O líder do Partido Popular (PP), Alberto Núñez Feijóo, reagiu oficialmente, esta quinta-feira, ao ataque levado a cabo um jovem de 25 anos em Algeciras em várias igrejas, de que acabou por resultar por uma vítima mortal (um padre) e três feridos. Para o dirigente partidário, desde “há muitos séculos”, que não se vê um “católico ou um cristão matar em nome da sua religião ou das crenças”.

“Há outros povos que têm alguns cidadãos que o fazem”, assinalou Alberto Núñez Feijóo, citado pelo El País, durante um colóquio em Barcelona. O líder partidário não especificou de que “povos” é que estava a falar.

Para além disso, Alberto Núñez Feijóo considera que o “terrorismo islâmico” é um “problema” que afeta “toda a sociedade europeia”. O líder do PP apela a que a Europa atue de “forma unida”, tendo em conta que há um “problema latente”.

Esse “problema”, de acordo o líder do PP, consiste em “pessoas que matam em nome de um Deus ou de uma religião”. De recordar que o jovem marroquino, momentos antes de ter perpetrado o ataque, gritou “morte aos cristãos” e “Alá”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Espanha: um morto e quatro feridos num ataque a igrejas em Algeciras. Atacante foi detido e procuradoria admite ser ato terrorista

Durante o colóquio, o dirigente partidário popular também atirou-se ao chefe do executivo espanhol. Alberto Núñez Feijóo acusa Pedro Sánchez de não o ter informado do sucedido e de ainda não ter partilhado mais informações sobre o ataque.

O líder do PP, que é o maior partido da oposição, queria obter “mais informações” e ter pelo menos um “contacto mínimo” face a um “facto revelante”. Alberto Núñez Feijóo defendeu que o assunto deve ser tratado “com muita visão de Estado” e pede que não se tomem “reações a quente”.