Controlada em partes iguais pelos chineses da Geely e pela Mercedes, a “nova” Smart está decidida a rapidamente alargar a sua gama, para assim poder aliciar um maior número de clientes. Sabia-se que o Smart #1 seria procedido por novos modelos eléctricos, mas não se esperava conhecer o #3 sem o #2 ser sequer falado. Mas foi o exactamente isso que aconteceu, pois o Ministério da Indústria e da Tecnologia chinês deixou que fosse parar à Internet a documentação que suporta a homologação.

As fotos que escaparam mostram um SUV maior que o Smart #1, mas que não esconde o parentesco com o primeiro membro da nova gama eléctrica da Smart. Sendo que esse ar de família é aqui explorado num modelo com 4,4 metros de comprimento, 1,8 metros de largura e 1,6 metros de altura, com a distância entre eixos a ser pouco superior à do #1 (2,785 m versus 2,750 m). Medidas que o colocarão a disputar o concorrido segmento C-SUV, com a particularidade de no #3 se destacar a acentuada inclinação do pilar C. Opção esta que o alinha pelos chamados SUV coupé, tipo de carroçaria que tem vindo a conquistar cada vez mais clientes, embora exija algum sacrifício do ponto de vista da habitabilidade nos lugares traseiros. Por outro lado, o facto de este SUV coupé exibir a denominação #3 pode significar que a Smart se prepara para fazer um #2 da mesma bitola, mas mais alto e volumoso.

Smart #1 pode ser a melhor proposta do segmento para quem gosta de potência

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não vazaram fotos do habitáculo, mas é de esperar um interior em linha com o Smart #1, que deverá chegar ao mercado português em Maio de 2023. E, tal como o Smart #1, também o futuro #3 se vai apresentar com uma versão mais desportiva, cunhada pela Brabus.

Construído na China com base na plataforma Sustainable Experience Architecture (SEA) do Grupo Geely, o Smart #3 vai ter versões com ou dois motores eléctricos, fornecidos pela Weirui Electric Auto Technology, o que significa que estará disponível com tracção traseira ou às quatro rodas. Com um só motor, a potência deverá ser a mesma do Smart #1 standard, ou seja, 200 kW (272 cv), para a versão que monta um motor eléctrico no eixo da frente beneficiar de mais 115 kW (154 cv), mantendo-se na traseira o motor com 272 cv.

Desconhece-se a capacidade da bateria que os alimentará, mas provisoriamente fala-se num acumulador com cátodo do tipo NCM (níquel, cobalto e manganésio), à partida fornecido pelos chineses da Sunwodada e da China Aviation Lithium Battery Tecnology (CALB), a companhia que quer instalar uma fábrica de baterias em Portugal.