Dentro do novo (e primeiro) jipe produzido pela Ineos, o Grenadier, parecia que se estava a filmar um episódio da série da Netflix “The Crown”, tal a nobreza dos personagens. Ao volante estava Sir Lewis Hamilton, o piloto número um da Mercedes na Fórmula 1 e sete vezes Campeão do Mundo e, ao lado, ia sentado Sir Jim Ratcliffe, dono da Ineos e um dos ingleses mais ricos.

Chegou a estar previsto que o Grenadier teria algumas das peças que o constituem a ser fabricadas em Portugal, mas acabou por ser integralmente produzido em França, quando o Grupo Ineos, que tem por base a empresa química com o mesmo nome, adquiriu à Mercedes-Benz a fábrica gaulesa da Smart, em vias de ser descontinuada.

8 fotos

Além de ambos exibirem o título de “Sir” e possuírem nacionalidade britânica, Hamilton e Ratcliffe estão unidos por outro tipo de acordo, uma vez que a Ineos é um dos patrocinadores da equipa de F1 da Mercedes. Daí que não fosse uma surpresa ver o piloto de F1 ao volante de um Grenadier, modelo que visa ocupar o espaço deixado vago pelo Defender, quando a Land Rover decidiu fazer evoluir o seu jipe mais popular para um veículo mais sofisticado e eficaz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ineos Grenadier. O “outro” Defender está à venda em Portugal em Maio (e já tem preço)

Hamilton tem manifestado algum interesse pela competição em todo-o-terreno, uma vez que formou a sua própria equipa, a X44, para disputar o Extreme E, o campeonato TT para buggies eléctricos. O Grenadier não é um SUV de competição, assumindo-se antes como um jipe puro e duro, mais à-vontade como companheiro de caçadas ou em incursões por África, do que nas idas à ópera. A sua capacidade para ultrapassar obstáculos promete impressionar, de acordo com o fabricante, com Sir Hamilton a divertir-se com o potencial do jipe de Sir Ratcliffe.