O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, cancelou a apresentação do livro “O Governador” do jornalista do Observador, Luís Rosa, noticia esta segunda-feira o jornal Público. O ex-eurodeputado socialista ia apresentar a obra, esta terça-feira, juntamente com o ex-líder do PSD, Luís Marques Mendes.

O livro conta o testemunho de Carlos Costa, líder do Banco de Portugal entre 2010 e 2020, sobre os pontos mais marcantes dos seus dois mandatos. Tem ainda o prefácio de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, indicando factos até agora desconhecidos sobre a intervenção da troika, o caso Banco Espírito Santo e a resolução do BANIF, entre outros temas.

Numa pré-publicação de um capítulo pelo Observador, Carlos Costa revela que o primeiro-ministro lhe terá dito que “não se pode tratar mal a filha do Presidente de um país amigo de Portugal”, referindo-se a Isabel dos Santos, que na altura era empresária na administração do BIC.

António Costa pressionou Carlos Costa para não retirar Isabel dos Santos do BIC

Em reação a esta pré-publicação, António Costa afirmou que as declarações “são ofensivas” do “bom nome, da honra e consideração” do primeiro-ministro. “Contactei o doutor Carlos Costa, ele não se retratou, nem pediu desculpas e, portanto, falei com o meu advogado, o doutor Manuel Magalhães e Silva”, detalhou o chefe do executivo na quinta-feira, que vai processar o antigo governador do Banco de Portugal.

A apresentação do livro de Luís Rosa ocorre esta terça-feira, na Fundação Calouste Gulbenkian.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR