Depois da vitória inicial contra França e o empate contra Itália, Portugal entrava no jogo desta quarta-feira contra Itália a precisar de ganhar ao Chile para se apurar no primeiro lugar do Grupo A do Mundial de hóquei em patins.

A Seleção Nacional entrou com um cinco inicial composto por Girão, Diogo Rafael, Telmo Pinto, João Rodrigues e Hélder Nunes e abriu o marcador logo nos primeiros minutos, com Telmo a fazer golo depois de aparecer na cara do guarda-redes chileno (24′). Hélder Nunes ficou perto de aumentar a vantagem pouco depois (20′), Girão foi forçado a uma grande defesa na sequência de um bom lance de Felipe Márquez (19′) e João Rodrigues acabou por fazer o segundo golo português (16′).

Uma parede que deixou tudo em aberto: Pedro Henriques brilha no empate com Itália e Portugal depende de si para liderança no Mundial

João Souto dilatou a vantagem da Seleção ainda na primeira parte (11′), já depois de João Rodrigues acertar no poste, e o Chile reduziu os números do resultado ainda antes do intervalo (2′). Já na segunda parte, Portugal voltou a começar com um claro ascendente, assumindo o controlo da partida e criando inúmeras oportunidades que acabava por desperdiçar. A goleada, porém, não tardou a ser construída: Gonçalo Alves fez o quarto golo de penálti (15′), Telmo Pinto bisou (10′), Diogo Rafael também marcou (7′) e Henrique Magalhães fechou as contas (2′).

Com mais uma goleada, Portugal venceu o Chile e terminou o Grupo A do Mundial de hóquei em patins à frente de Itália e no primeiro lugar, apurando-se diretamente para os quartos de final. Na próxima fase, a Seleção Nacional já sabe que vai encontrar o vencedor do duelo entre a Alemanha e Moçambique.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR