Os carros voadores prometem solucionar as dificuldades crescentes da mobilidade nas grandes cidades, deslocando pelo ar clientes que necessitam de ir do ponto A para o B numa questão de minutos, em vez de arriscarem perder horas nas intermináveis filas do trânsito citadino. Daí que muitos construtores e startups se esforcem para colocar no mercado os primeiros modelos, com a certeza que clientes não faltarão, não só para o mercado executivo, como também para quem procura um carro voador para potenciar as actividades de lazer.

Superdesportivos vão perder para carros voadores?

Os chineses da Xpeng, que curiosamente têm a empresa cotada na bolsa de Nova Iorque, já tinham anunciado em 2021 pretender conceber um destes veículos capazes de voar e deslocar-se por estrada com o mesmo à-vontade. Agora foi a vez de mostrar os primeiros resultados do trabalho desenvolvido pela divisão HT Aero da Xpeng, hoje uma entidade separada fruto de um investimento de 500 milhões de dólares. O novo carro voador, ou eVTOL (de electric vertical take-off and landing), não está pronto para ser comercializado, não passando de um protótipo em fase de desenvolvimento. Mas já voa, o que é sempre um bom princípio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Carro voador japonês já voa e está mais próximo da venda

Com 2000 kg de peso, o Xpeng AeroHT conta com os seus oito rotores para descolar e aterrar na vertical, para realizar um curto voo entre um momento e outro. O teste evidenciou o potencial do eVTOL da Xpeng, com o fabricante a demonstrar que, mesmo em caso de avaria em um ou mais rotores – desligados propositadamente para testar a segurança –, o resultado não seria catastrófico.

Não acredita nos carros voadores? Ponha os olhos nisto

Apesar da demonstração favorável, o fabricante admitiu que ainda há muito trabalho pela frente, sobretudo no que respeita à redução do peso, uma vez que este limita consideravelmente a autonomia do voo. A Xpeng afirma que, com as actuais 2 toneladas, o AeroHT não deverá voar mais de umas dezenas de quilómetros com uma carga de bateria. É certo que se espera que os acumuladores evoluam, incrementando a densidade energética e reduzindo o peso, mas será igualmente necessário aperfeiçoar o protótipo para o “emagrecer” de forma substancial.

A Xpeng tem outros modelos eVTOL que pretende comercializar, como o mais pequeno X2, além do que promete ser a versão definitiva do AeroHT.