A subida aos degraus mais altos da escadaria trouxe também um trambolhão até ao momento mais delicado da temporada. Depois de oito vitórias consecutivas no início da época, entre Campeonato e Liga Europa, o Sp. Braga sofreu três derrotas seguidas, perdeu o segundo lugar da Liga e também a liderança do grupo da competição europeia. Esta quinta-feira, na Bélgica, os minhotos procuravam uma obrigatória recuperação — de resultados, de confiança e de embalo.

A equipa de Artur Jorge visitava o St. Gilloise, em Bruxelas, uma semana depois de ter perdido na Pedreira com os belgas. Antes, o Sp. Braga tinha perdido com o FC Porto no Dragão. Depois, o Sp. Braga perdeu com o Desp. Chaves. Na Bélgica, era necessário vencer não só para voltar ao primeiro lugar do grupo da Liga Europa como também para reentrar num caminho vitorioso que começou a fugir até a nível interno e com impacto direto numa classificação onde Casa Pia, Sporting e Boavista já se aproximam.

Como ir de três pontos a um balde de água fria em oito minutos (a crónica do Sp. Braga-St. Gilloise)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O futebol é sempre feito de momentos. Num momento inicial foi preciso controlar alguma euforia, era necessário meter algumas cautelas em relação à quantidade de vitórias que fomos alcançando. Nesta altura, tanto eu como os jogadores, porque temos conversado sobre isso, temos a noção de que não estamos num momento dramático. É um momento não tão bom em relação àquilo que nós pretendíamos. Tendo em conta a nossa exigência, não estamos satisfeitos e sabemos que temos de trabalhar muito. Só assim, com muita união, poderemos sair deste momento. São os resultados que ditam se o momento é bom ou mau”, explicou Artur Jorge na antevisão da partida.

Assim, o Sp. Braga apresentava-se na Bélgica com o jovem Rodrigo Gomes no onze inicial, deixando Simon Banza no banco e contando com Al Musrati, que chegou a estar em dúvida por lesão, no meio-campo. Do outro lado, Gustaf Nilsson, o avançado que há uma semana fez os dois golos que valeram a vitória in extremis do St. Gilloise na Pedreira, voltava a ser suplente, com o trio ofensivo a ficar à responsabilidade de Vanzeir, Teuma e Boniface.

A primeira parte teve um único nome: Vitinha. O jovem avançado do Sp. Braga abriu o marcador à passagem do quarto de hora inicial, com um remate cruzado que teve muita ajuda da abordagem manifestamente insuficiente do guarda-redes Moris (15′). O St. Gilloise ainda respondeu pouco depois, com Boniface a ter tempo para tudo na área antes de atirar para bater Matheus (20′), mas os minhotos depressa recuperaram a vantagem.

Vitinha bisou de cabeça na sequência de um livre cobrado por Sequeira na esquerda (36′) e carimbou o hat-trick antes do intervalo depois de uma assistência de Ricardo Horta (41′). No fim da primeira parte, o Sp. Braga estava a vencer de forma clara na Bélgica e ia deixando uma demonstração de força, principalmente depois do golo adversário, que assentava naturalmente na noite brilhante de Vitinha.

Artur Jorge tirou Fabiano ao intervalo, colocando Víctor Gómez, e o St. Gilloise trocou Burgess por Lapoussin. Os belgas reduziram logo nos primeiros cinco minutos do segundo tempo, por intermédio de Vanzeir (49′), e a reação do Sp. Braga ao golo sofrido não foi suficiente para evitar o empate de Boniface, que bisou de cabeça (62′). À hora de jogo, os minhotos já tinham desperdiçado a vantagem confortável que tinham levado para o intervalo.

O treinador minhoto respondeu com Iuri Medeiros e Uros Racic, que entraram para os lugares de Rodrigo Gomes e André Horta, e o Sp. Braga viveu uma fase de maior aperto em que o St. Gilloise estava claramente por cima do jogo — principalmente em termos anímicos. A equipa portuguesa acabou por conseguir resistir, levando mesmo o empate como lisonjeiro tendo em conta a reta final da partida, e não foi além da conquista de um ponto na Bélgica. O Sp. Braga leva agora quatro jogos seguidos sem ganhar, pode ficar com o Union Berlin à perna se os alemães derrotarem o Malmö e está claramente a atravessar uma crise multirresistente que até é imune a hat-tricks de Vitinha.