Uma centena de idosos de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, foram operados às cataratas no âmbito de um protocolo de acesso gratuito a cirurgias estabelecido entre o município e a Fundação Álvaro Carvalho (FAC).

“Um novo grupo de seis cidadãos de Idanha-a-Nova foi operado às cataratas sem quaisquer encargos, no âmbito do programa que já contemplou cerca de 100 pessoas”, refere, em comunicado, a Câmara de Idanha-a-Nova.

O programa de acesso a cirurgias às cataratas resulta de uma parceria estabelecida entre o município local, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento (CMCD) de Idanha-a-Nova e a Fundação Álvaro Carvalho.

“O objetivo é aumentar a qualidade de vida das pessoas, em particular dos mais idosos, que através desta intervenção melhoram a visão e podem ter uma vida mais ativa, mais autónoma e mais feliz”, lê-se na nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No âmbito deste protocolo, a Câmara de Idanha-a-Nova comparticipa 50% dos encargos e os restantes 50% são financiados pela Fundação Álvaro Carvalho, não tendo os beneficiários quaisquer encargos.

Os critérios de seleção de utentes contam com a articulação entre o Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, a Fundação Álvaro Carvalho e a Clínica Oftalmológica da Beira Interior na avaliação clínica das pessoas, tendo também em consideração os casos de justificado apoio social.

As cirurgias e a consulta pós-operatória realizaram-se esta semana na Clínica Oftalmológica da Beira Interior.

O programa de acesso a cirurgias às cataratas é uma parceria entre a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento e a Fundação Álvaro Carvalho (FAC).

A FAC tem como objetivo desempenhar funções de solidariedade social no âmbito da saúde, prestando cuidados médicos e outras atividades assistenciais do foro preventivo, curativo e de reabilitação.

Privilegia os setores mais carenciados da população ou os setores que se encontram socialmente mais excluídos, com especial incidência nas zonas do interior do país, onde este protocolo foi realizado com municípios dos distritos de Castelo Branco e da Guarda.