A OpenAI, a empresa que se dedica à investigação na área da inteligência artificial (IA) e responsável pelo viral ChatGPT, estará em negociações para angariar mais capital, avançam meios como o Financial Times (FT) e o Wall Street Journal (WSJ). Ambas as notícias citam fontes com conhecimento destas conversas.

A empresa estará a negociar com investidores para conseguir mais capital através da venda de ações já existentes, incluindo ações que pertencem a empregados da empresa. O WSJ escreve através destas negociações com investidores de capital de risco a avaliação da companhia poderá aproximar-se dos 29 mil milhões de dólares (27,6 mil milhões de euros), enquanto o FT refere um valor mais próximo dos 30 mil milhões (28,6 mil milhões de euros).

Sediada em São Francisco, a companhia tem partilhado com o público algumas das investigações desenvolvidas na área da IA, que se tornaram virais nas redes sociais. A empresa já tinha conquistado alguns fãs quando partilhou o Dall-E 2, um modelo capaz de gerar imagens a partir de pedidos de texto. Já em novembro do ano passado, revelou o ChatGPT, um modelo que consegue compreender linguagem natural e responder a vários pedidos, desde a escrita de emails, textos, peças de teatro até à ajuda a confirmar linhas de código.

ChatGPT dá conversa à internet. Os limites, perigos e promessas do novo fenómeno da inteligência artificial

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ChatGPT tornou-se rapidamente viral e já conquistou pelo menos um milhão de utilizadores. Esta semana foi até notícia o facto de a Microsoft, que já investiu mil milhões de dólares na empresa, estar a ponderar incluir o modelo de linguagem no motor de pesquisa Bing para rivalizar com o Google.

Microsoft poderá desafiar Google com inclusão do modelo de inteligência artificial ChatGPT no seu motor de busca

Perante a popularidade dos modelos – ainda que tenham algumas fragilidades, assumidas pela própria empresa – a OpenAI estará a tentar fazer com que isto se traduza em capacidade para atrair investimentos. A confirmar-se estes valores de avaliação, trata-se de uma significativa subida do valor da empresa, que em 2021 rondava os 21 mil milhões de dólares (20 mil milhões de euros). A empresa poderá inclusive tornar-se numa das startups mais valiosas dos Estados Unidos.

É referido que a companhia está em conversações com vários grupos de investimento, incluindo o Founders Fund de Peter Thiel, co-fundador do PayPal e um dos primeiros grandes investidores do Facebook. Thiel é também co-fundador da OpenAI.

A OpenAI foi criada em 2015 por grandes nomes do setor tecnológico, incluindo Elon Musk e também Peter Thiel. A lista de primeiros investidores da companhia inclui a Sequoia Capital, a Tiger Global Management e Andreessen Horowitz, que já investiu em empresas como a Airbnb, Lyft, Coinbase ou Slack.

A inteligência artificial está a matar a arte? Artistas dividem-se entre a certeza e o medo de uma “evolução imparável”

Em entrevista em dezembro ao Wall Street Journal, Sam Altman, o CEO da OpenAI, garantiu que não existem planos para vender a empresa ou para torná-la uma empresa cotada em bolsa.