresso à Fórmula 1 a Suzuka três anos depois, Verstappen tentará a primeira vitória no Grande Prémio no Japão.
Full classification from that memorable qualifying session!#JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/aKzkAGRbbZ
— Formula 1 (@F1) October 8, 2022