Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

A Ucrânia divulgou um vídeo que parece mostrar combatentes russos a carregar um oficial ferido por uma cidade em ruínas e a agredi-lo com violência. As imagens terão sido captadas no início desta semana por um drone do batalhão ucraniano Seneka, durante as operações perto de Bakhmut, na região de Donetsk.

As imagens de um primeiro vídeo mostram, segundo o The Guardian, o momento em que quatro soldados do grupo de mercenários Wagner transporta o oficial ferido no meio da destruição em Bakhmut. Num segundo clip é possível ver os homens por trás de um casa em ruínas, parecendo estar a agredir o comandante com pás. O episódio é divulgado num momento em que se voltam a tornar públicos relatos de desânimo entre as forças russas.

A cidade de Bakhmut tem sido há vários meses palco de intensos combates entre as tropas de Kiev e Moscovo. Além dos militares russos, também combatem na região unidades do grupo de mercenários Wagner, cujas fileiras foram reforçadas com um elevado número de homens recrutados nas prisões russas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, descreveu recentemente a cidade como uma “fortaleza” de resistência, garantindo que as Forças Armadas não vão retirar-se da zona de combate. O chefe de Estado prometeu que as tropas não vão sair de Bakhmut e vão continuar a fazer o possível para libertar mais territórios do Donbass. “A Rússia quer ficar com o leste do nosso país, mas não podemos deixar – e temos todas as hipóteses de o conseguir”, afirmou.

Ninguém vai desistir de Bakhmut. Vamos continuar a lutar pelo tempo que conseguirmos”, sublinhou.

Combates em Bakhmut no centro das preocupações da Ucrânia

A cidade não é conhecida pela sua importância estratégica, mas é significativa no contexto dos esforços russos para assumir o controlo de toda a região do Donbass – composto pelo Donetsk e por Lugansk.

Esta terça-feira a Rússia reivindicou sucesso na ofensiva no leste, descrevendo progressos positivos. “Atualmente, os combates estão a evoluir com sucesso nas zonas” de Bakhmut e Vugledar, garantiu o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, após uma reunião com oficiais do exército.