789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Enzo Fernández: o argentino que dança tango com Messi quase desistiu do baile a meio

Este artigo tem mais de 1 ano

A viagem começou no campo do bairro e já vai no Qatar. O médio da seleção da alviceleste e do Benfica vai estar nos quartos de final do Mundial onde a Argentina vai defrontar os Países Baixos.

Argentina v Australia: Round of 16 - FIFA World Cup Qatar 2022
i

Antes do Mundial, Enzo Fernández só tinha internacionalizações pela Argentina em jogos particulares.

NurPhoto via Getty Images

Antes do Mundial, Enzo Fernández só tinha internacionalizações pela Argentina em jogos particulares.

NurPhoto via Getty Images

“O Enzo tem um futuro brilhante”. Foi com estas palavras que Lionel Scaloni comentou a afirmação de Enzo Fernández na seleção da Argentina. “Acrescentou o seu grão de areia à equipa”, confessou o técnico. Encontrar o grão de areia certo num terreno da dimensão de um deserto é proporcional a encontrar uma agulha num palheiro. Foi no bairro de San Martín, na Argentina, que se encontrou um artefacto raro que domina o passe vertical para desenvolver jogadas ao nível de quem usa a agulha para fazer bordados, numa clara tensão entre a criação de um objeto de valor estético apreciável e as perfurações dilacerantes que o resultado final do projeto exige.

No campo do La Recova, o clube local, Pablo Esquivel não acreditou no que viu. Enzo Fernández corria atrás da bola para a frente e para trás. Foi nesse espaço que o olheiro do River Plate observou diante de si um talento que não podia deixar escapar. Abordou os pais daquele jovem de cinco anos que o encantara. A conversa de Esquivel com os pais de Enzo acabou com o jovem a integrar as equipas de formação dos Millonarios, tal como conta o Diário Olé. Era o pontapé de saída para uma história que atingiu agora a escala do Campeonato do Mundo.

O pai, Raúl, e a mãe, Marta, tiveram a palavra final na ida de Enzo para um dos maiores clubes da seleção argentina. Enzo cresceu numa família numerosa em que era o mais novo dos cinco filhos do casal. Hoje em dia, Raúl trabalha numa fábrica de tintas, mas, ao longo da vida, também trabalhou na área da metalurgia e desempenhou algumas tarefas como canalizador. Partilhava com a esposa o amor pelo River Plate. Aliás, Enzo Fernández foi batizado com o nome de uma antiga lenda do River Plate, Enzo Francescoli.

A ida para o River não começou da melhor maneira – Enzo Fernández jogava pouco tempo. Pensou em desistir por as coisas estarem a correr mal. Numa entrevista à La Página Millonaria, Pablo Esquivel conta que, quando o jovem lhe falou em abandonar o clube, a resposta foi simples: “Estás louco?”. Para que conseguisse evitar o insucesso, o jogador teve que atingir uma capacidade de trabalho invulgar para a idade que apresentava. Ainda antes dos 15 anos, passava o verão a treinar para ter um lugar na equipa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao portal especializado no River, Esquivel recorda que, “na altura da pandemia, Enzo treinava três vezes por dia, era uma besta”, o que demonstra que a ética de trabalho se mantém até hoje. De resto, na mesma entrevista, o olheiro diz que foi isso que permitiu que, mesmo perante as dificuldades, Enzo continuasse no River. “Disse-lhe que tinha que mudar os hábitos de treino e de alimentação, que tinha que treinar duas vezes ao dia e não se podia contentar com as duas horas diárias que treinava no clube todos os dias. Ficou em forma do ponto de vista físico”.

Union v River Plate - Liga Profesional 2022

Enzo ao serviço do River Plate.

Getty Images

A evolução de Enzo Fernández como jogador continuou até que, em 2019, se estreou ao serviço da equipa principal do clube de Buenos Aires e logo num jogo da fase de grupos da Taça Libertadores. No entanto, na mesma época, acabaria emprestado ao Defensa y Justicia onde viria a conquistar a Taça Sul-Americana e a Recopa Sul-Americana. Quando regressou ao River, em 2021, passou a ser opção regular da equipa de Marcelo Gallardo. O mesmo aconteceu em 2022, quando marcou dez golos e fez sete assistências em 28 jogos. Os registos chamaram a atenção de Scaloni, selecionador da Argentina, que o convocou para a alviceleste e lhe deu a primeira internacionalização quando, num particular frente às Honduras, lançou o médio na equipa nacional.

A águia que aterrou em Lisboa

Quem ficou apaixonado pelo que viu foi o Benfica. As águias renovaram a equipa técnica esta temporada com a chegada do treinador Roger Schmidt e reforçaram a equipa com jogadores que permitissem ao treinador alemão implementar o seu modelo de jogo. Um dos reforços foi Enzo Fernández. Os encarnados para pagaram 18 milhões de euros (objetivos incluídos) por 75% do passe do jogador argentino e blindaram-no com uma cláusula de 120 milhões. Mudou-se então para Lisboa com a mulher, Valentina, e com a filha Olivia, que conta já três anos.

Em junho, quando o negócio se concretizou, o Benfica teve que aguardar com expectativa para saber quando é que o jogador chegaria à Luz, tudo porque era intenção do River Plate libertar o jogador apenas no final da época na Argentina, ou seja, só poderia ser inscrito pelos encarnados em janeiro. O acordo entre os clubes permitiu chegar a um entendimento de que se Los Millonarios fossem eliminados da Taça Libertadores deixavam o jogador sair ainda no verão. O cenário confirmou-se. O River caiu nos oitavos de final da prova mais importante da América do Sul frente ao Vélez Sarsfield e o médio chegou ao Benfica ainda a tempo de fazer a pré-temporada na equipa lisboeta.

Enzo Fernández tem sido um dos principais destaques da época do Benfica, contribuindo para que a equipa ainda não tenha perdido qualquer partida. Para além do campeonato, em que as águias são líderes, o camisola 13 encarnado revelou-se diante dos tubarões europeus nos jogos da Liga dos Campeões. O Transfermarkt reúne Real Madrid, Liverpool, Juventus, Barcelona, Manchester United e Manchester City como os potenciais interessados na contratação do argentino. Com o mercado de janeiro à porta, Roger Schmidt já tranquilizou os adeptos benfiquistas, dizendo que não espera ver Enzo deixar o clube no próximo mercado. “O Enzo está no clube certo para se desenvolver. Tem muita responsabilidade mesmo sendo muito jovem. Acho que ele está a gostar, por isso, não o vejo a mudar de clube”, referiu o técnico alemão.

Apesar de só ter 21 anos, o argentino já consegue ser ídolo para muitos, nomeadamente do filho do próprio treinador encarnado. Jordi, o filho de Roger Schmidt, foi visto na bancada do Parque dos Príncipes a celebrar um golo do Benfica contra o PSG com uma camisola de Enzo. Mais tarde, o técnico comentou o sucedido. “O meu filho gosta do estilo de jogo do Enzo, tal como toda a gente. Toda a vida dos meus filhos foi nos estádios e são muito apaixonados pelos clubes que treino”.

O abraço do ídolo

“Ninguém sabe o sacrifício que faço. O barro que piso, as chuvas que sofro, o frio que passo, o calor que me sufoca, a terra que me raspa… ninguém sabe. Todos veem esse que entra no campo com a roupa do clube limpa, mais ou menos apresentável, mas ninguém vê esse que, semana atrás de semana, se rompe a ir treinar. Aquele que, quando um dia corre mal, fica com um mau humor incrível, aquele que, quando erra, passa o dia a pensar nisso. Ninguém vê aquele que dá o seu melhor no treino”. As palavras são do próprio Enzo Fernández e foram recuperadas pelo pai aquando da chamada do médio ao Mundial ao serviço da Argentina.

A campanha que tem realizado no Benfica fez Scaloni arranjar espaço para o jogador encarnado nos 26 convocados da Argentina para o Mundial do Qatar mesmo que, até então, apenas tivesse internacionalizações em jogos amigáveis. Enzo tem feito um Campeonato do Mundo em crescendo. Nos dois primeiros jogos da alviceleste, o médio jogou a partir do banco de suplentes. Mesmo assim, foi capaz de marcar um golo de belo efeito contra o México que ajudou o selecionador a lançá-lo no onze inicial nas duas partidas seguintes contra a Polónia e a Austrália. Como nem tudo é perfeito, contra os autralianos anotou um autogolo.

Argentina v Australia: Round of 16 - FIFA World Cup Qatar 2022

A comemorar com Messi a vitória frente à Austrália.

Getty Images

No Qatar, é ao lado de Messi que os sonhos de Enzo se concretizam. O golo contra o México valeu-lhe um caloroso abraço do ídolo a quem, com 15 anos, escreveu a pedir que não abandonasse a seleção: “Como é que vamos convencê-lo que não podemos entender que é um ser humano, uma pessoa com um talento inigualável, o melhor jogador do planeta, mas, no final, uma pessoa? Faça o que quiser, Lionel, mas, por favor, pense em ficar. Jogue para se divertir, porque, quando se diverte, não tem ideia da diversão que nós temos. Obrigado e desculpe…”. Em 2022, o Messi respondeu com elogios ao seu jogo. “Não me surpreende a qualidade do Enzo. Conheço-o e vejo-o a treinar todos os dias. Merece o golo, porque é um jogador espetacular”, comentou o astro argentino num gesto de reconhecimento do mestre para com o aprendiz.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora