A plataforma de criptoativos FTX pediu, no tribunal dos Estados Unidos, proteção de credores. É mais uma machadada nesta indústria que ainda estava a tentar recuperar da queda da Celsius.

O seu fundador e CEO — que era visto como uma estrela nesta indústria — Sam Bankman-Fried demitiu-se. Segundo o Wall Street Journal, SBF (como é mais conhecido) vai manter-se na companhia para ajudar com o necessário. John J. Ray III foi nomeado CEO. A FTX acrescentou que vai começar um processo de revisão e monetização dos ativos.

Abalo nas criptomoedas. Outra plataforma (FTX) com problemas de liquidez vê proposta de compra pela Binance ser retirada

O processo de insolvência inclui a FTX Trading, a empresa que gere todo o site de corretagem FTX.com, a Alameda Research e a a companhia sob jurisdição norte-americana FTX US.

O pedido de insolvência acontece depois de terem falhado as negociações para ser adquirida pela Binance, que é a maior plataforma de criptoativos, por ter considerado que os problemas eram muitos e que podiam ter sido de atuação irregular, estando mesmo já a ser investigada pelos reguladores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A queda da FTX começou depois da Coindesk ter divulgado que a empresa tinha, no balanço, como principal ativo a sua própria moeda virtual (FTT). Foi uma das razões para CZ, dono da Binance, ter ordenado no fim de semana a venda das FTT que tinha em balanço. Daí ao aumento de resgates e sua suspensão foi um passo. Ainda assim a Binance ainda tentou comprar a FTX, mas o negócio falhou.

A FTX, segundo o Financial Times, tentou então obter um financiamento noutras paragens de oito mil milhões de dólares. Mas esta sexta-feira acabou mesmo por fazer o pedido de insolvência que a protege dos credores.

Mais um abalo nesta indústria. A bitcoin perde valor. Está a cair mais de 5%, valendo agora 16,8 mil dólares.

em atualização