A Microsoft vai mesmo investir “vários milhares de milhões de dólares” na OpenAI, a empresa que desenvolveu vários modelos de inteligência artificial (IA), incluindo o ChatGPT.

“Anunciamos hoje [segunda-feira, 23 de janeiro] a terceira fase da nossa parceria de longo prazo com a OpenAI, através de um investimento de vários anos e de milhares de milhões de dólares para acelerar avanços na IA para garantir que estes benefícios são amplamente partilhados com o mundo”, é possível ler no comunicado da Microsoft.

A imprensa internacional avançou nas últimas semanas que a dona do Windows estava a preparar um novo investimento na OpenAI. Embora o comunicado da Microsoft não especifique valores, fonte próxima do assunto avançou à Bloomberg que o investimento é de 10 mil milhões de dólares.

Esta é a terceira vez em que a empresa liderada por Satya Nadella investe na OpenAI: a primeira vez foi em 2019 e a segunda em 2021. É por isso que o comunicado da Microsoft fala numa “extensão” da colaboração entre companhias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

OpenAI, responsável pelo viral ChatGPT, está à procura de capital e aponta para avaliação de 30 mil milhões

A parceria vai ganhar forma através de esforços para escalar os trabalhos em supercomputação e no desenvolvimento de “novas experiências alavancadas por inteligência artificial”. A Microsoft vai também ser o único fornecedor de cloud à OpenAI. Ou seja, será a cloud Azure a fazer mexer os trabalhos da OpenAI nas áreas de investigação, produtos e serviços de API (interface de programação de aplicações).

“Formámos uma parceria com a OpenAI em torno da nossa ambição partilhada de avançar de forma responsável na investigação de IA e a democratizar a inteligência artificial como uma nova plataforma tecnológica”, diz Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Nesta nova fase da parceria, os programadores e organizações de várias indústrias vão ter acesso à melhor infraestrutura de IA, modelos e ferramentas com Azure para construir e executar as suas aplicações.”

Já Sam Altman, CEO da OpenAI, destaca que “os últimos três anos de parceria têm sido ótimos”, dizendo que a tecnológica partilha os mesmos “valores” na área da investigação que a startup de São Francisco.

O anúncio é feito depois de a Microsoft ter anunciado, na semana passada, a disponibilidade geral de alguns modelos da OpenAI nos serviços Azure. O ChatGPT chegará em breve, comunicou a empresa.

Inteligência artificial da OpenAI chega à plataforma Azure da Microsoft. Modelo ChatGPT está a caminho

A notícia de um investimento de vários milhões de dólares chega na semana a seguir à Microsoft confirmar que vai reduzir custos através do despedimento de 10 mil pessoas. No anúncio, a empresa frisou que vai alocar recursos a certas áreas de negócio mais promissoras, incluindo a inteligência artificial.

Microsoft confirma despedimentos: vão sair 10 mil pessoas da empresa