A Polestar é uma marca jovem, com 130 stands de venda espalhados pelo mundo, nos mercados onde opera. Mas como fabricante com sede em Gotemburgo, este construtor tem clientes que passam grande parte do ano rodeados de frio, gelo e neve, especialmente aqueles que habitam nas proximidades do Círculo Polar Ártico. Daí que tenha optado por uma abordagem distinta para se enquadrar mais facilmente no ambiente.
Com sede na Suécia, a Polestar é um construtor que promete crescer encostado à Volvo, de quem é irmã, mas com os meios e os fundos dos chineses da Geely, dono de ambos os fabricantes. O seu Polestar 2 é um veículo eléctrico interessante já disponível entre nós, concebido com base na plataforma do XC40 a bateria, mas o Polestar 3 estará uns bons passos mais à frente, já com plataforma específica para eléctricos, mais tecnologia e dimensões dignas de um topo de gama, ou não partilhasse ele a base com o Volvo EX90. Os seus mercados de eleição são os países no Norte da Europa, onde reina o frio durante o Inverno, o que levou a Polestar a encontrar uma forma diferente para contactar com os potenciais compradores, tendo construído um stand de vendas como se tratasse de um iglu, daqueles a que os esquimós chamam casa, mas com um estilo distinto.
Denominado Snow Space, o iglu foi concebido pelos arquitectos da Polestar e erguido pela Frozen Innovation, um especialista na construção com blocos de gelo. E quem faz hotéis, castelos e bares com recurso exclusivo a blocos de água gelada não teve certamente dificuldades em montar um stand de vendas similar a um cubo.
A Frozen Innovation avança que demorou seis semanas a construir este iglu para automóveis no centro de Rovaniemi, povoação finlandesa em pleno Círculo Polar Ártico. Este stand improvisado tem 12 metros de altura e paredes com dois metros de espessura, com a construção a ser constituída por blocos que foram formados com recurso a 3000 metros cúbicos de neve retirados da estação de ski vizinha. O iglu estará de pé, a menos que surja uma improvável onda de calor na região, até 23 de Fevereiro.