A queda da FTX, plataforma de criptoativos que já entrou com um pedido de insolvência, começa a arrastar outras companhias e outras moedas virtuais.

A plataforma Genesis — que empresta em particular a fundos de investimento — já suspendeu os resgates e novos empréstimos argumentando com o volume de pedidos de resgates “anormal” que “excedeu a nossa liquidez”, informou a plataforma sedeada em Nova Iorque na quarta-feira, 16 de novembro, o que, por sua vez, arrasou a corretora Gemini, dos irmãos Winklevoss (que processaram Mark Zuckerberg alegando que o dono do Facebook lhes tinha roubado a ideia), que utiliza a plataforma Genesis e é também sua parceira num produto que dá uma taxa de juro aos clientes que emprestem as suas próprias criptomoedas e neste produto, em particular, explicou ter tido problemas de levantamento de fundos. Mais tarde a empresa indicou que qualquer levantamento já podia ser feito, mas no Twitter surgem muitas mensagens de supostos clientes a reportarem problemas.

Outro parceiro da Genesis, a plataforma Luno, fez saber que os ativos dos seus clientes estão “seguros”, dizendo ter tomado medidas para garantir que os utilizadores têm acesso aos seus fundos “caso os resgates da Genesis não sejam possíveis”. A BlockFi também suspendeu levantamentos. “Devido à insolvência da FTX e das suas subsidiárias, a decisão mais prudente da nossa parte, no interesse de todos os clientes, é continuar a manter suspensas, por agora, muitas das atividades na nossa plataforma”, declarou num comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Genesis, segundo o Financial Times, tinha no final do terceiro trimestre deste ano empréstimos ativos de 2,8 mil milhões de dólares. Na semana passado informou que tinha 175 milhões de fundos na FTX. A Genesis já tinha sido afetada pelos problemas do fundo Three Arrow Capital, depois da queda da Celsius. A Genesis tinha emprestado 2,4 mil milhões de dólares ao Three Arrow.

Agitadas estavam já as águas. A indústria das criptomoedas volta a viver novo momento de stress com as principais moedas a caírem de valor. Desde o início do ano a capitalização das criptomoedas desvalorizou 1,3 biliões de dólares, valendo agora 824 mil milhões de dólares.

Fonte: Coinmarketcap; Capitalização das criptomoedas

Nos últimos sete dias, perdeu 73 mil milhões de dólares, com algumas criptomoedas a perderem um terço do seu valor. É o caso da celsius. Mas na lista dos maiores perdadores estão ainda a huobi, cronos, DAO, render, casper e a solana, moeda esta que perdeu 22,5% do seu valor nos últimos sete dias, mas se recuarmos ao início de novembro a queda é já de 65%. A solana valia, a 5 de novembro, 37,8 dólares, estando agora a cotar 13,29 dólares. Foi das moedas mais afetadas pela queda da FTX e esta quinta-feira a Binance, a maior plataforma de negociação de criptomoedas, suspendeu os depósitos de solana nas carteiras aí instaladas. Não deu mais justificações. Também a Crypto.com tinha suspendido estes depósitos.

A desvalorização da solana estará relacionada com as vendas de grandes quantidades desta moeda que terão sido feitas pela FTX antes da queda. Segundo a Reuters, Anatoly Yakovenko, garantiu que a companhia Solana Labs não detém qualquer ativo na FTX e que tem ativos suficientes para funcionar durante 30 meses.

Fonte: Coinmarketcap

De acordo com uma nota da corretora XTB, está também a assistir-se no mercado a uma saída de bitcoins das plataformas de negociação. “Os investidores estão a retirar os tokens de bitcoin das exchanges [plataformas] devido os recentes casos de falência. Durante a semana registaram-se 1,5 mil milhões de dólares em levantamentos em BTC”, diz a XTB, acrescentando que “os levantamentos líquidos das exchanges excedem de longe os montantes de depósito”. Os levantamentos recordes, acrescenta, foram registados pela Gemini, da qual desapareceram quase 30.000 BTC, seguido pelo Kraken, Binance US e Coinbase. “O total de levantamentos das trocas de crypto do mundo já ascende a cerca de 134.000 BTC, no valor de 2,2 mil milhões de dólares, sendo que cerca de 1,5 mil milhões de dólares provêm de plataformas nos EUA”, diz a XTB. A bitcoin está a conseguir resistir acima dos 16 mil dólares.

Multimilionário na segunda e ex-CEO falido na sexta. Quem é “SBF”, o fundador da FTX visto como prodígio das criptomoedas