A Ucrânia está a ultimar a preparação de drones kamikazes como resposta aos drones iranianos que voltaram a ser usados para atacar o país, de acordo com uma publicação no Facebook da empresa estatal de fabrico de armas militares, Ukroboronprom. Os drones deverão estar prontos até ao final do ano.

Drone ucraniano

Aquilo que será a parte da frente de um dos engenhos suicidas foi divulgada no Facebook pela empresa Ukroboronprom — Ukroboronprom

Estas aeronaves não pilotadas terão um alcance 1.000 quilómetros de distância e a componente explosiva terá uma carga de 75 quilos de TNT, segundo a mesma publicação.

Kiev foi atacada com drones kamikaze durante a manhã desta segunda-feira. O que são e quais as suas vantagens?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Ukroboronprom defende ainda a ausência de comunicação com os media ou a população justificando com a importância que isso tem no campo de batalha. Por exemplo, os números de série dos drones iranianos não são divulgados, para que os atacantes não saibam qual foi o destino final do engenho, explica Martin Brest, gestor de projeto na empresa, ao canal United News.

Esta segunda-feira, a força aérea ucraniana disse ter abatido 37 de 43 drones suicidas lançados sobre Kiev nas horas anteriores. Desses, 86% serão de fabrico iraniano — Shahed-136 —, de acordo com a mesma fonte.

Kiev reivindica destruição de 37 dos 43 drones usados em ataque russo

Da parte de Kiev, mantêm-se os pedidos de ajuda para a manutenção de um escudo antiaéreo que proteja os cidadãos. A Alemanha doou equipamentos: uma remessa já foi entregue e estão previstas outras três. Espanha e a NATO também se preparam para enviar armamento de defesa.