Índice

    Índice

A Segurança Social confirmou esta segunda-feira que foi alvo de um ataque informático. Até agora, as comunicações feitas ao público, quer através de um comunicado conjunto do Instituto de Informática e da Segurança Social, como do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), deixam no ar mais perguntas do que respostas — nenhuma entidade oficial deu esclarecimentos sobre o que se está a passar.

“A Segurança Social foi alvo de um ciberataque que resultou numa intrusão intencional e maliciosa na sua rede informática. Está em curso a investigação forense deste incidente, no entanto, até ao momento, não se apurou qualquer facto que permita concluir ter havido acesso indevido a dados de cidadãos ou de empresas”. Era isto que se lia num comunicado divulgado pelas 12h30. Na mesma nota, era explicado que o Instituto de Informática “desencadeou de imediato as medidas e procedimentos adequados para este tipo de incidentes”, ficando ainda a nota de que se estava a desenvolver “todos os esforços, em estreita colaboração com o Centro Nacional de Cibersegurança, Polícia Judiciária e especialistas em cibersegurança para garantir a segurança do sistema e dos respetivos dados.”

Segurança Social alvo de ataque informático. PJ está a avaliar a dimensão dos danos

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.