Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que vão fornecer um pacote de assistência militar à Ucrânia no valor de 1,85 mil milhões de dólares, cerca de 1,75 mil milhões de euros. O novo apoio foi anunciado pelo secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, pouco antes da chegada do Presidente ucraniano a Washington. Esta é a primeira viagem internacional de Volodymyr Zelensky desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro.

O que se sabe da agenda de Zelensky em território norte-americano

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com o anúncio desta quarta-feira, a Ucrânia vê finalmente uma resposta ao pedido de fornecimento dos sistemas de mísseis guiados terra-ar Patriot. “Pela primeira vez, o apoio anunciado inclui os sistemas de defesa antiaérea Patriot, capazes de abater mísseis cruzeiro, mísseis balísticos de curto alcance e aeronaves a uma altitude significativamente mais elevada que os sistemas fornecidos anteriormente”, explicou Blinken.

O que são e para que servem os Patriot? Zelensky foi buscá-los aos Estados Unidos e a Rússia ameaça atacá-los

O pacote de assistência inclui mil milhões de dólares em armas e equipamentos dos stocks do Pentágono, incluindo os Patriot, e 850 milhões de dólares em financiamento através da Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia (USAI, na sigla em inglês).

Parte do montante da USAI será usada para financiar um sistema de comunicações por satélite, que provavelmente incluirá o Starlink, o crucial sistema de rede de satélites da SpaceX, de propriedade de Elon Musk.