A participação na segunda fase final de um Campeonato da Europa (neste caso por exclusão da Rússia), a vitória na Sérvia que manteve vivo o sonho de alcançar o primeiro Mundial de sempre, as recentes vitórias no playoff que terá o capítulo final em fevereiro na derradeira fase de apuramento intercontinental. A Seleção feminina continua a fazer o seu caminho e os resultados estão à vista. Agora, mais ainda.

Elas são maiores, nós fomos melhores: Portugal goleia Islândia e discute presença no primeiro Mundial de sempre no playoff

De acordo com o ranking FIFA agora atualizado, Portugal subiu à 23.ª posição da hierarquia mundial, o melhor lugar de sempre e com possibilidade de melhorar ainda mais em caso de qualificação para o Mundial. Desta vez, Portugal superou a Rep. Irlanda, a Escócia, a Rússia e a Colômbia. Os EUA continuam na liderança da classificação revista esta quinta-feira, com a Suécia a ultrapassar a Alemanha em segundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De referir que estas contas têm também influência no sorteio do playoff intercontinental que se realiza na sexta-feira, com Portugal a partir como um dos quatro cabeças de série por ter o melhor ranking FIFA nesta fase (23.º) a par de Chile (38.º), China Taipé (40.º) e Papua Nova Guiné (50.º). Estão ainda no outro pote Tailândia (41.º), Paraguai (51.º), Haiti (56.º), Panamá (57.º), Camarões (58.º) e Senegal (84.º), sendo que existe essa nuance de que apenas uma seleção por confederação pode estar como cabeça de série, o que beneficia a Papua Nova Guiné e acaba por “prejudicar” a Tailândia, “tapada” por China Taipé.

Portugal fez um total de 15 jogos realizados no ano civil de 2022 entre qualificação e respetivo playoff de apuramento para o Campeonato do Mundo, fase final do Europeu, Algarve Cup e particulares, com oito vitórias, dois empates e cinco derrotas. Nesta fase as comandadas de Francisco Neto levam uma sequência de quatro triunfos consecutivos e em encontros oficiais, frente a Sérvia, Turquia, Bélgica e Islândia.