Rematou enrolado na única oportunidade que teve na área, enquadrou o primeiro e único tiro do Sporting na baliza do mal batido Jhonatan, estreou-se a marcar pela equipa A dos leões. Youssef Chermiti já tinha deixado marca na ficha de jogo frente ao Sp. Braga, agora acabou por decidir uma partida que andava muito “amarrada” e voltou a mostrar a empatia com os adeptos verde e brancos, festejando junto da bancada dos lisboetas antes de ser engolido por todos os companheiros. De forma inevitável, e mesmo tendo um encontro de quando em vez cruel para quem anda demasiado sozinho na frente, foi o MVP. E as atenções foram recaindo no final dos 90 minutos no jovem avançado de 18 anos que fez apenas o quinto jogo na equipa A.

Chermiti e o bom que é a idade da inocência (a crónica do Rio Ave-Sporting)

“É um dia muito especial para mim e já esperava por este momento há muito tempo pois estive lesionado. Nós queremos continuar a somar pontos para atingir os objetivos e agora já pensamos no próximo jogo. Titular no clássico? Eu só penso no próximo treino mas sim, quero estar no onze com o FC Porto, é para isso que trabalho. Nós não entrámos bem na primeira parte, estivemos mal na definição, mas fizemos as correções ao intervalo e conseguimos vencer. Representar o Sporting é uma grande responsabilidade”, comentou Youssef Chermiti no final da partida na zona de entrevistas rápidas da SportTV, depois de se ter tornado o segundo mais novo a estrear-se a marcar fora para a vitória depois de… Cristiano Ronaldo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com o triunfo arrancado “a ferros”, que quebrou um jejum que vinha desde meio de novembro a nível de vitórias fora para o Campeonato (até aqui houve a derrota na Madeira com o Marítimo e o empate na Luz com o líder Benfica), o Sporting somou o terceiro triunfo consecutivo que é o seu maior registo até esta fase na principal competição nacional, levando agora quatro encontros sem derrotas como não acontecia desde o final da temporada de 2021/22, entre as rondas 31 e 34. Facilidades, essas, não existiram. E em quatro vitórias como visitantes os leões só por uma vez ganharam por mais do um golo de diferença.

“Se tive razão com o Chermiti? Eles são todos iguais para mim… A aposta não é minha, é do clube. Não quero ter razão, quero ganhar jogos. O Youssef está lá, é um avançado, está lá para isso. A forma como ele trabalhou e pressionou o jogo todo… Mantive-o no jogo porque era o nosso avançado de área e pareceu-me que durante o jogo foi sempre o jogador mais fresco para lutar pelas bolas e cair na pressão. Talvez foi o melhor na primeira parte a segurar as bolas. Mais do que o golo, destaco a exibição. O golo tem outro destaque porque vencemos 1-0. Eu elogio todos aqueles que trabalham muito. Ele trabalha muito e tem a recompensa agora. É um jogo, é um golo. Temos de prepará-lo. No Sporting, ganhar um jogo é normal. Ele fazer um golo faz parte da carreira dele. Ainda está no início. A forma como trabalha, volto a dizer, isso para mim é o mais importante. Enquanto ele trabalhar, faça golos ou não, estará lá”, referiu Rúben Amorim.

Em paralelo, o técnico leonino falou ainda do jogo e das estreias dos dois reforços de inverno. “Foi um jogo muito amarrado, com dificuldades em criar desequilíbrios. Tínhamos toda a vontade de ganhar o jogo, especialmente na segunda parte, em que empurrámos o Rio Ave para trás, mas sem conseguir desbloquear individualmente. Isso faz toda a diferença quando as linhas são longas e há muita gente, temos de desbloquear os jogadores no 1×1. Sem conseguir isso, depois não há muitas oportunidades. Foi assim um bocadinho durante o jogo. Desbloqueámos com o golo do Youssef num jogo que não foi bem jogado, com muitos duelos. Venceu a equipa que quis ganhar mais o jogo”, salientou. “Para o Diomande é mais difícil, o Bellerín tem outra experiência. Esteve solto com a bola. O Diomande tem muita qualidade com a bola, a capacidade e a calma que ele teve, nada precipitado com a bola… Vai crescer com o tempo e vamos ter jogos para todos. Ele faz parte do nosso projeto. Estou muito feliz com os dois”, acrescentou o técnico leonino.