Doze distritos de Portugal Continental estão esta segunda-feira sob aviso laranja devido ao vento e agitação marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar, até quarta-feira, sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima.

Os distritos de Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja devido ao vento.

Nos distritos de Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, o aviso laranja vai ser acionado entre as 03h00 e as 22h00 de quarta-feira.

IPMA coloca 10 distritos do Norte e Centro sob aviso amarelo devido à neve

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já nos distritos de Faro, Setúbal e Beja, será a partir das 18h00 de terça-feira até às 22h00 de quarta-feira. Prevê-se a emissão do aviso laranja nos distritos de Guarda e Castelo Branco entre as 21h00 de segunda-feira e as 06h00 de terça-feira; nos distritos de Leiria e Coimbra entre as 06h00 de segunda-feira e as 22h00 de quarta-feira; no distrito de Lisboa entre as 09h00 de segunda-feira e as 22h00 de quarta-feira.

Além destes 12 distritos, outros três, Bragança, Viseu e Vila Real, vão estar sob aviso meteorológico amarelo entre segunda-feira e as 06h00 de quarta-feira.

O IPMA já avisou que, devido a massas de ar polar e do ártico, as temperaturas vão baixar esta semana e que podem chegar até aos sete graus negativos em algumas regiões de Portugal continental, havendo uma grande probabilidade de nevar no Norte e Centro do país.

PSD vai entregar um requerimento para ouvir João Gomes Cravinho, sobre as obras no Hospital Militar de Belém

À Rádio Observador, Jorge Ponte, meteorologista do IPMA, afirmou que, durante a noite de segunda-feira, já nevou na Serra da Estrela e que poderá nevar na Serra de São Mamede, em Portalegre.

“Até ao momento tem estado a nevar nos pontos mais altos da Serra da Estrela. No entanto, a partir de amanhã [a temperatura] vai voltar a descer e aí sim, então espera-se que neve acima dos mil, dois mil metros, mais ou menos a meio do dia e descendo a quota para os 500, 700 metros na região Norte, no final do dia e 600, 700 metros na região Centro, inclusivamente poderá nevar na Serra de São Mamede em Portalegre”, avisa o meteorologista.

O aviso amarelo do IPMA significa que a situação é de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto no laranja o risco é moderado e elevado, devendo a população seguir as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).