Acompanhe aqui o liveblog sobre o Mundial2022

O futebolista Bruno Fernandes vai envergar a camisola 8 de Portugal durante o Mundial2022, herdando o número que o ausente João Moutinho utilizou nas últimas cinco grandes competições internacionais, segundo a lista divulgada esta terça-feira pela FIFA.

Face à ausência do experiente médio do Wolverhampton, que vinha usando sucessivamente o 8 desde o Euro2012, o jogador do Manchester United, que vai disputar o segundo Campeonato do Mundo, terá nas costas o número que mais tem utilizado ao longo da carreira, exceção feita na seleção nacional, em que se dividiu entre o 16, no Rússia2018, e o 11, no Euro2020.

De resto, dos 15 resistentes do Campeonato da Europa disputado no ano passado, 10 preservam o dorsal: Rui Patrício (1), Pepe (3), Rúben Dias (4), Raphaël Guerreiro (5), Cristiano Ronaldo (7), André Silva (9), Bernardo Silva (10), Danilo Pereira (13), William Carvalho (14), Rúben Neves (18).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

João Cancelo, que acabou por falhar a prova continental, devido à infeção com o coronavírus, mantém o 20 que lhe tinha sido atribuído na altura, antes de ser substituído por Diogo Dalot, que agora ficou com o 2 que era de Nélson Semedo.

Além de Bruno Fernandes, também Nuno Mendes, Palhinha e João Félix trocaram de número. O lateral do Paris Saint-Germain vai utilizar o 19 que era de Pedro Gonçalves, o médio do Fulham fica com o 6 de José Fonte e o avançado do Atlético de Madrid herda o 11 de Bruno Fernandes.

Entre as novidades na lista de eleitos, o guarda-redes José Sá herdou o 12 de Anthony Lopes, Rafael Leão o 15 de Rafa, Vitinha o 16 de Renato Sanches — seu companheiro de equipa no Paris Saint-Germain -, João Mário o 17 de Gonçalo Guedes, Ricardo Horta o 21 de Diogo Jota, Diogo Costa o 22 de Rui Silva, Matheus Nunes o 23 de João Félix, António Silva o 24 de Sérgio Oliveira, Otávio o 25 de Nuno Mendes e Gonçalo Ramos o 26 de Palhinha.

Os novos dorsais serão estreados no particular com a Nigéria, na quinta-feira, às 18h45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Portugal integra o grupo H do Campeonato do Mundo, tendo estreia marcada para 24 de novembro, diante do Gana, antes de defrontar o Uruguai, em 28 novembro, e a Coreia do Sul, de Paulo Bento, em 02 de dezembro.

A 22.ª edição do Campeonato do Mundo arranca no domingo, com o duelo entre o anfitrião Qatar e o Equador, para o grupo A, e termina em 18 de dezembro.