Enviado especial do Observador em Doha, no Qatar

Há professores e professores. No ensino, na vida, no futebol. António Silva, aquele rapaz que quando todos olhavam para Tomás Araújo no Benfica já Roger Schmidt tinha avisado que era para ficar perto do seu radar mesmo que no início treinasse com a equipa A e jogasse na B para ter ritmo competitivo, tem tido alguns dos melhores professores enquanto vai tendo oportunidades para se mostrar. Se na Luz joga ao lado de Nico Otamendi, na Seleção fez a estreia com Rúben Dias e cumpriu o primeiro jogo num Mundial com Pepe. Só mesmo a derrota de Portugal contra a Coreia do Sul ensombrou mais um momento marcante da carreira mas o jovem jogador de 19 anos, que se tornou o mais novo de sempre a representar o conjunto nacional na fase final de um Campeonato do Mundo, preferiu olhar para a frente e para a fase a eliminar da prova.

“Sinto-me muito bem mas hoje foi um dia menos bom para Portugal, queríamos ser mais protagonistas no jogo, acabou por não acontecer mas vamos em busca de uma vitória nos oitavos. Relação com Pepe em campo? É muito boa, assim como com o Rúben [Dias] quando joguei com ele. Só não tive oportunidade de jogar com o Danilo. Qualquer jogador que represente a Seleção vai estar sempre apto”, começou por comentar na zona mista após o encontro, onde passaram ainda a falar Ricardo Horta e João Mário.

Ao mesmo tempo, e num encontro onde os centrais estiveram a um bom nível não tendo propriamente uma “culpa” direta nos golos sofridos, António Silva admitiu que poderia ter sido feito mais no lance que definiu o encontro já no período de descontos. “Sofrer um golo de um canto? É algo que pode acontecer, não devia ter acontecido no jogo, claro. Ainda não vi o lance mas podíamos ter feito mais, senti que a malta correu para trás mas os jogadores da Coreia do Sul também acabam por ter qualidade, o Son põe uma bola boa e acaba por ser golo”, comentou o central sobre o 2-1 de Hwang que deu o apuramento aos asiáticos.

“A derrota não abala porque são jogadores com muita ambição e com muitos anos de futebol, que estão habituados também a ter derrotas mas a dar logo resposta no jogo a seguir e é isso que vamos tentar fazer. Vamos jogo a jogo, temos a ambição de ir à final, é algo que está no seio do grupo. Esperamos ganhar este Campeonato do Mundo mas sempre com os pés no chão”, concluiu o jogador do Benfica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR