A Arábia Saudita venceu a Argentina por 2-1 no jogo de estreia das duas seleções no Mundial do Qatar. Na sequência do triunfo, o rei Salman bin Adulaziz Al Saud decretou que quarta-feira é feriado no país para todos os trabalhadores e estudantes, de modo a que os festejos da histórica vitória possam ser alargados. A sugestão veio do príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman.

Esta foi a primeira vez que uma equipa asiática venceu a Argentina.  Foi também a primeira vez que uma equipa não europeia ganhou à alviceleste desde que os Camarões, em 1990, conseguiram o mesmo feito.

No jogo do grupo C do Mundial, a Argentina até começou melhor, adiantando-se no marcador com um golo de Messi. Ainda assim, a Arábia Saudita conseguiu a cambalhota no marcador com golos de Salem Aldawsari e de Saleh Alshehri. Os dois golos foram marcados no espaço de cinco minutos.

A Arábia Saudita está no 51.º lugar no ranking da FIFA, enquanto a Argentina é 3.ª classificada. A alviceleste não perdia há 36 jogos. A última derrota dos comandados de Scaloni – até esta terça-feira – tinha acontecido a 13 de julho de 2019, na meia-final da Copa América, diante do Brasil.

A seleção saudita conquistou a quarta vitória em campeonatos do mundo na quinta presença da equipa na competição. Só em 1994, a Arábia Saudita ultrapassou a fase de grupos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR