895kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rui Rocha, deputado da Iniciativa Liberal, é candidato à liderança. Carlos Guimarães Pinto não volta a candidatar-se

Este artigo tem mais de 2 anos

Rui Rocha é candidato à sucessão de Cotrim Figueiredo, que anunciou a saída da direção da Comissão Executiva do partido. Nuno Simões de Melo não é candidato à liderança, só ao Conselho Nacional.

O dpeutado da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, participa no debate parlamentar sobre legislação laboral no âmbito da agenda de trabalho digno, na Assembleia da República, em Lisboa, 8 de julho de 2022. MÁRIO CRUZ/LUSA
i

MÁRIO CRUZ/LUSA

MÁRIO CRUZ/LUSA

Rui Rocha, deputado da Iniciativa Liberal, é candidato à presidência da Comissão Executiva do partido, que o atual líder, João Cotrim Figueiredo, vai deixar no próximo mês de dezembro.

O anúncio foi feito no Facebook, pouco depois de a IL enviar um comunicado a dar conta da saída de Cotrim Figueiredo.

Rui Rocha antecipa que a candidatura terá o lema “Liberalismo para Todos” e que terá “dois objetivos fundamentais: continuar o atual sucesso da IL e popularizar o Liberalismo pelo país, afirmando as ideias e os valores liberais com convicção e humildade para transformar Portugal num país mais próspero, mais justo e mais livre”.

A oposição será outro dos focos do deputado liberal, com promessas de que será “feroz e combativa ao modelo de desenvolvimento falhado que o PS implementa no país”. Mas Rui Rocha deixa a garantia de que continuará a contar com nomes como Carlos Guimarães Pinto, ex-presidente da IL, e também com o líder liberal que vai deixar o partido, notando que se tratou de “duas lideranças que impulsionaram o partido para um crescimento notável e consolidado”.

Outro dos objetivos traçados prende-se com a expansão do partido no território “para mais zonas suburbanas e do interior”, mas também em temas para que chega a “mais públicos” e “internamente, com novos núcleos e mais formação, maior profissionalização e maior ligação aos membros”.

Já Carlos Guimarães Pinto, ex-presidente da IL, escreveu no Facebook que tomou conhecimento da decisão de Cotrim Figueiredo com “tristeza” e assegurou que não voltará a ser candidato. “Manterei a posição de afastamento da vida interna do partido que assumi desde que deixei a presidência, não integrando, subscrevendo ou apoiando qualquer lista apresentada aos órgãos do partido”, realçou o deputado liberal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Apesar da perda tremenda, a Iniciativa Liberal nunca foi um partido de uma pessoa só. É um partido de ideias, de estrutura e de competência que transformou dois desconhecidos em presidentes de sucesso e construiu um candidato presidencial em poucos meses. A pessoa que sucederá ao João será certamente recebida com as mesmas desconfianças com que eu, o João ou o Mayan fomos recebidos e, estou convicto, terá o mesmo sucesso a prazo”, sublinhou.

Nuno Simões de Melo, candidato ao Conselho Nacional pela lista B, como já havia anunciado, garante que não será protagonista de um candidatura à presidência da IL, mas não recusa que esta lista possa apresentar uma candidatura à Comissão Executiva. Nós, a lista B ao Conselho Nacional, assumiremos a nossa parte de responsabilidade do que aqui advém para o partido e não nos iremos demitir”, assegurou.

Mas esclareceu: “Não tenho de anunciar candidatura, sou cabeça de lista ao Conselho Nacional. Sou candidato ao CN e não à Comissão Executiva.”

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.