Os bancários na reforma também vão receber a meia pensão que foi paga à generalidade dos pensionistas em Portugal. Foi conseguido entre os bancos, o Governo e os sindicatos um acordo tripartido que será assinado nos próximos dias, segundo os sindicatos. Os bancos vão pagar através dos fundos de pensões e, depois, o Governo fará uma compensação por via fiscal.

“Cerca de três meses passados desde que o Governo anunciou o pagamento de meia pensão a reformados e pensionistas, deixando de fora os bancários, os Sindicatos dos Bancários da UGT podem comunicar a todos os seus associados: os bancários reformados também vão receber a meia pensão, tal como os restantes pensionistas”, pode ler-se em comunicado dos sindicatos, que acrescenta que este “Memorando para o Estabelecimento de um Complemento Excecional a Pensionistas do Setor Bancário” será “celebrado nos próximos dias”.

O líder do Mais Sindicato, António Fonseca, acrescentou ao jornal Expresso que os bancos vão desembolsar o dinheiro, através dos fundos de pensões, e o Governo compromete-se a criar instrumentos, nomeadamente fiscais, que compensem da despesa os fundos de pensões.

Não há, ainda, informação sobre quando é que o pagamento será feito. O Observador está a pedir mais informações aos Ministérios das Finanças e, também, da Segurança Social – esta notícia será atualizada assim que os esclarecimentos forem prestados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR