Um ex-dirigente do Banco de Inglaterra vai liderar as operações do banco de investimento Goldman Sachs fora dos Estados Unidos. Segundo avança a cadeia britânica Sky News, Bradley Fried irá substituir o atual presidente da Goldman Sachs International, o antigo primeiro-ministro português Durão Barroso, em fevereiro.

Bradley Fried abandonou, há apenas seis meses, o cargo de presidente do court of the bank, um dirigente nomeado pelo rei e que tem a responsabilidade de gerir a área corporativa do Banco de Inglaterra. E irá ser nomeado presidente das operações internacionais do poderoso banco de investimento norte-americano, considerado um dos cargos mais influentes dentro do grupo.

Durão Barroso, que estava na Goldman Sachs desde 2016, passa para presidente do comité de conselheiros internacionais do grupo a partir de fevereiro, refere a mesma publicação. Este órgão tem como função aconselhar os executivos em banco em temas de estratégia global.

A ida do ex-presidente da Comissão Europeia para o banco americano gerou alguma polémica, não obstante Durão Barroso ter cumprido o período mínimo de 18 meses de inibição de outros cargos.

Durão Barroso no Goldman Sachs. Porquê tanta polémica?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR