Um fundo do Haitong Bank (antigo BES Investimento) ficou com 100% das ações da empresa portuguesa de sabonetes Ach Brito, fundada em 1918 — ou seja, com mais de 100 anos de existência —, por apenas um euro.

A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios, que indica que a Ach Brito não conseguiu fazer o reembolso dos empréstimos que lhe foram concedidos pelo fundo. Estes foram, então, convertidos em capital, com a Ach Brito a passar a ser detida exclusivamente pelo Haitong Bank. O Jornal de Negócios indica ainda que, contactada, a sociedade preferiu não prestar esclarecimentos sobre esta operação.

Atualmente com cerca de 80 funcionários, a empresa “entrou em sufoco” com a pandemia da Covid-19, refere o Negócios. Os sabonetes de uma das suas principais marcas, a Claus Porto (que tem duas lojas em Lisboa e uma no Porto), chegaram a ser elogiados pela famosa apresentadora Oprah Winfrey no segmento Oprah’s Favorite Things, do programa The Oprah Winfrey Show. Aí, a célebre comunicadora norte-americana referiu:

São sabonetes grandes lindíssimos. São sabonetes Claus Porto. Adoro-os. (…) São feitos na fábrica Claus Porto, em Portugal, há 117 anos.”

Em 2018, o Observador contava a história desta empresa, que era então detida pela quarta geração familiar dos Achilles de Brito. Aí, contava-se que o bisneto do fundador da empresa, Aquiles de Brito (já com apenas um “l”), tinha alienado em 2015 parte da empresa, vendendo uma fatia maioritária das ações à Menlo Capital, uma sociedade de capitais de risco portuguesa.

100 anos de sabonetes e ralis. Quem foram os Achilles de Brito?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR