Depois de ter anunciado, na segunda-feira, ter sido alvo de um ciberataque, a Segurança Social fez esta quarta-feira, uma curta atualização sobre o tema. Em comunicado, a Segurança Social em conjunto com o Instituto de Informática, diz que se “mantém o ponto de situação inicial”.

E o que é que isso significa? Para já os dados dos contribuintes e das empresas parecem ter ficado a salvo dos hackers. “Até à presente data, não existe qualquer evidência de ter existido acesso indevido a dados de cidadãos ou de empresas”, lê-se na nota enviada às redações.

Segurança Social alvo de ataque informático. PJ está a avaliar a dimensão dos danos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até ao momento a Segurança Social ainda não esclareceu quando é que o ataque ocorreu ou quando foi detetado, estando as autoridades a investigar o ataque e o nível dos dados acedidos pelo hackers. Continua, de acordo com o comunicado, “a investigação forense em curso”.

Seis perguntas sobre a “intrusão intencional e maliciosa” nos sistemas da Segurança Social

No início da semana também foi revelado, pelo ABC, que o sistema informático do Ministério de Assuntos Económicos e Transformação Digital foi alvo de um ataque. Aliás, nos últimos meses têm sido várias as tentativas de aceder aos dados dos contribuintes naquele país. Não há, ainda assim, até ao momento qualquer confirmação sobre eventual relação nos ataques aos organismos espanhóis e portugueses apesar de terem sido publicamente divulgados no mesmo dia.