A TSMC, a gigante de semicondutores de Taiwan, estará a equacionar a expansão das operações de produção no Japão. A informação está a ser avançada pelo Wall Street Journal, que cita fontes com conhecimento destes planos.

Com um clima cada vez mais tenso entre Taiwan e a China, com o país de Xi Jinping a representar o maior mercado de exportação da TSMC e a ter duas fábricas instaladas, a empresa estará a tentar reduzir riscos geopolíticos. O escalar do conflito comercial entre os Estados Unidos e a China também está a gerar apreensão para a maior fabricante de semicondutores do mundo. No início do mês, os Estados Unidos impuseram regras rígidas ao uso de tecnologia norte-americana nas fábricas de semicondutores da China.

Esta quarta-feira, num evento da Associação Industrial de Semicondutores de Taiwan, Mark Liu, o chairman da TSMC, já deixou alertas sobre os desafios para a indústria. “O conflito comercial entre EUA e China e o escalar das tensões no Estreito de Taiwan trouxeram desafios mais sérios a todas as indústrias, incluindo a indústria de semicondutores”, cita a Reuters.

Mundo bate-se por mais “chips”. Como a escassez se tornou um problema geopolítico com Taiwan no papel central

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A notícia do Wall Street Journal (WSJ) revela que, perante este cenário, a TSMC estará a analisar a possibilidade de reforçar os planos para a fábrica que já está em construção no Japão, no sudoeste da ilha de Kyushu. Os planos atuais contemplam o fabrico de componentes menos avançados usados na indústria automóvel e de componentes como sensores. A haver mudanças nos planos, nota o WSJ, o reforço das operações no Japão poderia passar pelo desenvolvimento de componentes mais avançados.

O investimento nesta fábrica de “chips” no Japão ronda os 8,6 mil milhões de dólares, de acordo com o jornal asiático Nikkei, estando prevista a criação de 1.700 postos de trabalho. O investimento da fábrica é, em parte, subsidiado pelo governo japonês.

A confirmar-se esta vontade de aumentar as capacidades de produção no Japão, a maior fabricante de chips do mundo poderia ter uma espécie de “plano B” neste mercado, caso venha a ser precisa uma alternativa à produção em Taiwan ou da China.

O jornal aponta que, do lado do governo japonês, já terá havido uma demonstração de interesse em receber mais projetos da TSCM, mas que a empresa de Taiwan ainda não terá tomado decisões.

Ao Wall Street Journal, a TSMC não comentou possíveis expansões de produção no mercado japonês, com uma porta-voz a comentar que a construção da fábrica no Japão está a decorrer sem percalços. É expectável que esta fábrica comece a produzir em 2024.

Formosa mas não segura: Taiwan, uma ilha no limbo