Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia
A União Europeia já chegou a um acordo sobre o nono pacote de sanções à Rússia, em resposta à invasão da Ucrânia, confirmou a presidência checa do Conselho Europeu. O novo pacote será formalizado já esta sexta-feira, através de um “procedimento escrito”.
#COREPERII | ✅ Ambassadors agreed in principle on a #sanctions package against Russia as part of the EU's ongoing support for #Ukraine ????????. The third Russia sanctions package negotiated under #EU2022CZ should be confirmed via written procedure tomorrow. pic.twitter.com/ssE78MKD3D
— EU2022_CZ (@EU2022_CZ) December 15, 2022
As novas medidas foram aprovadas numa reunião extraordinária do Conselho Europeu esta quinta-feira e, segundo a Reuters, deverão ser formalizadas até ao meio-dia de sexta-feira.
Reunidos em Bruxelas, o cerne da discórdia dos diplomatas europeus estava na hipótese de se facilitar a exportação de fertilizantes russos para portos europeus, mesmo que estes provenham de empresas pertencentes a oligarcas na lista de sancionados da UE. Nas negociações parece ter sido ultrapassado o bloqueio da Polónia e Lituânia, que receavam que o nono pacote de sanções acabasse por beneficiar os oligarcas no setor dos fertilizantes.
Por agora ainda não foram divulgados detalhes sobre as negociações desta quinta-feira. A proposta anunciada pela Presidente da Comissão Europeia na semana passada previa um aumento de sanções a 200 indivíduos, entidades e a três bancos russos para “secar o baú de guerra de Putin”. Propunha também cortar o acesso da Rússia aos veículos aéreos não tripulados, na sequência dos ataques russos com drones que têm atingido infraestruturas civis e energéticas na Ucrânia.