O Sporting derrotou esta sexta-feira o Benfica, por 6-4, no dérbi lisboeta da 13.ª jornada do campeonato de futsal, que deixou os dois rivais igualados no topo da classificação, no primeiro desaire dos “encarnados” esta temporada.

Erick Mendonça (02) e Pany Varela (04 e 13) abriram o marcador a favor do Sporting, mas o Benfica reagiu com tentos de Arthur (15), Rocha (22) e Gonçalo Sobral (23). No entanto, a equipa “verde e branca” voltou à vantagem, graças a Arthur (autogolo, aos 27) e Sokolov (28), Rocha reduziu (36), mas Erick Mendonça sentenciou a partida (40).

Com este triunfo, o Sporting desfez a diferença pontual de três pontos na classificação, colocando-se na liderança, a par com o Benfica, ambos com 32 pontos. Em terceiro, e com menos um encontro disputado, encontra-se o Sporting de Braga, que totaliza 29.

Os “leões”, dominadores da modalidade nos últimos anos, cedo quiseram mostrar que a classificação atual era só ‘fogo de vista’ e, com uma entrada intempestiva, lograram uma vantagem bem madrugadora, com dois golos nos quatro minutos iniciais de jogo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um forte disparo de Erick Mendonça, ainda de longe, aos dois minutos, abriu a partida, com Léo Gugiel com poucas hipóteses de parar o remate, e, aos quatro, foi Pany Varela a aproveitar um erro fatal de Chishkala e a “picar” por cima do guarda-redes adversário.

As “águias” procuraram reagir de imediato à entrada a “todo o gás” dos pupilos de Nuno Dias, sobretudo Jacaré, mas esbarraram em Guitta e em alguma falta de eficácia, o que levou ao terceiro golo ‘leonino’, aos 13, por Pany Varela, a rematar rasteiro e cruzado.

Uma “bomba” de Arthur, aos 15, reduziu a diferença para o Benfica ainda antes da ida para os balneários e, no reatamento, foi a vez dos ‘encarnados’ entrarem com tudo e a chegarem mesmo à igualdade, o que tornou a segunda parte muito mais interessante.

Rocha, aos 22, rodou sobre Tomás Paçó e “fuzilou” a baliza de Guitta, e Gonçalo Sobral, aos 23, replicou com um forte remate, de primeira, num canto cobrado por Chishkala, com o Benfica a dispor ainda de duas claras ocasiões para operar mesmo a reviravolta.

No entanto, foi mesmo o Sporting a recolocar-se na frente e, mais uma vez, com dois tentos de rajada: primeiro, aos 27, Arthur foi infeliz e desviou a bola para a sua própria baliza, e, aos 28, Sokolov concluiu uma fantástica jogada, combinada com Tomás Paçó.

Estes dois golos, aliados à expulsão de Bruno Cintra, logo de imediato, foram um duro golpe na reação benfiquista, que apostou no ‘5×4’ a 5:29 do final, com Bruno Coelho a fazer de guarda-redes avançado, chegando ainda a reduzir, por Rocha, aos 36 minutos.

A jogada muito bem trabalhada da turma de Pulpis foi, no entanto, a única efetuada e, à entrada do derradeiro minuto do encontro, Erick Mendonça aproveitou uma perda da posse de bola do Benfica e sentenciou o triunfo, perante o guardião Bruno Coelho.