A Suíça ganhou no penúltimo minuto do prolongamento ao País de Gales, a Rep. Irlanda conseguiu uma vitória pela margem mínima na Escócia, o sonho de Portugal ficou adiado por mais uns meses. Após os triunfos frente a Bélgica e Islândia, a Seleção feminina manteve-se na rota da primeira fase final de sempre de um Campeonato do Mundo depois de dois Europeus consecutivos, tendo agora como último degrau dessa ascensão sustentada um playoff intercontinental. E com posição definida, a principal: A1.

Elas são maiores, nós fomos melhores: Portugal goleia Islândia e discute presença no primeiro Mundial de sempre no playoff

Ainda antes da atualização do ranking FIFA, que colocou Portugal numa histórica 23.ª posição (o melhor lugar de sempre), a Seleção já era a equipa mais cotada para o sorteio desta sexta-feira. Agora, ficara com esse lugar de cabeça de série ainda mais consolidado, a par de Chile (38.º), China Taipé (40.º) e Papua Nova Guiné (50.º). Assim, e como adversários possíveis, surgiam no pote 2 Tailândia (41.º, que não entrou como cabeça de série porque poderia haver apenas uma seleção por confederação e a vaga estava ocupada por China Taipé), Paraguai (51.º), Haiti (56.º), Panamá (57.º), Camarões (58.º) e Senegal (84.º).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais história, agora no ranking: Portugal é a 23.ª melhor seleção do mundo no futebol feminino

Assim, Portugal vai defrontar o vencedor do jogo das meias-finais do grupo A entre Camarões e Tailândia, que se realiza no dia 18 de fevereiro. O jogo decisivo terá lugar a 22 de fevereiro em Hamilton, sendo que antes a Seleção fará ainda um encontro particular com uma das seleções anfitriãs da fase final do Mundial, a Nova Zelândia, a 17 de fevereiro. Nos outros cruzamentos, o vencedor do Senegal-Haiti vai jogar com o Chile, ao passo que no grupo C jogarão China Taipé-Paraguai e Papua Nova Guiné-Panamá.

Para já, são conhecidas 29 das 32 seleções que já asseguraram presença no próximo Mundial:

  • Organizadores (2): Austrália (8.ª presença no Mundial) e Nova Zelândia (6.ª)
  • Europa (11): Suécia (9.ª), Espanha (3.ª), França (5.ª), Dinamarca (5.ª), Noruega (9.ª), Alemanha (9.ª), Inglaterra (6.ª), Itália (4.ª), Países Baixos (3.ª), Suíça (2.ª) e Rep. Irlanda (1.ª)
  • América do Sul (3): Colômbia (3.ª), Brasil (9.ª) e Argentina (4.ª)
  • Ásia (5): Japão (9.ª), Coreia do Sul (4.ª), China (8ª), Filipinas (1.ª) e Vietname (1.ª)
  • África (4): Zâmbia (1.ª), Marrocos (1.ª), Nigéria (9.ª) e África do Sul (2.ª)
  • América do Norte e Caraíbas (4): EUA (9.ª), Canadá (8.ª), Costa Rica (2.ª) e Jamaica (2.ª)