Se pensava que o Twizy tinha os dias contados, prepare-se para ser surpreendido. O quadriciclo eléctrico com dois lugares em tandem (fila) vai regressar em 2023 com uma mão cheia de novos trunfos, visando atrair os clientes que necessitam de um veículo pequeno e ágil, capaz de encaixar três unidades num único lugar de estacionamento, desde que se arrumem perpendicularmente ao passeio.
A primeira novidade é que o Twizy muda de denominação e de marca. O emblema é agora o da Mobilize, a marca da Renault especializada em mobilidade alternativa, e o nome do modelo é Duo, referente ao número de lugares a bordo, em que o passageiro se senta atrás do condutor. A segunda novidade diz respeito à forma como é comercializado, ou melhor, como não é comercializado, uma vez que o Duo não estará à venda. Apenas pode ser alugado a particulares, por um período mínimo de três meses (em França), ou a empresas, por períodos mais extensos.
O chassi continua a ser tubular, mas o Duo é maior (2,43 m contra 2,32 m do Twizy) e mais largo, sendo sobretudo mais futurista e atraente. A carroçaria é feita de painéis de plástico, o que inclui as duas portas e as respectivas janelas, que podem abrir para ventilar o habitáculo, que assim passa a proteger quem vai lá dentro da chuva e do frio. De acordo com a Mobilize, o Duo usa 50% de materiais reciclados, sendo fabricado com 95% de materiais recicláveis, quando chegar ao fim de vida, ou um acidente o retirar da circulação.
Uma vez lá dentro, o banco do condutor avança até 20 cm para facilitar o acesso a quem se senta atrás, com o Duo a disponibilizar agora um painel de instrumentos mais completo e numa cor garrida, para dar vida ao habitáculo modelo. O smartphone tem um lugar próprio, para proporcionar acesso a sistemas de que o condutor pode necessitar, da navegação com o Android Auto, Google Maps ou Waze, à música através de aplicações como o Spotify.
Tal como acontecia com o Twizy, o Duo vai ser proposto em duas versões, o Duo 45 e o Duo 80, dependendo da velocidade que pode alcançar. Isto implica algumas alterações no tipo de condutor que se pode sentar ao volante, pois se o primeiro aceita jovens a partir de 16 anos ou adultos sem carta de condução B, já o segundo deixa-se guiar pelos condutores devidamente encartados.
A Mobilize não avança com mais pormenores sobre o Duo, excepção feita para o facto de a versão de passageiros estar homologada com uma autonomia de 140 km, mais 40% do que os 100 km a que estava limitado o Twizy. Um ano depois, em 2024, chegará ao mercado o Bento, a versão de carga do Duo, equipado com uma caixa com 700 litros de capacidade a ocupar toda a traseira do veículo. E, em caso de necessidade, o condutor pode ainda transportar objectos mais compridos do seu lado direito.